Ultrageek 227 – A história do Fusca

Ultrageek 227 – A história do Fusca

RAULLL CAVALARIA GEEK!

No Ultrageek dessa semana vamos fazer um verdadeiro documentário da história do Fusca! Com certeza você já andou num Fusquinha, mas talvez não saiba como a história do Fusca e da humanidade se misturam. Não é por menos que esse carro possui uma legião tão grande de fãs!

Convidado que só não veio de Fusca porque a correia estourou:
– Ed Castro (Manual do Homem Moderno)

Nesse episódio: Conheça o processo seletivo de Hitler, troque 3 crianças por uma metralhadora, lembre-se do afogador, convença alguém a abaixar 30% do custo facilmente, fuja do bonde da galera da SS, dê um Fusca bala para o Mad Max, acabe com a concorrência na base da porrada, venda um Voskwagen com estratégia nazista, bote a culpa no Itamar, sente-se em um Cornowagen e assuste-se com a história do carro do povo que nunca foi para o povo!

  1. SIGA A REDE GEEK
  2. Curta a nossa página no Facebook!
  3. Rede Geek no Twitter
  4. Rede Geek no Google Plus
  5. Rede Geek no Instagram
  6. Rede Geek no YouTube

Sobre o autor

A Rede Geek é um hub de conteúdo geek, com podcasts, vídeos, blog, produtos e serviços feitos especialmente para a galera que é apaixonada por tecnologia! Siga a gente nas redes sociais e fique ligado de tudo que rola por aqui! ;D #RAULLL

  • Jeison Voorhees

    Raulll cavalaria geek…
    Em Dois Irmãos/RS tem um fusca à venda em um concessionária que ainda não foi implicado…

  • Ghustavus

    Raulll
    Muito bom o cast sobre o Fusca! O fusca é uma lenda simplesmente por ser conhecido por qualquer um que nasceu nas ultimas décadas. Quem nunca andou de fusca ou tem alguma história legal vivida em um?
    Eu sou um dos poucos “jovens” que deve saber usar um afogador, já que o Opalão acaba exigindo o uso nos dias muito frios!

  • GutoGerbase

    Raulll! marechais supremos da putaria eterna! numa rápida pesquisa, achei essa imagem explicando um pouco sobre a moeda comemorativa de 1 milhão de Fuscas no Brasil. Acabei achando bem interessante a história desse ícone do automobilismo mundial. Parabéns pelos assuntos inusitados que geram conhecimento agregado! http://1.bp.blogspot.com/_r1T3byWMMOo/TCP0Hk3hXDI/AAAAAAAAABk/J4LmJNuoHhM/s1600/Medalha+Vw+1+milh%C3%A3o+julho+1970.jpg

  • Celle Freitas

    #Raulll Marechais, Cast Muito show.
    Muito bom saber a História de um carro que já gerou histórias para todos nós. 
    Afinal todos conhecemos alguém que já andou em um fusca sem freio, ou de um fusca que rodou descendo a serra ou qualquer outra estrada. 
    Bem na minha família, meu bisavô junto com meu avô e uns tios desceram a Serra (Grajau-Jacarepaguá) em um fusca 87 sem freio. Rodaram na serra, capotaram e pararam de cabeça para baixo em uma fossa. Todos saíram vivos e sem arranhão. 
    Teve outra de algum parente que entrou com um fusca muro a dentro de uma casa. O fusca parou na cozinha da pessoa. Não tenho muitos detalhes das Histórias, pois era muito pequena. Meu irmão deve saber contar melhor.

  • AlexandreMonteiro

    RAULLL!!! Quem nunca teve um fusca ou se deslumbrou ao ver um belo capô do nosso carrinho preferido! Eu tive um, e como todo bom fusca ele sempre deixa histórias engraçadas, como a fez que eu fui descer do carro e a porta do motorista emperrou, sob os olhos atentos dos funcionários de uma loja, eu mudei de banco e tentei abrir a porta do passageiro,  que também emperrou…. resultado, saí dali observando o pessoal da loja mijando de rir, e quando cheguei na esquina a porta do passageiro abriu sozinha e quase acertou um transeunte só quem teve um fusca sabe o que é isso… Obrigado pelo cast! Abraços cavalaria!

  • RAUL Cavalaria Geek!!
    Que ótimo programa, Ultrageek voltando as origens do tempo de WerGeeks trazendo pautas mais históricas, muito bom mesmo!
    O que falar do saudoso e nostálgico fusca! Que carrão gente, um clássico do Brasil e do mundo. Quem no Brasil nas décadas de 70/80 não teve um Fusca? Esse carro representa uma geração. Concebido de maneiras erradas, mas um projeto excelente, e como falaram no programa, o resfriamento a ar dele faz toda a diferença.
    Eu gosto bastante do carro, mas nunca me encarnei tanto para ter um, meu irmão já gosta bastante e sempre teve fusca. Agora com a situação financeira estabilizada, ele consegue ter um carro normal e o clássico fuscão, que mando nas fotos abaixo para vossa apreciação.
    Senhores, edição perfeita, pauta redonda, não há o que retirar nem colocar nesse episódio, simplesmente SENSACIONAL!!!!
    Valeu galera!
    Abraço

  • soshollywood

    TatoTarcan faz um do Gurgel depois! :p

  • rodrigoSetimo

    TatoTarcan Gurgel o mecânico? Kkkk zuando.

  • TatoTarcan

    soshollywood Parece zoeira, mas seria realmente dadora fazer um sobre o Gurgel!!!

  • soshollywood

    TatoTarcan eu sei! uma vez fiz uma matéria sobre um colecionador de Gurgel que morava na Zona Norte. e com os caras do Clube do Opala! =D

  • Helio dos Santos

    19 Fuscas e 7 Kombis foram vistos na rua durante a execução desse podcast.

  • paulapiva

    soshollywood TatoTarcan tem um vídeo no YouTube falando da fábrica e do cara q é emocionante

  • DBachiniLima

    profmaury curti muito o programa, mas acho que faltou falar mais sobre a história dele no Brasil. Fiquei com vontade de escrever um email..

  • #RAULLL Marechais Geeks, já dizia meu pai você terá 3 coisas na vida, um fusca, um par de chifres, e uma árvore plantada….
    já cumpri minha meta…kkkkk
    Parabéns pelo cast abraços!

  • profmaury

    DBachiniLima Se souber algo legal para complementar a história no Brasil, mande por email. Podemos ler no próximo episódio. =)

  • DavidBalotin

    RAUL, MARECHAIS!

    Caras, que tema!

    Para os que não sabem, e acredito que aqui realmente ninguém saiba, meu pai é um mega-fã dos fuscas. Já teve uns 6 fuscas em toda a sua vida, dos quais todos foram roubados. Talvez por isso ele tenha acabado desistindo de ter fuscas. Ta certo que a maioria foi encontrado intacto alguns dias após o roubo, mas ainda assim, ele acabou desistindo. Além disso teve também algumas kombis, e temos hoje duas ainda aqui na empresa. Enfim, por essa e por outras eu acabei conhecendo bastante a história do fusca, tanto que já sabia quase tudo que foi falado no cast de hoje. Não tenho o mesmo amor que meu pai tem pelo fusca, mas admiro e gosto bastante.
    Abraços, marechais.

  • lucascarvalhoimp

    Um dia eu peguei carona no fusca de um professor meu, e me lembro de pensar “essa cidade tá muito violenta”, porque por onde nós passávamos eu via gente dando murro nos coleguinhas. Agora entendi.

  • descontrolepod

    além de que alguns integrantes do descontrole são fusqueiros, VCS ESQUECERAM Q O DESCONTROLE PODCAST JÁ FEZ UM CAPITULO SOBRE O DANADO DO FUSCA!

    http://descontrolepodcast.com/2011/05/29/013desctrl-fusca-beetle-vocho/

  • AndPeroty
  • AndPeroty
  • d_campello

    profmaury todo mundo ama o fusquinha

  • Cardoso

    TatoTarcan Hitler?

  • TatoTarcan

    Cardoso Huahuahua Quase!

  • evandro_news

    profmaury Bolsonaro!

  • fg_fabricio

    ACasaGeek Bolsonaro?

  • RAULLL Marechais!
    Programa bem legal apesar de eu não ser um entusiasta do Fusca, acho bonito mas não teria um.
    Eu ia passar uma cartilha de como falar os nomes e as palavras em Alemão mas depois do programa não adianta mais nada mesmo, rs.
    Só acho que faltou falar sobre o nome original do Fusca, em alemão Käfer (QuerFer), que literalmente significa Beetle ou Besouro!
    Além disto a hora toda vocês falaram em Carro Popular mas não falaram que VolksWagen (Fólqs Váguen) significa literalmente carro popular mas acho que a maioria das pessoas saibam disto, espero eu.
    Um detalhe interessante sobre modificações do Fusca é que é possível colocar um motor de Porsche nele. Sendo o projeto do Ferdinand Porsche, a estrutura do Fusca é bastante parecida e inclusive as linhas em geral são bastante idênticas, só um tanto compactado, e a adaptação é viável. Lógico que precisa reforçar a estrutura e tirar o banco traseiro mas de resto cabe perfeitamente.

    Meu pai sempre conta uma história de um amigo que colocou um motor de Porsche no fusca dele, lá na Alemanha e
    tirava racha na rua chamando Golf GTI, BMW M3 e outros carrões da época. A galera que era chamada pro racha tinha certeza que iria ganhar né, um Fusca nunca teria chance por mais turbinada que fosse, mas a galera não enxergava dentro do carro o motorzão de Porsche e sempre perdia.
    A brincadeira acabou no dia, adivinhem só, que apareceu uma curva para o Fusca fazer. Se normalmente ele é ruim nas curvas, imagina com o motor de Porsche empurrando.
    Enfim, é isso ai e um abraço!

  • Saudações automobilísticas prezados Marechais! #RAULLL

    Nem preciso dizer que adorei por demais o Ultrageek 227 sobre o
    mais emblemático e carismático veículo automotivo de combustão interna
    de toda a história: o FUSCA!!
    Mas como assim vocês falam tudo aquilo sobre a
    origem, a história e a importância do Volkswagen Sedan e na hora de
    falar dos filmes com o Herbie eles são só mencionados de leve pelo convidado Ed Castro nos extras do episódio??
     
    Herbie, Se meu Fusca Falasse (The Love Bug no
    original) não foi apenas uma franquia de filmes, mas foi a MAIS RENTÁVEL
    franquia de filmes Live Action dos Estúdios Disney!! 
    Foram nada menos que SEIS filmes:
    Se Meu Fusca Falasse (the Love Bug – 1968)As Novas Aventuras do Fusca (Herbie Rides Again – 1974)Um Fusca em Monte CArlo (Herbie goes to Monte Carlo – 1977)A Última Cruzada do Fusca (Herbie Goes Bananas – 1980)Se Meu Fusca Falasse 2 (The Love Bug 2 – 1997)Herbie, Meu Fusca Turbinado (Herbie: Fully Loaded – 2006)Algumas curiosidades sobre o Herbie:Para escolher qual carro seria escolhido para Herbie, espalharam um modelo das marcas http://pt.wikipedia.org/wiki/Chevrolet, http://pt.wikipedia.org/wiki/Fiat, http://pt.wikipedia.org/wiki/Volvo e claro, http://pt.wikipedia.org/wiki/Volkswagen, e notaram qual dos modelos chamava mais atenção. No caso, foi o representante http://pt.wikipedia.org/wiki/Volkswagen que mais chamou atenção.Herbie já se apaixonou duas vezes. Por um http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Lancia_Scorpio&action=edit&redlink=1, em http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Herbie_Goes_to_Monte_Carlo&action=edit&redlink=1 e por um http://pt.wikipedia.org/wiki/Volkswagen_New_Beetle em http://pt.wikipedia.org/wiki/Herbie:_Fully_Loaded.Herbie é de http://pt.wikipedia.org/wiki/Wolfsburg, http://pt.wikipedia.org/wiki/Alemanha, apesar de sua placa ser da http://pt.wikipedia.org/wiki/Calif%C3%B3rnia.o Nº 53 é em homenagem ao jogador de baseball http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Don_Drysdale&action=edit&redlink=1, pois este era o número de seu uniforme.Herbie é um Sun-Roof Sedan, que é a
    versão com teto solar de lona do Fusca. Ou seja, o Herbie é um CORNO
    WAGEN!! Então tomem cuidado ao usar esse apelido idiota!!
    As cores do uniforme de Don Drysdale, http://pt.wikipedia.org/wiki/Azul, http://pt.wikipedia.org/wiki/Branco e http://pt.wikipedia.org/wiki/Vermelho, também foram utilizadas para as cores do Herbie.A placa de Herbie é, desde Se Meu Fusca Falasse, OFP 857 da http://pt.wikipedia.org/wiki/Calif%C3%B3rnia.
    Então é
    isso, espero que tenha colaborado para aprimorar o conteúdo desse cast
    que já estava super, ou melhor dizendo ÜBBER informativo!!
    Vida Longa e Próspera
    NerdMaster, o Nerd Rebelde da Cavalaria!

  • ZuiL

    profmaury PASSEI! #RAULLL

  • Raul Marechais
    Admito realmente que o FUSCA é o carro mais brasileiro
    Inclusive o primeiro carro que andei foi um fusca branco taxi
    Aliás o meu 1º acidente automobilístico foi neste mesmo carro
    Quando criança (menos de 1 ano de idade) meu pai, o dono do mesmo, me colocava atrás e íamos passeando no bairro do Brás aqui em São Paulo. Só que numa freada eu “capotei” dentro do carro e ele quase nem notou o causo. Só quando chorei é que ele notou o ocorrido
    Afinal naquela longínqua época (inicio dos anos 80) ninguém usava cinto e cadeirinha de bebê em carros
    Só colocava a criança (mesmo menores de 1 ano) e iam dirigindo, pois ao menos o banco era “fofo”
    Ao menos posso falar que meu Bisavô comprava todo ano (até 1967 depois só lá no céu ele dirigiu fuscas) os fuscas pois era um fã da mecânica dos mesmos

  • beneportela

    d_campello profmaury cara, hoje eu até gosto agora pela nostalgia, mas no tempo que ele era muito popular, eu tinha raiva, pois quase sempre tinha um atrapalhando o transito! rs

  • beneportela

    Luquita da Cerveja  é mesmo eu sempre ouvi falar de disto motor de porshe no fusca! Bem lembrando de falar o significado do volkswagen!

  • kellymrufino

    Adorei o episódio dessa semana, sou completamente apaixonada por fuscas.
    Adorei a forma como vocês contaram a história desse carro extraordinário, pena que afoga tanto 
    E tem essa maldita correia , mas como diz o povo nada que uma liga e um alicate não resolva 😀
    Parabéns!!!

  • beneportela

    RAUUUUUULLLLLLL!!!!!! Amigos, como assim vcs não sabem o que é o virabrequim??? É o eixo principal do motor, onde estão conectados a biela  dos pistões!  Eu nunca tive um fusca, mas já tive Variant, Kombi, Passat, Gol, e agora uma Parati, sim, sou putinha da marca, já tive um palio e uma belina tb, mas nada é como um vw, são carros robustos, econômicos, simples de mecânica tudo isto seguindo as diretrizes da origem da marca, só não são tão confortáveis como outras marcas, agora algo interessante,  vi alguns videos de mecânica e fiquei passado ao ver um fusca americano da década de 70 e o bicho já tinha injeção eletrônica e suspensão de molas helicoidais, ou seja, mais confortável, é sempre assim, sempre ficamos com o atraso tecnológico, acho que por estas que o collor chamava nossos carros de carroças! Tem um cara no youtube que é fera nos fuscas, procurem pelo canal dele, o Marcelo Tonella, ele desmonta, faz motor, faz tuda mecânica/elétrica, explica direitinho com todo amor e paciência! E sim, seria interessante um podcast sobre a Gurgel, e outros modelos de carros! 
    Valeu amigos!
    Bené

  • profmaury

    #RAULLL “ZuiL: profmaury PASSEI! #RAULLL”

  • TablisCostaJunior

    esse podcast so reviveu minha vontade adolescente de ter um fusca

  • rodrigoSetimo

    Rede_Geek volquisvagen, fulquisvagen, fuskvagen, fuskvagen, fusca. Huashuagjduhagsuag

  • Uma vez meu pai ganhou no jogo do bicho, e o prêmio foi pago com um Fusca!

  • BokuNoChannel

    Rede_Geek um projeto bem Brazuca, só deu certo Muitos anos depois :v

  • Calista Historiadora

    RAULLL Marechais!!
    Que podcast gostoso de ouvir, sabia que o Fusca era criação de Hitler, mas não sabia a história toda, muito bom ouvir.
    Meu pai teve um Fusca amarelo conversível, mas ficou pouco tempo com ele, e eu e meu irmão o chamávamos de Muitcho Louco, imagina, duas crianças em um Fusca conversível, era uma festa.
    Lembro também que na minha infância tinha uma concessionária da VW na rua Cerro Corá que tinha um Fusca rosa conversível em exposição, desejei aquele carro por anos e até hoje tenho vontade de ter um fusqueta rosa.
    Beijos meninos! E feliz ano novo (já que o ano só começa depois do carnaval :p)

  • Jairo Panzer O Tanque de Guerra da Cavalaria Geek

    RAULLL PREZADOS MARECHAIS!

    Mais um grande episódio, muito rico em conteúdo e deveras divertido. Muito bom conhecer mais sobre a história do nosso querido Fusca.
    Ainda não tive o privilégio de dirigir um, mas tenho um grande apreço por ele. Posso dizer que, em parte, estou vivo por causa de um. É uma longa estória, mas resumindo: quando era criança, estava sentado no banco de trás do Fusca do meu tio, quando um motoqueiro bêbado bateu com tudo na traseira do carro. Sofremos ferimentos leves, mas me recordo que o policial na época disse que se estivéssemos num outro veículo, possivelmente a moto tivesse entrado pela janela traseira e eu talvez  morresse. 

    Grande abraço.

  • josediogenes

    profmaury Azul calcinha, claro!

  • O Highlander

    RAULLL nobres marechais!
    Não tenho outras informações ou uma boa estória sobre o fusca para contribuir, mas acho legal compartilhar como o meu cunhado ilustrou o que considero o ponto mais forte do fusca que é a resistência e a facilidade de manutenção. O Ed falou sobre isso, mas não com o mesmo impacto que eu tive quando perguntei pro meu cunhado porque ele gostava tanto de fusca. Sua resposta: “Porque o fusca não quebra quase nunca e quando quebra qualquer pessoa ou até mesmo um macaco treinado pode consertar. E para arrumar qualquer problema de um fusca basta uma correia, uma chave de fenda e.um clips”. E eu que era apenas uma criança ingênua acreditei ao pé da letra e soltei um “Noooooossa!!!! Sério mesmo????” E o meu cunhado: “Claro, que não!! Tô exagerando… mas não muito”.
    Até hoje eu lembro disso sempre que vejo os carros ultramodernos darem problema. Isso porque eles apagam do nada e não há nada que você nem ninguém possa fazer. Nem mesmo um mecânico. Isso porque tudo é fechado, lacrado, selado e blindado. A única solução é guinchar o carro até uma cobcessionária da marca e morrer com alguns milhares de Reais para que o técnico dê um “reset” na central eletrônica do carro e aí tudo volta ao normal até a próxima pane daqui a alguns meses. Mas é claro que estou exagerando… mas não muito.
    RAULLL!!!

  • verineas

    Rede_Geek Há um tempinho, sim.

  • Carlos_Guedes

    RAULLL nobres Marechais.

    Esse cast foi bomD+, meu ultimo carro foi um Fusquinha 72 amarelo. O fusca é um carro tão foda que até  o BUMBLEBE foi um, isso aconteceu em 1971 e nesse tem o carro/ robô/ fusca era um boneco e só depois virou uma serie de animação e quadrinhos, que hoje conhecemos como G-1 ou Geração 1 dos Transformers.

  • AndPeroty

    Fica ai pra quem reclama da capotagem do fusca

  • AndPeroty

    Famosos e seus fusquinhas
    http://revistaquem.globo.com/Revista/Quem/0,,EMI70517-9531,00.html

  • AndPeroty
  • Marcio Akel

    RAAAAUUULLLL CARALEOOOO!
    Podcast muito foda, aliás, como sempre! Mas, na moral, me caguei no #digdin
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Carlos__Bianchi

    Quando estiver apertado de grana, olha quanto pode custar a medalha de herança do seu vô:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-730993929-moeda-medalha-comemorativa-milionesimo-fusca-ouro-225k-_JM

  • Fernando MN

    Velho, eu nem ouço mais o ultrageek. Só ouvi esse por nostalgia (meu pai tinha um Fusca). Mas eu volto a ouvir com frequência se o UltraChic (ultrachique ?) ficar frequente

  • Rauuul nobres gerenais,

    Muito Top esse Podcast. Comprei um fusca 1980 quando entrei na faculdade. Quando terminei a faculdade vendi o fusca imediatamente. Comprei por R$ 1900,00 na época e 4 anos depois vendi pelo mesmo valor. Quando coloquei o anuncio no jornal choveu de gente pra ver carro. Chegou todo tipo de compradores. Desde empresários, colecionadores e até pedreiro chegando de bicicleta pra ver o carro. Meu carro era um sucesso, todo mundo na faculdade queria dar uma volta no carro. kkkkk. 4 anos foram o suficiente para amar e odiar o carro.

    Abraço pra vcs.

    Senhor dos Acrílicos

    Rodrigo