Review Roteador D-Link AC3200

O roteador ultra wi-fi DIR-890L da D-Link é tri-band com frequências 2,4 e 5 ghz e suporte à dualband AC.

Eu sei, eu sei, é confuso… Mas o que isso tudo significa?

Significa que ele é uma Ferrari e que o roteador que a maioria de nós temos em casa é um carro popular ou, na pior das hipóteses, um fiat 147 caindo aos pedaços.

Se você comprou um roteador de 100 reais no shopping, é bem capaz que esteja com um carro popular. Se você usa um roteador que veio junto com seu plano de internet, provavelmente você está na categoria do Fiat 147…. E não adianta ter um belo computador ferrado e uma internet de 200MBps se o seu roteador é um fiat 147, talvez seja por isso que você não tenha a performance que deseja na sua casa ou no trabalho.

Sei que não é todo mundo que precisa ou mesmo tem dinheiro para comprar uma Ferrari, mas a gente precisa ter foco na vida, não é mesmo? rs

Ideal para quem curte games, transmissões em 4K ou para a galera que fica subindo vídeo no YouTube e podcasts, o DIR-890L e seu processador dual-core deixam claro que esse produto foi feito para os geeks que buscam performance.

A configuração é muito rápida e simples, mesmo para quem não tem nenhuma experiência com configurações de rede. Lendo o manual e seguindo o passo-a-passo acredito que ninguém deve ter dificuldades para configurar sua rede.

Sem contar que você pode usar o App D-Link QRS Mobile e fazer direto do seu smarphone, Android ou iOS.

Com ele você pode criar uma rede para a família ou funcionários (se for uso corporativo) e criar outra rede só para convidados e visitas. Com outro nome e senha, inclusive restringindo o acesso só à internet, sem acesso à rede doméstica ou computadores da empresa.

Nas configurações mais avançadas você encontra tudo que um belo roteador deve ter: controle de acesso, firewall, restrições de páginas, controles de velocidade de cada aparelho conectado e muito mais. Mas vale citar que tudo isso exige um pouco mais de conhecimento técnico, beleza?

O seu design é digno de prêmios, apesar de muita gente achar estranha essa pegada de caranguejo alien transformer, ele deixa claro que é um produto premium.

Transformer

As 6 antenas garantem um wi-fi que vai mais longe e com maior qualidade. Em alguns pontos da casa cheguei a registrar uma velocidade 2x e meia mais rápida que um roteador comum.

Na parte frontal os leds te indicam a funções e funcionamento do produto e na parte de trás temos 2 portas USB (uma 2.0 e uma 3.0), quatro portas de rede e uma porta para a entrada de internet.

Ele realmente atende o desempenho prometido. Tanto de velocidade, quanto de distância de rede e, até mesmo com o volume de aparelhos conectados na rede… Queria falar quantos aparelhos ele suporta, mas conectei 20, ele não baleou, aí não tinha mais o que conectar no AC3200! rs

Eu só quero deixar claro pra D-Link que nem adianta pedir ele que não vamos devolver, viu? Ele já virou um membro da família!

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:

  • Padrão: 802.11 AC
  • Portas: 4 Gigabit, USB 3.0 e USB 2.0
  • Frequência: Tri-Band (2,4GHz + 2x 5GHz 11AC)
  • Transferência: Até 3.200 Mbps
  • Antena: 6 antenas externas

Mais informações no site oficial da D-Link.

Sobre o autor

Idealizador de toda a bagaça, Tato é um aficionado por blogs e podcasts e, acima de tudo, um completo viciado por tecnologia! Já trabalhou com robótica, hidroponia, participou de um reality show, foi professor de computação gráfica, diretor de arte em agências online e offline, organizou eventos e dedicou mais de 90% de sua vida para a comunicação. Por isso, se tornou a mente criativa da parada toda!