Ultrageek 266 – História do Rock (ANOS 60)

Ultrageek 266 – História do Rock (ANOS 60)

RAULLL CAVALARIA GEEK!

No Ultrageek dessa semana vamos continuar nossa série sobre um dos maiores movimentos culturais do último século, vamos falar sobre música, falar da… HISTÓRIA DO ROCK! Dessa vez, o assunto é rock dos anos 60!

Convidado psicodélico:
– Ock-Tock (Tocks do Ock-Tock)

Nesse episódio: Curta um rock praiano, conheça o féladaputa que revolucionou a indústria da música, invente a pergunta para a resposta sobre “a vida, o universo e tudo mais”, dê uma porrada na segregação racial, tenha problemas com Michael Jackson, fique doidão gritando “paz e amor”, vire fã de uma boyband, pire no negão gostoso e toque Yardbirds RAULLL!

Baixe o Ultrageek no seu Android

LINKS DO PROGRAMA

SIGA A REDE GEEK

Sobre o autor

A Rede Geek é um hub de conteúdo geek, com podcasts, vídeos, blog, produtos e serviços feitos especialmente para a galera que é apaixonada por tecnologia! Siga a gente nas redes sociais e fique ligado de tudo que rola por aqui! ;D #RAULLL

  • Rau marechais.. uma curiosidade antes de ouvir o episódio: Existe uma lista de quem são os cavaleiros da Rede Geek? Baseado nos batismos?

    • Temos uma lista quase completa, todos os Batizados podem entrar no Grupo do Facebook, Cavalaria Geek de Elite e também nos Grupos de Whatsapp e Telegram (just pootariah)

      • Tiago Bastos

        Acho que ele quis dizer se existe uma lista que os ainda não batizados possam ver

  • Daniel

    Muito bom, só achei que faltou falar do embrião daquela galerinha meio estranha, que só usava preto e fumava bastante maconha que acabou criando o que conhecemos hoje como Heavy Metal, mas isso pode ficar para o anos 70(o qual espero ansiosamente).

  • Leonardo Da Silva Sousa

    RAULLL CAVALARIA!!! Depois de quase dois anos escutando o podcast, finalmente estou aqui para comentar. Já era para eu ter comentando antes, nos podcasts do Senna, Varginha, Operação prato, mas depois desse episódio, não tem mais como eu enrolar. Enfim, que episódio sensacional. Parabéns pessoal, meu objetivo agora é comentar sempre. Em breve mando um email para o batismo 🙂

  • Diego Farias

    Ultrageek sobre rock dos anos 70, ainda mais sobre Black Sabbath tem tudo para ser foda! Aguardando ansiosamente.
    RAULLL.

  • Highlander

    “… cara, por que que em vez da gente fazer blues a gente não faz um som tipo esses filmes de terror, assim, fazendo um som mais dark, mais pesado, mais sombrio, falando com letra de diabo e de sobrenatural etc, a gente gosta tanto desse tipo de filme porque que a gente não faz uma música seguindo esse estilo também?Bacana… então a gente vai fazer um negócio desse jeito. No próximo capítulo o HEAVY METAL!!!”
    AAAAAAAAÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Heavy Metal é como bacon!!! Vai bem com tudo!! E pra provar, coloco o link de uma ótima combinação de heavy metal e a música folclórica brasileira: https://www.youtube.com/watch?v=aT6eLthDwUE

  • Rômulo Petry

    RAULLL Marechais! Programa excelente como de costume, mas estou um pouco triste que não falaram de uma das minhas bandas favoritas, Steppenwolf. Espero no próximo programa Anos 70 sobre Heavy Metal m/ (e tbm quero ver Blue Oyster Cult) É nóis.

  • Diego de Paula

    RAULLL Marechais!
    Ficou muito bom o programa, mas faltou uma coisa essencial… colocar as musicas/artistas citadas tocando durante o bate-papo.

  • Rodrigo Denúbila

    RAULLL Marechais!
    Acompanho o ultra geek há pouco tempo, mas já mora no meu coração!
    Ficou excelente o programa!
    Gostaria de compartilhar mais algumas informações sobre o rock nacional dessa época:
    – Quem participou da “Passeata contra a Guitarra Elétrica” foi o Gilberto Gil, e não o Caetano, como foi dito no programa. Mas ele participou a contra-gosto, pois essa manifestação foi encabeçada pela Elis Regina, que foi a “madrinha musical” do Gil, e quando ela o convidou para a manifestação, ele não pode dizer não.
    – Na década de 60 a Elis Regina tinha um programa na televisão chamado “O Fino da Bossa”, porém esse programa estava perdendo muito público para o programa “Jovem Guarda” que era mais voltado para o público jovem, e usava guitarras elétricas em suas músicas. Isso fez com que a emissora quisesse cancelar o programa da Elis e foi um dos principais motivos para a “Passeata contra a Guitarra Elétrica”.
    – Antes d’Os Mutantes virarem “Os Mutantes”, eles tiveram vários nomes e formações, entre eles a “O’Seis” que gravou um EP que é facilmente encontrado no youtube.
    – Quem batizou a banda de “Os Mutantes” foi o Ronnie Von. Quando eles foram tocar no programa deles, eles se chamavam “Os Bruxos”, e nessa época Ronnie Von estava lendo o livro “Os Planetas dos Mutantes” e sugeriu o nome para o grupo.
    – Sobre a demora para o rock vir para o Brasil, além da dificuldade de ter acesso aos materiais e de ter abertura na cultura brasileira, outra dificuldade da época eram conseguir instrumentos, tanto que Os Mutantes tiveram que muitas vezes construir os próprios instrumentos para poder tocar.
    – Uma outra figura muito importante para o rock nacional, mas que quase ninguém conhece é o Lanny Gordin, que foi um guitarrista que acompanhou grandes nomes, como Caetano, Gil, Gal Gosta, etc.

    Algumas recomendações que faço para quem quiser saber mais:
    – Documentário: “Uma Noite em 67”
    – Livro: “A divina comédia dos Mutantes” de Carlos Calado
    – Livro: “Tropicália: a história de uma revolução musical” de Carlos Calado

    Bom, deixa eu finalizar esse comentário por aqui pois já está gigante!

    Mal posso esperar pelo programa dos anos 70, nessa década o Brasil tem MUITA coisa boa, a maioria delas quase desconhecida, que merece um podcast só pra ele.

  • Fala pessoal! Assinei o feed de vocês pra conferir o Apagão, e resolvi começar a escutá-los. Sempre ouvi indicações de vocês no Os Comentadores, mas por ter muitos podcasts assinados, nunca sobrava um espacinho para “experimentá-los”. Como assinei pra ouvir o áudio-jogo, criei vergonha na cara e escutei vocês.
    Como primeira impressão, gostei do podcast de vocês, e vou continuar acompanhando. Gostei das curiosidades e aprofundamento do tema, apesar de eu não ter tanto interessa pelo rock do anos 60. Mas cultura sempre é bom para agregar conhecimento, não é? =D

    Parabéns pelo podcast!

    Abraço
    EddieTheDrummer (PADD)

  • Pablo Zuniga

    Excelente programa. Acabei de ouvir pela segunda vez. Por algum motivo havia ouvido este primeiro e quando recomendaram o 258, historia do rock anos 50, fui ouvir e depois quis ouvir de novo este. Foi sensacional. Anotei as bandas para ouvir depois e confesso que não conhecia tanto sobre o rock dos anos 60 e vi quão rico é.