Ultrageek 245 – Refugiados (parte 1)

Ultrageek 245 – Refugiados (parte 1)

RAULLL CAVALARIA GEEK!

No Ultrageek dessa semana vamos falar sobre refugiados! No dia 20 de junho, dia internacional do refugiado, vamos abrir o nosso podcast para aprender mais sobre o tema que é cercado de preconceitos. Então prepare-se para conhecer um universo paralelo a sua realidade e vamos ajudar a salvar a humanidade.

Convidados de bom coração: Viviane Reis (IKMR) e Zé eu mesmo (Alegria da Cavalaria Geek)

Nesse episódio: Aprenda a definição de refugiado, descubra o que é ser um refugiado, saiba um pouco sobre o trabalho da IKMR, valorize um gramado, sobreviva com 1 galão de água, atravesse um campo minado, sinta na pele as escolhas de Sofia, perca tudo e siga a sua vocação!

Cavalaria Geek

LINKS DO PROGRAMA

SIGA A REDE GEEK

Sobre o autor

A Rede Geek é um hub de conteúdo geek, com podcasts, vídeos, blog, produtos e serviços feitos especialmente para a galera que é apaixonada por tecnologia! Siga a gente nas redes sociais e fique ligado de tudo que rola por aqui! ;D #RAULLL

  • Caraca, que tenso esse episódio!
    A gente se fecha numa bolha dos nossos problemas e não percebe a gravida de outras coisas que acontecem pelo mundo.
    A história do médico ali no final é pra fazer os olhos suarem 🙁

    PS: Não sei se o áudio no final é do filme “Beast of No Nation” se for legal, senão deixo a indicação desse filme da Netlfix, que mostra bem essa questão das crianças sendo retiradas das famílias, para montarem os exércitos.

    • zeeumesmo

      Léo, confesso que eu não conhecia o que era refúgio antes de conhecer a ONG em 2012 (ops… dei spoiler da pt. 2). Verei este filme que está na minha lista, e pra entender uma parte da história dos refugiados que vem do Congo, assista também no Netflix o documentário “VIRUNGA”, que conta o que está acontecendo por lá nessa república “demo”-crática.

    • Junior Jorge

      a viviane falou uma coisa que retrata bem nesse filme o lance deles pegarem as crianças e obrigarem a matar os pais e depois fazer de soldados, basicamente esse é o roteiro do filme! ahh Alegria esse filme é da netflix tambem!

  • Paula

    Levanta mão quem chorou o episódio todo: o/

    Sempre digo pro Alegria q ele me representa, pq eu não tenho a coragem q ele tem. O trabalho dele nos hospitais é lindo e eu não tenho maneira de conseguir fazer isso “não tenho estomago”, fico passando mal, chorando pelos cantos. Mto arregona pra essas coisas

    Qdo fui para a cirurgia, no dia da internação eu me perdi no HC (claro q eu tinha q me perder) 2x, uma vez fui parar no PS e um policial me expulsou de lá pq estava com surto de qq coisa e na sequencia fui parar na UTI em que as pessoas estavam “internadas” no corredor. Pensa numa pessoa q foi caçar o seu caminho chorando litros, ainda bem q uma enfermeira me achou e me levou ao lugar certo.

    Enfim, isso pra dizer obrigada Alegria, melhor membro da Cavalaria, obrigada por estar onde eu não consigo, mas já estou divulgando sua ong para as pessoas q eu conheço e pedindo doação

    • zeeumesmo

      Paula, sua linda! <3 Obrigado pelas palavras. Me entrego de corpo e alma em causas que acredito, seja ajudando um amigo ou aqueles que nem conheço. Tento fazer minha parte, mesmo estando destruído por dentro, deixo o amor exalar com meus gestos. 🙂 É simples, mas é de coração e alma. s2

      Obs.: eu ouvindo esse Podcasts também me emociono e choro só de lembrar as histórias. 🙂

  • Willian Pedrozo

    Que episódio foda.

  • Adriano Marques

    Ficou lindo o site novo! Rauuuul!

  • Oh! O que dizer desses lindos marechais Tato e Maury que conheço e considero pacas?
    Primeiramente, obrigado por permitir que a palavra fosse espalhada através de vocês. Tenho certeza que dará bons frutos de informação, conhecimento, e porque não, doações? <3

    Segundamente: Espero que todos possam entender melhor as causas de refúgio e acolher bem aqueles que tanto sofreram antes de chegar aqui, ou em qualquer lugar do mundo. Eles tem além das histórias uma vida incrível já vivida e estão dispostos a passar por cima das dificuldades da vida, e a ONG IKMR tenta dar um pouco de alívio a tanto sofrimento.

    Obrigado Rede Geek! Vocês são FODAS!

    José Lima, ou @zeeumesmo:disqus, O Alegria da Cavalaria Geek! #RAULLL

  • Carlos Nani

    Que episódio. Mais uma vez mostram que vocês podem falar de qualquer assunto. Desde do mais leve e engraçado, até o mais tenso e pesado.

    Raul Raul Raul.

  • Igor Gomes

    Muito massa esse epi. Parabens mesmo. Gostei do modo de como vocês trataram o conteúdo pesado e sério.

    PS: Qual o nome da trilha em violão no começo desse epi?

  • Gabriel Santos

    Tava tão calor aqui, que eu comecei a suar pelos olhos

  • Jeff Gomes

    Mt ph esse episodio !!! Chorei do inicio ao fim

  • Benedito Portela

    RAUUULLLLL! Amigos, muito bom este cast, espero que tire as dúvidas de muitas pessoas, que não entendem o quanto a situação dos refugiados é muito seria! Quero lembrar que a nota paulista não é só para o pessoal de São Paulo, quem faz compras pela internet, e a nota for de São Paulo, tb tem direito, então galera do país todo tb pode ajudar com este recurso! Eu queira tirar apenas uma dúvida, por que os países de língua arrabe se recusam a aceita-los? Seria bem mais fácil a adaptação, pois em outros países, não só o idioma é barreira, mas a cultura é totalmente diferente!
    Valeu, esperando a segunda parte!
    Bené

  • Mario Marcio Felix

    Esse episódio foi um dos mais marcantes, afinal, tratamos de (des)humanidades.

    Zé, Tato, Maury Viviane, parabéns, não tenho como me expressar em outras palavras. Infelizmente nem todos entendem o trabalho da IKMR. Definitivamente, muita gente não entende a questão do trabalho social, de se doar por uma causa e não olhar outra coisa a não ser o bem-estar dos outros seres. Mal posso esperar pela segunda parte e, enquanto ela não sai, peço licença aos Marechais para recomendar o Projeto Humanos, do Ivan Mizanzuk, que nessa segunda temporada fala sobre o conflito na Síria entre outros. O Projeto Humanos é feito a partir de histórias reais com depoimentos pessoais. Vale a pena. Eu havia recomendado o cast ao Zé em uma ocasião anterior.

    Precisamos de mais gente engajada em produzir um amanhã melhor.

    Parabéns.

    Pra fechar, me veio à cabeça o cover da música Zombie, do The Cramberries, feito pelo Breed 77:
    https://www.youtube.com/watch?v=CTgt4JF6M94

  • Luann Oliveira

    Parabéns pelo mais que excelente Ultrageek desta semana (vcs são fodas mas esse realmente foi muito acima da média). Podemos ter uma percepção muito mais clara de toda a situação dos refugiados a partir deste podcast, uma vez que muito ouvimos falar sobre tal assunto mas de uma forma muito superficial pela maioria da mídia, muitas reportagens por aí as vezes não nos trazem a profundidade que o tema requer. Mas este Ultrageek realmente cumpriu seu propósito e é um verdadeira banho de realidade, não apenas um tapa na cara mas um verdadeiro fatality. RAUUUL!

  • Julio Costa – O Paranauê

    Tema pesado, mas tratado com muito respeito. Parabéns, marechais. Excelente episódio.

  • Junior Jorge

    episodio me emocionou do inicio ao fiim o ser humano ao mesmo tempo que me assusta me surpreende!

  • Márcio José Pedroso Dias

    Nesse momento acabei de assistir o programa “Caldeirão do Hulk” com uma matéria de uma refugiada do Congo aonde aparece a Viviane Reis.
    Parabéns pela iniciativa e boa sorte.

  • Solano Carvalho

    Sem palavras para descrever este episódio. Ainda não consegui terminar de ouvir, as lágrimas rolam a todo instante, fica complicado focar no áudio. O pensamento voa longe, lembrei de todos os problemas que julguei ter e me senti mesquinho. Lembrei de algumas vezes que fiquei chateado por não conseguir comprar algo que eu queria e agora me sinto um babaca. A única coisa que vem a minha cabeça é: Em algum lugar existe uma criança que não sabe o que é um gramado, uma árvore ou simplesmente, não sabe o que é brincar sem temer pela vida. Como somos egoístas. Parabéns rede geek por este soco de realidade que vocês nos deram, mas principalmente, parabéns Viviane Reis e a toda IKMR.

  • Elton Alves

    OLA
    Aqui é o eldake da Nostromo Podcast…. fiz questao de vir aqui parabeniza-los pelo EXCELENTE episodio… que angustia ouvir o ep … que tristeza…. que triste realidade esssa a dos refugiados…..

    Aqui em minha cidade temos diversos haitianos e todos muito educados e cordiais… muitos trabalham vendendo bugigangas como camelos, outros como garçons e todos de extremo sorriso…. nas escolas municipais de ensino fundamenta temos diversos filhos de refugiados e é bacana ver a dedicaçao deles a aprender o idioma e tentar se inserir no cotidiano local…

    Mais uma vez OBRIGADO pelo otimo episodio… parabens pelo trabalho e pelo conteudo.

  • laysguerrero

    Parabéns pelo podcast. Você abordaram o assunto tão delicado de uma maneira incrível e respeitosa, e com dois convidados muito bons. Foi puxado ouvir até o fim sem se emocionar.