Ultrageek 248 – Direção defensiva, evasiva e ofensiva

Ultrageek 248 – Direção defensiva, evasiva e ofensiva

RAULLL CAVALARIA GEEK!

O Ultrageek dessa semana é de sobrevivência no trânsito, vamos falar de direção defensiva, evasiva e ofensiva! Para que ser a direção defensiva? E o que momento uso a direção ofensiva? Como faço direção evasiva? Essas e outras perguntas nós respondemos nesse podcast.

Piloto convidado:
– Agente Especial, Leo Akira (Le Partanos)

Nesse episódio: Não faça apologia, dirija um caminhão cegonha, seja a Mãe Dináh das merdas, se previna de acidentes, conduza Miss Daisy, aprenda o verdadeiro significado do sinal amarelo, abra a porta para acertar uma pessoa, use o logo da Mercedes como mira, faça um freio ABS, pisque o olho mágico, jogue io-io, alugue um carro, fique na suavidade e faça parte do Protocolo Lobo Cinzento!

Cavalaria Geek

CAVALARIA GEEK

Curso de roteiro para HQs

CURSO DE ROTEIRO PARA HQS

LINKS DO PROGRAMA

SIGA A REDE GEEK

Sobre o autor

A Rede Geek é um hub de conteúdo geek, com podcasts, vídeos, blog, produtos e serviços feitos especialmente para a galera que é apaixonada por tecnologia! Siga a gente nas redes sociais e fique ligado de tudo que rola por aqui! ;D #RAULLL

  • Paffy Rai Z

    Depois dessa vou pegar meu calhambeque e sair louco na pisa…. exelente programa, vou ficar atento apartir de agora….. RAull meus marechais. by Diplomata Español

  • Francisco José

    Excelente programa!! Agora fiquei muito pilhado para fazer o curso de direção defensiva e ofensiva. Raul Cavalaria!!!

  • Adam Lincoln

    Muito bom o podcast dessa semana, estava inclusive conversando isso com a minha namorada neste domingo. Ela sempre se sente insegura quando dirige e estavamos falando sobre a direção evasiva. Só senti falta de alguns links, como o audio de um instrutor ensinando algumas coisas, se tiver o video posta ai para a galera.

  • Julio Costa – O Paranauê

    Raulll, volantes marechais! Muito legal o episódio, melhor ainda o link na trilha do episódio com Gorillaz e Cardigans, que aliás tinha uma vocalista que era uma delicinha! Abs!

    https://www.youtube.com/watch?v=u9WgtlgGAgs

  • Jefferson Oliveira ramos

    Raul Marechais!!!
    Muito bom este podcast, eu sou motociclista e posso dizer a vocês que não tem coisa pior do que andar de moto nas ruas do Brasil.
    Os motoristas de ônibus não respeitam os motociclistas, acho que esses caras quando estão no volante pensam que são os donos do mundo 😠.
    PS. Quando foi dito que tem motorista no whatsapp eu lembrei que hoje todo mundo quer ficar conectado, até quando estao pilotando motos (eu não faço isso).
    PS 2. Condutor prudente nos tempos de hoje é inexistente.
    PS 3 . Só para completar, no dia do meu casamento aluguei um carro, (uma coisa comum aqui no interior) na hoje de entregar o carro acabei ralando… resumindo: faltou prudência.
    PS4 .quero comprar um Xbox one – Apesar que estou pensando seriamente em comprar um ps4 por causa da exclusividade de Destiny Rise of Iron. 😂
    Att Jefferson RamoS (corretor ortográfico)

  • Carlos Xavier

    Buenas! Conheci o redegeek há pouco tempo mas já me tornei fã! Um dos melhores podcast que já ouvi, parabéns a toda a equipe!

  • Samuel Rohr

    Raul cavalaria, muito bom o podcast. Moro a 26 anos em sp e nunca fui assaltado no carro. Realmente o pessoal anda muito desligado atualmente no trânsito e é fácil encontrar alguém mexendo no celular enquanto dirige. Outra coisa que percebi é que com a redução da velocidade o pessoal anda ainda mais devagar. Em avenidas que a velocidade é 50km/h o pessoal anda a 40km/h, quando não mais devagar ainda. Embora minha aceleradas fortes e andar rápido, nunca recebi nenhuma multa em meus 8anos de carteira. Realmente o diferencial é a atenção ao dirigir.
    Muito boas as dicas passadas.
    Parabéns pelos episódio.

  • Juliano Poveda

    RAULLL Marechais.

    Episódio fenomenal e instrutivo.
    Só um complemento pro pessoal que gosta de correr sem ter a habilidade necessária:
    Somos instruidos durante toda a vida a pensar em km/h em termos de velocidade, porém segundo o sistema internacional de pesos e medidas a velocidade(o famoso v da física) é dada em metros por segundo(m/s). Certo, mas o que tudo isso significa?
    Ao pensarmos que 60km/h é uma velocidade “lenta”, esquecemos que segundo o sistema internacional estamos a 16,67m/s, ou seja, para cada segundo que ficamos no celular(distraidos) avançamos quase 17m.

    Usando a velocidade de 61,2km/h(para fechar 17m/s certinho e simplificar as contas ^^),
    Digamos que o Piloto de Fuga da Cavalaria esteja dirigindo e o Tato cruze na frente do carro corrento a uma distância de 45m.
    Vamos aos dados:
    – O Piloto de Fuga tem uma velocidade de reação de 2s
    – O carro leva mais 3s a partir do momento em que começou a frenagem até parar.
    – No segundo 2 o carro reduz a velocidade pela metade 8,5 m/s.
    – No segundo 3 o carro para totalmente.

    Vamos as contas:
    Nos 2s que o Piloto de Fuga levou para reagir ele avançou 34m.
    Nos 3s seguintes ele está freiando e é dividido em: velocidade total(17m/s), velocidade intermediária(8,5m/s) e parado(v = 0).
    para os 3s pegamos a velocidade média, ou seja, 8,5m/s ([17+8,5+0]/3).

    No final dos 5 segundos o Piloto de Fuga percorreu 59,5 metros , fazendo o Tato sentir o asfalto quente no rosto XD.

    Um RAULLL a todos os membros da cavalaria

    P.s.: Como usei o Piloto de Fuga como exemplo, no final das contas ele fez um zerinho no melhor estilo velozes e furiosos 3 e salvou o Tato.

  • Rauuul Marechais Lobos Cinzento

    Isso me lembra uma historia real do meu pai (aconteceu antes de eu ter 18 anos)

    Uma vez ele estava na lateral esquerda da avenida (daquelas que tem um canteiro central)
    estava eu e ele no carro e estava na farol/semáforo/sinaleta/wharever ficado vermelho
    ele viu no retrovisor um cara com arma vindo #fudeu
    respirou fundo e esperou (ele deixou um espaço para dar arrancada no carro)
    o cara chegou anunciando o assalto
    Ele do nada empurrou a arma para cima (o cara ficou sem reação) e ele fechou a janela
    O carro que já estava engatado e ele deu pequenos totozinhos no acelerador para o carro andar e o cara cair ou perder o equilíbrio, o cara gritando para ele parar.
    NEM FODENDO ele fez isso

    farol verde

    Meu pai andou com o carro até o meio do cruzamento e soltou o cara e pisou no acelerador cantando pneu
    o comparsa que tava atrás deu tiro e acertou o vidro de trás (lateral)
    Mas não foi assaltado

    Meu pai pode ser chamado quase de lobo cinzento (ele fez serviço militar e hj ele é reservista)

  • Marcelo Daros

    RAULLL Marechais, ótimo programa como sempre!

    Quando se trata de carro e dirigir sou uma pessoa bem chata. Até por que, carro não é brinquedo.
    Uma coisa que me irrita muito (no meu estilo Minguado de ser) é quando vem gente com a frase: “Eu não dirijo, eu piloto”.
    Brother, você corre em StockCar, Formula X ou qualquer outra coisa? Se não, menos amigo, você é um motorista como qualquer outro.

    Entendo que temos sempre os casos extremos, onde temos que tocar um foda-se. Mas no dia-a-dia, nada justifica andar a 90 Km/h dentro da cidade. Isso é irresponsabilidade, não tem outro nome. Você até pode saber exatamente o que você está fazendo, mas a chance de você fazer/se envolver em uma merda é muito maior.

    O que sempre falo é: quer correr? Pega seu carro e vai nos eventos que rolam em Interlagos ou em qualquer outro lugar. Cidade e estrada é lugar de dirigir de forma consciente e com prudência.

    Esse foi meu desabafo, como disse sou bem chato com essa história de carro.

    Ah, e recomendo o curso de direção defensiva, fiz e é muito foda!

    Valeu e RAULLL!!

    Minguado da Cavalaria

  • André Didi Paulino

    RAULLL Marechais,

    Me chamo André, sou engenheiro eletricista e atleta de tiro (CAC 11ª RM) nas modalidades tiro prático e esportivo. Venho comentar para apontar um pequeno erro nos extras do final do episódio quando o convidado trata dos tipos de munição utilizadas pela polícia e pelos bandidos. Pois bem, quanto ao projétil, existem uma infinidade de formatos e utilizações, em se tratando de armas curtas os mais comuns são o Ogival (aquele clássico de chumbo que pode ou não ser pintado ou pode receber uma jaqueta de latão ), ogival ponta plana e o expansivo. Assim como as formas, a utilização também varia muito mas para defesa podemos pensar em dois fatores principais: o maior poder de perfuração ou de expansão. Tratemos de armas curtas para essa ponderação: as munições conhecidas como FMJ (full metal jacket ou jaquetada ou ainda encamisado total) possuem maior poder de perfuração por apresentarem maior dureza e menor deformação somados ao seu formato ogival. As do tipo expansiva ponta oca (ou hollow point) são construídas de forma à expandir devido à resistência hidrostática do corpo e não transfixar o alvo mole (corpo do indivíduo ou animal), de modo que toda energia do disparo permaneça no alvo e não haja risco de danos colaterais. Atualmente, a munição mais comum (tanto para forças policiais, quanto para os marginais) são as que combinam um projétil que possui a “jaqueta” de latão com a ponta oca. Isso garante a perfuração de barricadas como uma lataria de carro (pela dureza) e a expansão e consequente incapacitação do alvo.( Aqui no Brasil existe o monopólio da fabricação de munições então não há problema em citar o modelo que as forças auxiliares adotam que é o CBC GOLD HEX, caso queiram pesquisar).
    As munições “dum-dum” ao contrário do que diz a cultura popular nunca foram adotados aqui. Foram desenvolvidas na Índia sob demanda inglesa que queriam projéteis que pudessem se fragmentar no impacto. Os protótipos foram banidos por ser considerados desumanos. As famosas “cruzes” nas pontas dos projéteis também não tem finalidade prática, embora alguns imaginem que de fato elas se fragmentariam.
    Espero ter conseguido explicar mesmo que muito superficialmente. Caso queiram saber mais ou tenha curiosidade sobre o esporte, ficarei feliz em ajudar no que puder.
    Um grande abraço!

  • Highlander

    RAULLL MARECHAIS!!!

    Nem direção defensiva, nem ofensiva, nem evasiva. A minha especialidade é direção econômica! Porque com a gasolina a R$ 3,50 tá f*!!!! Se bem que não deixa de ser uma direção defensiva. Pra defender o meu bolso e não ser assaltado no posto de combustível!!!

    RAULLL!!!

  • Quanto a PM brasileira: pode até não poder tocar no outro carro. Mas soltar tiro sem saber se tem refém o ou que for dentro, tá liberado (aliás, sem refém no Brasil é a pior coisa que pode te acontecer, porque se o bandido não te mata, quem mata é a polícia: se bandido atira na polícia, que se fodam os reféns, eles atiram de volta)

  • Ouvi o episódio lembrando das corridas em Need For Speed Most Wanted, até botei a soundtrack depois.

    Excelente temática. O Agente Especial tem um histórico bom.
    Ainda queria ver o Tato fazendo parkour.

    #RALLL Marechais.

  • Caco de Paula

    Caco de Paula – O Arqueólogo da Cavalaria Geek, Professor, Joinville – SC.

    RAULLL nobres marechais!

    Vocês querem saber o que realmente foda? Quando o Ultrageek vira referência em currículo escolar!

    https://uploads.disquscdn.com/images/7807d5ab4f5afb95068a6cc659c24580a993752e3b251d49a73cadabc2761210.png

    Claro, com o dedinho deste humilde soldado…

    Um RAULLL, marechais…