Review LG G5 SE

LG está trazendo para o Brasil o G5 SE (Special Edition), uma versão menos potente em relação ao anunciado no MWC de 2016.

Nesse Review Maroto vou fazer o review G5 SE e não ficar analisando o mercado mobile do Brasil ou criticando a LG por trazer esse modelo para o nosso mercado.

O design do LG G5 SE é muito bonito e é cheio de surpresas. A tela e seu detalhe levemente curvado na parte superior deixa o aparelho muito charmoso e ao virar o G5 você é surpreendido pois ele tem duas câmeras e o botão de digital. Um outro ponto de design é a sua parte inferior destacável, tornando assim a bateria removível.

Algo que não gostei no acabamento foi a linha cromada em volta do aparelho, que com certeza irá cair o descascar, como vocês podem ver no vídeo.

Falando agora um pouco do desempenho, eu usei o LG G5 SE por 2 semanas como meu aparelho principal e posso dizer que fiquei muito satisfeito com o smartphone.

O Snapdragon 652 aliado aos 3 GB de RAM fizeram todos os aplicativos rodarem muito bem! Jogos, filmes, navegação nas redes sociais, ouvir podcasts, navegar na internet ou tudo isso ao mesmo tempo, consegue rodar no G5 SE sem travamento ou engasgos.

Essa configuração de hardware com certeza não é a melhor do mercado, mas consegue atender muito bem as necessidades diárias.

Um ponto positivo para a LG vai para a customização do Android. Ela conseguiu fazer uma versão limpa, leve e sem funções desnecessárias.  Tudo muito pesado foi deixado de lado. Acredito que isso deve ser levado em consideração no bom desempenho que aparelho teve mesmo não sendo o processador mais potente do mercado.

Falando da bateria, o G5 SE teve uma ótima autonomia, durando 12 horas em um dia onde a maior parte do tempo fiquei conectado no 4G, acessando emails, redes sociais e 2 horas ouvindo música ou podcast.

Mas ligado a bateria, o que gostei mesmo foi:
1) Display Always-On: a tela do aparelho fica mostrando o tempo todo a hora, calendário e notificações pendentes. Isso ajuda a economizar bateria, pois não precisa toda hora habilitar a tela para ver o que está acontecendo.

2) Carregamento rápido:  como a bateria só tem 2800 mAh ela completa 100% de carga em menos de 1 hora.

Vamos agora os pontos que na minha opinião tornam o LG G5 SE um aparelho desejável:

1) USB-C: Você deve estar falando agora “Ai Maury, falar sério, uma entrada USB te empolga?” Empolga sim por que finalmente estamos dando o próximo passo. O USB-C além de conectar de ambos os lados, ele tem uma taxa de transferência mais rápida.

2) Leitor de Digital: Até usar, você não tem ideia de como é prático ter o desbloqueio por digital! Ainda mais no G5 SE que o leitor fica localizado na parte traseira, é  a posição perfeito para a sua mão.

3)Câmeras: Esse smartphone não tem 1, nem 2 mas 3 câmeras.

A câmera frontal é ótima, tem 8MP, com um angulo de visão ótima para tirar Selfies e uma abertura f/2.0 o que garante fotos nítidas mesmo em ambientes mais escuros.

Mas o que interessa de verdade são as câmeras traseiras e elas estão sensacionais.

A câmera 1 é de 16MP, com abertura f/1.8 e as fotos ficam simplesmente espetaculares, você poderia usar todos os ajustes do modo profissional, mas não precisa, é só abrir o aplicativo e tirar fotos. E elas vão ficar lindas.

A câmera 2 é uma grande angular de 8MP com abertura f/2.4. Essa câmera é perfeita para tira fotos em grupo ou de paisagens durante aquela sua viagem de férias.

O mais legal é que as duas câmeras funcionam no modo filmagem e você pode alternar entre elas durante a gravação sem interrupção.

Para finalizar o review. No anuncio do G5 a LG também apresentou os Amigos, ou acessórios para o seu smartphone. Oficialmente ainda não sabemos se todo os Amigos são compatíveis com a ver SE do G5, mas pelo menos a câmera 360 já está homologada pela ANATEL e eu já vi ela funcionando e foi a melhor câmera 360 que já tive oportunidade de brincar.

  • ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
  • Plataforma: Android 6.01(Marshmallow);
  • Tela: LCD com proteção Gorilla Glass 4 de 5.3 polegadas com resolução de 1440 x 2560 pixels e densidade de 554 ppi.
  • Processador: octa-core Snapdragon 652;
  • Memória RAM: 3 GB;
  • GPU: Adreno 510;
  • Memória interna: 32 GB;
  • Memória externa: suporte a cartão microSD de até 200 GB;
  • Câmera traseira: 16 megapixels (f/1.8) + 8 megapixels (f/2.4);
  • Câmera frontal: 8 megapixels (f/2.0);
  • Sensores: Biométrico acelerômetro, proximidade, bússola, giroscópio;
  • Conectividade: 3G, 4G, Wi-Fi 802.11a/b/g/n/ac, GPS, Bluetooth 4.2, rádio FM e USB tipo C;
  • Bateria: 2.800 mAh;
  • Peso: 156 gramas;
  • Dimensões: 149.4 x 73.9 x 7.3 mm.

 

Sobre o autor

Geek viciado em tecnologia móvel, Prof. Maury realmente merece o título de Professor, bastam alguns minutos de conversa e vocês concordarão! Formado em Ciências Sociais, já pensou em ser diplomata, mas foi falando besteiras nos podcasts da Rede Geek que atingiu seu ápice de filosofia. Com sacadas rápidas e frases de duplo sentido, ele ainda consegue falar sério e mostrar toda sua bagagem intelectual.

  • Felipe Tapioca

    Olá

    Estou indo pro os EUA em outubro. Eu quero comprar o LG G5, mas estou na duvida se vai funcionar aqui no Brasil. Gostaria de saber se já foi homologado pela Anatel.

    • Tato Tarcan

      RAULLL Felipe, tudo beleza? Tenho um amigo que usa o G5 americano aqui no Brasil e está funcionando numa boa. Mas vale citar que somente a versão SE é que foi homologada por aqui, o G5 original não. Talvez isso não mude nada na sua experiência, afinal, a Anatel não está multando, bloqueando ou tentando punir quem traz aparelhos de fora… Ela se declara contra, mas não age. ;D

    • RAULLL Felipe, tudo beleza? Tenho um amigo que usa o G5 americano aqui no Brasil e está funcionando numa boa. Mas vale citar que somente a versão SE é que foi homologada por aqui, o G5 original não. Talvez isso não mude nada na sua experiência, afinal, a Anatel não está multando, bloqueando ou tentando punir quem traz aparelhos de fora… Ela se declara contra, mas não age. ;D

      • Felipe Tapioca

        Entendi, mas a unica coisa que não funcionará é o 4G ? Porque pelo que eu pesquisei, tem a questão da frequência, cada país tem a sua, e a que é usada nos USA é diferente daqui. Comprar um celular e não funcionar o 4G não adianta..

        • Precisa ver os modelos e operadoras! Existem alguns modelos de marcas diferentes que funcionam sim… Pq cada operadora americana tem uma frequência diferente. Algumas usam a frequência brasileira. 😉