Ultrageek 312 – Gadgets na cozinha

Ultrageek 312 – Gadgets na cozinha

Apoie a Rede Geek

RAULLL CAVALARIA GEEK!

No Ultrageek dessa semana vamos falar sobre os gadgets feitos para os geeks que amam cozinhar… Isso mesmo aqui tem GADGETS NA COZINHA! Se você pensa que só smartphones, tablets e notebooks são produtos de alta tecnologia, não poderia estar mais enganado. Tem geek na cozinha SIM e nós estamos mudando o mundo, um bife de cada vez!

Convidado que mata a fome e mostra a faca:
Julien Mercier

Nesse episódio: Descubra se Dako é bom, aprenda uma técnica fantástica para nunca mais cortar a mão com a faca, case para ganhar um utensílio da cozinha, construa sua casa em volta de um forno auto-limpante, compre a batedeira da Neide, coma um alface sabor bacon, use uma faca Ginsu e não seja comunista na cozinha!!!

Samsung Galaxy Note 8

LINKS DO PROGRAMA

SIGA A REDE GEEK

APOIADORES DO MÊS

Alex Da Silva Gutierrez, André De Oliveira Ruz, Arthur Bárbaro, Bruno Gouvea Santos, Clecio Ferreira, Cristiano Machado Rodrigues, Daniel Alexandre Moreira, Daniel Antonio Conte, David Nunes Balotin, Djhouse13, Fernando Favini, Filipe Aleixo Moreno, Fredson Nascimento Sousa, Gabriela Costa Dos Santos, Joelmir Arthur Oliveira Bezerra, Julio Tadeu Da Costa, Kevin Costner, Leonard Ribeiro Jacinto, Leonardo Eliziario Amaro, Lino Donegá Junior, Matheus Algarve, Nicolas Villalonga, Renan Bastos Da Silva, Renann Gralha, Rodrigo Feijó, Rodrigo Scharnberg, Rodrigo Medeiros

Sobre o autor

A Rede Geek é um hub de conteúdo geek, com podcasts, vídeos, blog, produtos e serviços feitos especialmente para a galera que é apaixonada por tecnologia! Siga a gente nas redes sociais e fique ligado de tudo que rola por aqui! ;D #RAULLL

  • Rodrigo Scharnberg

    Rodrigo que eu não consigo falar o sobre nome… ¬¬ “Story of my life”

    • Julien Mercier

      ninguém fala o meu direito também….. rsrs

  • Preciso comprar os aparatos para afiar as minhas facas. Atualmente tenho duas, mas uma já não tem condições de usar sem afiar. Mas ai quem vai ter que afiar é a minha esposa, pois ela cozinha diariamente. Eu só cozinho quando recebemos visitas 🙂

    Abraço
    EddieTheDrummer (PADD)

    • Rafael C

      Fica a sugestão de arrumar uma chaira boa (pesada). Ela da um bom fio para a fraca sem muito esforço.

    • Julien Mercier

      RauLLL Eddie,
      existe hoje no mercado muitos gadgets pra afiar a faca sem muito esforço. Problema é que costuma gastar muito a faca. Apenas não recomendaria usa-los com facas caras. Mas pra faca de cabo branco, são ótimos…
      Ja assistiu o snap no youtube pra entender a diferencia entre afiar e amolar?

      • RauLLL Julien! Obrigado pela dica! Vou pesquisar essa diferença, pois só sei usar aquela pedra (que agora não sei se é de amolar ou afiar). Atualmente, mando afiar em um amigo, mas conforme tuas dicas no podcast, é necessário ter a faca sempre afiada 🙂

        • Julien Mercier

          pedra sempre é de afiar. (retira uma parte da matéria)
          problema de afiadores externos, é que eles nunca vão usar o mesmo angulo que você usaria, contribuindo assim ao desgaste mais rápido da sua faca. Melhor aprender, alem de economizar faca e tempo, você vai economizar dinheiro tb..

  • Juliana Bárbara

    Vou ter que ouvir muitas vezes esse programa pra conseguir solver tanta informação! E claro, comprar a já tão sonhada panela de cerâmica.

  • UPeralta (Ted Mosby)

    RAULLL Marechais! Vou ser breve dessa vez.
    Quero: Um fogão de indução, um forno elétrico e um jogo de panela de fundo triplo =/
    Ótimo cast, pra variar, alias. Quero mais cast com esse chef franco-brasileiro :3

    PS: Virgem alert por conta de HdA? Nem ligo, sou mesmo HAHAHAHAHA

    • Julien Mercier

      é só os Marechais convidar que vou…. tenho muitas groselhas pra compartilhar ainda.

  • Rafael C

    Raul Marechais!

    Fica aí uma correção ao que o nosso querido Julien falou: cutelaria do oeste alemão é “a pampa” desde muito tempo.

    Segundo este artigo da wikipedia (sim, não é a melhor fonte) a cidade de Solingen era a pampa em cutelaria no norte da Europa desde a Idade Média. (artigo= https://en.wikipedia.org/wiki/Solingen#History)

    Adicionando também da minha experiência pessoal e pesquisa, a região sudoeste da Alemanha tem uma tradição de cutelaria que vêm desde o século 14 na forma de guildas de cutelaria. Elas são extremamente importantes, e relevantes, pois no entorno destas guildas foi onde se formou campeonatos de esgrima E guildas mercenárias (Landsknecht no Sacro Império e eu chutaria que um processo parecido ocorreu com os Reisläufer), que contribuiram para a formação de tradições de esgrima medieval (o foco do meu estudo).

    No mais, fica meu agradecimento pelo excelente podcast e meu pesar por estar me preparando para dropar 300 reais numa faca de cozinha Böcker alemã.

    • Julien Mercier

      RAulll Rafael…
      Você esta totalmente certo. Talvez me expressei mal no podcast. Obviamente a tradição de cutelaria na região de Solingen esta centenária ou milenária.
      Meu ponto foi sobre a qualidade do aço. Enquanto a frança pós guerra continuou com suas industrias antigas, a Alemanha tive que reconstruir tudo e aproveitou pra implantar tecnologia de ponta. Alguns anos depois, a industria francesa de aço estava ultrapassada, enquanto a da Alemanha liderava o mercado. Entendeu?
      Pessoalmente eu nunca me acostume com facas alemãs, dureza extrema. Meu primeiro Chef era da região da Floresta Negra e só jurava por facas alemãs, mas quando fui apresentado pra Misono, meu coração balanceou logo….
      França também tem boa tradição em cutelaria, minha região especialmente. Olha isso, apenas pensa que se gosta vai ter que economizar mais de 300 reais… rsrs
      https://www.couteau.com/couteau-de-plein-air.html

      Links da minha marca favorita:
      http://www.misono-hamono.com/UX10/top.html

      • Rafael C

        Julien, na sua experiência, vale mais a pena comprar uma faca industrializada ou mandar um cuteleiro fazer?

        • Julien Mercier

          Bom, depende de que faca você fala. Faca de caça, não conheço muito bem.
          Em geral, uma faca de cuteleiro, se ele é um bom cuteleiro, você terá algo mais cuidado e/ou uma peça unica.
          mas por exemplo, os 2 links que te mandei, não passam de cuteleiros com processos de industria. Tanto Misono como Perceval são facas feitas a mão…

  • Álvaro Xavier

    Ótimo episódio. Vou começar a tentar fazer mais do que apenas fritar ovo.

    • Julien Mercier

      Tudo começou com o ovo…. ou com a galinha…. ou com o ovo… depende quem chegou primeiro!!!

  • Hugo Carlos

    Programa fantástico! Mas foi tanta informação que me perdi. Duas audições até agora!

    Uma alma caridosa poderia postar imagens dos gadgets pra gente?