Ultrageek 207 – Pais VS Tecnologia

Ultrageek 207 – Pais VS Tecnologia

RAULLL CAVALARIA GEEK!

No Ultrageek desta semana vamos falar sobre nossos pais e sobre seus pais, vamos falar sobre… CONFLITO DE GERAÇÕES! Como nossos pais usam as tecnologias que usamos? Como nossos pais se adaptaram ao novo mundo? Como ajudá-los a viver uma vida mais conectada? É isso que vamos tentar entender hoje! =P

Convidado que poderia ser meu pai:
– Luciano Pires (Portal Café Brasil)

Nesse episódio: Fique velho, programe o videocassete, dê uma porrada no Justin Bieber, vá para o Egito, conheça a Rainha do Facebook, agradeça por ter apenas uma sogra, falhe miseravelmente em uma missão e coloque seus pais para ouvir o Ultrageek!

Sobre o autor

A Rede Geek é um hub de conteúdo geek, com podcasts, vídeos, blog, produtos e serviços feitos especialmente para a galera que é apaixonada por tecnologia! Siga a gente nas redes sociais e fique ligado de tudo que rola por aqui! ;D #RAULLL

  • rodrigoSetimo

    profmaury muito bom. Voltando ao hábito de ouvir o ultrageek na volta pra casa.

  • JulianoSilvaTeles

    É uma luta muito grande ensinar os mais velhos a usar a tecnologia. Eu quando ensinei meu velho pai a usar o computador e internet até que foi bom, mostrei para que se usava o google, uns dias depois fui usar o pc dele vi que só tinha putaria pesquisadas no google. hahahahaha

  • Celle Freitas

    Raulll Cavalaria.
    Cara é complicado. É uma preguiça muito grande. Meu pai é um pouco mais safo, tem preguiça de ler as configurações mas se vira melhor.
    Mas a minha mãe, tem e mail e são sabe usar. Mas vive no facebook e o whatsapp escrevendo em Caps Lock porque é mais bonito. Mesmo eu já tendo falado que é falta de educação. 
    Pra usar caixa eletrônico é uma desgraça ela não lê a tela e fica nervosa quando o caixa segura o cartão para leitura.
    É preguiça de ler o que está sendo pedido. É falar o não sei sem nem tentar, eu não vou entrar nem nos detalhes do pacote office. Pra aprender copiar e colar, foram necessários uns meses. Quebrar a resistência a aprender pois e chantagear dizendo eu não vou fazer de novo.

  • Jairo Panzer O Tanque de Guerra da Cavalaria Geek

    RAULLL MARECHAIS!!!
    Que episódio foda esse com o Luciano Pires!
    Realmente só quem já tentou incluir idosos no mundo da tecnologia sabe o martírio que é… Não só pelas dificuldades de uso dos aparelhos mas inclusive das noções de bom uso destes. Por um tempo usei um pager, antes da popularização dos celulares no Brasil. A minha mãe mandava mensagem dizendo pra eu não esquecer de passar no supermercado e comprar pimentão. Provavelmente as ligações dela devem ter feito a alegria dos atendentes do serviço. Depois com celular então, tudo piorou. Ligações de meia em meia hora.
    Aliás, nem só idosos cometem gafes “tecnológicas”. Tenho um amigo que comprou seu primeiro smartphone recentemente e descobriu o maravilhoso Whatsapp. Hoje ele passa o dia mandando correntes de salmos, orações e piadinhas sem graça e ainda fica perguntando toda hora se eu vi o que ele me mandou (ele trabalha junto comigo). Putaria que é bom ele não repassa!

    Abraço!

  • JmMeireles

    Raul Cavalaria!
    Controle da TV da minha avó é tipo a do Mary, tô enfaixado. E meu pai com 52 já não aceita quase nenhuma tecnologia, tento explicar mas a paciência do meu velho é curta.

  • RAULLL Manolos… digo Marechais.
    Belo assunto, pertinente aqui em casa. Infelizmente eu não tenho muita paciência para ensinar e meu pai não tem muita para aprender, então já podem imaginar como fica essa relação né.

    Um fato engraçado, que gosto de jogar na cara, é que meus pais sempre enchiam muito meu saco na minha juventude por ficar na frente do PC, Jogando, etc… Atualmente eles adquiriram certos vícios, como Candy Crush e navegação alheia, e ai eu pude falar pra eles como era legal ficar na frente da tela enquanto brigavam comigo, rs. Não há contra argumentação nesses casos.
    Apesar da tecnologia sempre ter feito parte da minha vida, ela nunca foi prioridade para os meus pais pois a gente costumava adquirir produtos avançados quando algo novo estava entrando. Foi assim quando ganhei meu Atari, perto do lançamento do Master System e quando ganhei meu Master System quando lançaram o Mega Drive rs. Porém vídeo cassete a gente sempre teve mesmo quando todos já estavam no DVD, TV LCD foi aparecer só ano passado aqui em casa, PC foi em volta de ’95 o primeiro mas eu já tive contato bem antes disso mas neste caso não teria feito sentido ter um antes.

    Enfim, aqui sempre seguimos as regras de uma pessoa ficar com a tecnologia anterior da outra. Sendo assim eu costumo ter o top e quando vou trocar passo ele para minha mãe e esta passa para o dela para meu pai, já que ele é o mais lento para aprender. Meu pais tem seus 50 e poucos anos mas minha mãe aprende bem sozinha, só preciso mostrar o básico mas meu pai é daqueles avessos que só de encostrar em algo eletrônico a coisa já quebra rs.

    Atualmente minha vô com quase 80 anos resolveu aprender a usar um Notebook pra mandar emails e navegar um pouco, ela recebe ajuda de um primo mais novo e se sai relativamente bem viu.
    P.S.1 – Nunca Tive.
    P.S.2 – Tive vários jogos mas sempre para jogar no videogame dos outros, nunca tive um meu.
    P.S.3 – Me chamem de Luquita que é mais fácil que o sobrenome, rs mas tb nunca tive.
    P.S.4 – Pelo visto também não terei.

  • JohnnyMeneses

    RAULLL Marechais!!!

    Este é meu primeiro comentário, apesar de escutar e prestigiar o trabalho de vocês a muito tempo!
    Meu nome é Johnny, tenho 30 anos, sou analista de sistemas e moro em São Paulo!

    O episódio foi muito bacana e a escolha do Luciano Pires como participante especial casou muito bem com o tema. 
    Como já entrei na casa dos 30, também vi algumas tecnologias surgindo e conquistando seu espaço em paralelo com as velhas práticas. E me identifiquei muito com a história do taxista, pois eu já tive um guia de ruas!! Esta já falecida versão impressa do Google Maps era muito útil. Eu usava quando entregava jornal de madrugada! Hoje ninguém usa guia nem assina jornal, ou seja, eu sou muito velho!

    Parabéns pelo ótimo trabalho! 

    Abraços!

  • Mikael_C

    RAULLL Marechais!

    Eu tenho 22 anos, e entendo o que vocês passam com os seus pais, eu mesmo sofro aqui com os meus.
    É difícil tentar escolher algo pra eles, ter que casar o melhor da tecnologia, preço e usabilidade. Ensinar eles a usar então, hahahaha. Em casa ainda tenho a minha irmã, que apesar de ter a minha idade praticamente, não é muito ligada a isso, então sobra quase tudo pra mim.

    Ainda tenho um irmão mais novo (3 anos) e vejo muito bem essa evolução que as crianças passam, ele já mexe em tudo que é tablet/smartphone (melhor que o meu pai, com seus 50 anos), até mesmo em PCs ele se vira bem (assiste seus vídeos no youtube, roda alguns joguinhos em flash). Esses dias ele foi na casa de um primo, e jogou até no Xbox360 que eu imaginei que ele teria dificuldade.

    Mas o importante é ter paciência (meus pais usam whatsapp e face) pra ajudar eles, e como disseram no podcast, tentar demonstrar como a tecnologia veio para facilitar e não atrapalhar as nossas vidas.

  • PVS_

    Raulll cavalaria! Está rolando uma votação dos 5 melhores podcasts brasileiros aqui:
    http://www.os5melhores.com.br/tecnologia/outros/melhores-podcasts-brasileiros
    Bora votar!

  • AlbertoMota

    Rauuuuuull Cavalaria!!!
    Será que só eu lembrei do Agente 86 na hora da nomeação???

  • DavidBalotin

    RAUL!
    Po, participação do Luciano Pires sempre é bem vinda! Esse episódio promete.

  • rogeriomissio

    Ho, ho, ho feliz natal!
    By Rogério Missio, o Papai Noel da cavalaria…

  • Vanguard “O Estivador da Cavalaria Geek”

    vivo em uma reversal russa onde meu pai manja mais dos paranauês de tecnologia do que eu!!!!

  • evandro_news

    Luciano Pires falou sobre Snapchat no exato momento em que eu enviei uma fotinha pra uma amiga. hahahahaha

  • Ronin (Koudi)

    Raulll Cavalaria!!!
    Acho que existe uma certa predisposição da pessoa em aprender a usar uma ou outra tecnologia, provavelmente as tecnologias mais relacionadas com o seu dia-a-dia, seja trabalho, lazer ou outra atividade qualquer. 
    Quando você consegue ver como aquilo pode agregar seja na praticidade, conforto, eficiência etc, de alguma atividade que te interessa é o momento em que você começa a tentar entender e aprender a usar uma nova tecnologia.

    Vejo isso pelo meu chefe, ele é um ou dois anos mais velho do que eu (eu tenho 30 =p), mas tem habilidades tecnológicas de um peixe de aquário com retardo mental… durante muito tempo ele achou que um smartphone era apenas um gasto, “pra que vou pagar tão caro por um telefone?!” dizia. Hoje, depois de eu mostrar as inúmeras vantagens que um celular pode trazer ele tem um  Samsung Grand 2, se não me engano, e ta começando a se interessar um pouco mais por tecnologias pessoais.

    Talvez esse tenha sido o meu maior problema, agora, volta e meia ele vem me perguntar alguma coisa, eu ja mandei um LMGTFY mas ainda sou o google dele ¬¬’

    E meu avô, pelo outro lado, usava o google para procurar projetos de estantes e outras marcenarias que fazia por lazer.

    Acho que era isso que eu tinha pra dizer… raulll

  • HeavenHoods

    Quem nunca teve que ajudar o Tio a configurar a TV (trocar o input da tv para tv a cabo com 2 cliques no controle) não sabe o que é dinheiro fácil hahahaha.

  • BraoBarbosa

    Eu vivi uma excessão.
    Meu avô nasceu em 1926.
    Foi ele quem me ensinou a mexer com computadores.
    Com ele que aprendi Photoshop, email e etc. Eu nunca consegui chegar no nível que ele manjava de hardware. Chegava na casa dele e ele falava assim: “Vem cá. Vou te mostrar a nova placa que eu comprei… É que tive que formatar minha máquina, aí o Windows novo funciona melhor com esse HD e aí aproveitei e comprei essa placa”. Hehehehe
    Mas ele era assim porque acompanhou todos os avanços. Ele era técnico em eletrônica e a partir dos surgimentos de novas tecnologias ele sempre foi se atualizando. 🙂

  • andersonwebart

    Agente 13 é um personagem da antiga série Agente 86, no filme recente foi interpretado por Bill Murray

  • Daniel Conte – Capitão América da Cavalaria Geek

    #RAULLL
    Algum membro da cavalaria sabe como ativa esse modo idoso do Android?

    Obrigado

  • BraoBarbosa Melhor comentário de todos, que foda!

  • Fala Tato e Maury!
    Tive o prazer de recentemente converter meu Pai e minha Mãe para as SmartTVs e posso dizer que tudo está correndo muito bem, eles conseguiram ver a vantagem do negócio e usam o serviço do Netflix regularmente, o meu Pai na verdade como é aposentado assiste mais coisa do que eu, eles trocaram a novela pelas séries e filmes do Netflix e eu acho isso muito bom, estão consumindo coisas com qualidade.
    O meu Pai trabalhava com palestras tal qual o Luciano Pires e por isso ainda entende um pouco de mais eletrônicos, sempre foi metido com computador, projetor, aparelhagem toda, digamos que ele não é como a gente, que manja bastante, mas entende bem o que está fazendo ali, não tem mais o medo que comentaram no programa. A minha mãe também entrou no mesmo processo, está até usando o Google Drive pra salvar as fotos, digamos que é um avanço impressionante.
    Vocês falaram sobre nós acompanharmos os mais novos, eu pego o exemplo do meu sobrinho, ele pediu pro meu irmão trazer um pano verde para usar como crohma key, pra ele botar de fundo no quarto dele e fazer filmagens e editar os vídeos com o Vegas e botar no Youtube, digamos que eu estou a mais de 1 ano pra aprender como fazer crhome key no vegas e não tenho tempo de assistir os tutoriais, e ele faz coisas avançadas na edição, que eu não sei fazer, então por aí já dá um exemplo do que essa molecada será capaz daqui pra frente.
    Ótimo programa pessoal, vocês são feras, minha única objeção ao episódio é que foi muito curto, mas muito curto, poderiam ter alongado a conversa que estava muito boa um pouquinho a mais.
    Valeu, abraço!

  • PVS_

    Caraca, vocês combinaram com o Dudu Sales? O tema do Papo de Gordo 156 que saiu recentemente (escutei hoje) foi “Tô velho demais pra isso!”. Em alguma parte do episódio eles também mencionaram algumas tecnologias que eles mesmos (todos na faixa dos 40 anos) já não tem saco de usar. E eles também terminaram o episódio com “Como nossos país”. Impressionante a sintonia. 🙂

    Raulll!!!

  • PVS_

    Raulll Marechais!!!!

    Parabéns por trazerem o Luciano Pires como participante. Admiro muito o trabalho de “despocotização do brasileiro” (nas palavras dele) que ele faz. O Café Brasil e o Ultrageek são meus podcasts preferidos atualmente. A série que ele está fazendo sobre liderança está fantástica.
    Aqui na família tenho os dois extremos. Meu pai (61 anos) é ligado em tecnologia e está sempre conectado na internet, seja no trabalho, em casa ou no Smartphone. Resolve muita coisa online, faz compras, paga contas, está no facebook, linkedin e até criou uma conta no twitter para a empresa dele. Ele fez sozinho inclusive o registro do domínio da empresa dele. Não passa aperto.
    Já a minha mãe (62 anos) só quer saber do básico. O negócio dela é email e mais nada (pelo menos ela não manda corrente). Já demos até um Smartphone para ela usar Instagram e Whatsapp, ver fotos dos netos, essas coisas. Ela normalmente esquece de carregar e quando carrega, não leva com ela. Ontem usei com ela essa chantagem emocional de que se ela não se atualizar não vai conseguir acompanhar os netos. Senti que ela ficou preocupada. 🙂 Obrigado pela dica. Vamos ver…
    Concordo com o Léo Bruski sobre o episódio ter sido curto. O papo estava muito bom e a conversa com o Luciano parece que flui fácil.

    Raulll cavalaria!!!

  • Suerita

    TatoTarcan minha mãe não conseguiu nem aprender a usar o videocassete

  • Felipe Figueiredo

    RAULLL Marechais!!!
    Mais um cast incrível! E a participação do Luciano Pires foi exemplar. A presença de alguém que conecta os dois mundos é sempre fundamental.
    Na expectativa pelo próximo cast.

    RAULLL!!!

  • Caio Maiochi

    RAULLL ! MARECHAIS !
    Gostei tanto do programa que após escutar todos os casts venho neste de #207 enviar meu comentario e primeiro e-mail !
    comentando sobre o assunto do cast; meu Pai (Aristeu) entende tanto quanto eu de tecnologia, é muito fácil comentar qq novidade e melhoria nesta áreacom ele; AGORA minha MÃE ! hauhauhauhauha só na prox vida pra gostar de tecnologia !

    Parabéns a vocês e ao Luciano Pires (do Café Brasil podcast).

  • andersonwebart Ou isso ou é a Sharon Carter do universo Marvel

  • GabrielNogueiraHolland

    #RAULLL Marechais e Cavalaria!
    Esse gap é realmente muito grande e vivo me perguntando se irei passar por isso quando for mais velho e estiver conversando com meus filhos e netos.
    Meu pai é dos que não quer aprender a mexer em tecnologia nem f**** mas quando descobriu os jogos do fb aprendeu a ligar o notebook, acessar o fb da minha mãe e fica a noite inteira jogando, e tudo isso usando o toutcchpad. Kkkkkkkk
    Ótimo podcast! #RAULLL /o/

  • GutoGerbase

    Saudações Marechais Supremos da Putaria Infinita e Cavalaria Transante! #RAULLL! vocês estão sabendo dessa votação? http://www.os5melhores.com.br/tecnologia/outros/melhores-podcasts-brasileiros
    vamos colocar o Ultrageek lá em cima e mostrar mais uma vez o poder da força da cavalaria transante!

  • GutoGerbase

    Olá Marechais Overlords da Pepekagem sem fim. #RAULLL! 
    Só passando pra falar que minha mãe não sabe ligar um computador mas aprendeu a digitar no celular faz uns 3 anos (quando eram teclas físicas ela não conseguia), agora não larga o whatsapp =P

  • Rodrigo- O Rocco da Cavalaria Geek

    Meu pai(Romero Brito) desliga o receptor da TV a cabo e pensando que desligou a TV puxa a mesma da tomada ainda ligada. Aliás em smartTVs isso pode queima-la?
    PsOne: a TV é da LG.
    PS2: eu tenho.
    PS3: jogo no do meu irmão.
    PS4: acho que vou fazer um consórcio
    RAULLL.

  • Ash da Cavalaria Geek

    Meu pai é um amante de TVs, quando chegou as televisões de plasma no Brasil não deu outra, cerca de um mês depois em casa chega uma de 42 em casa que vive até hoje e que pra mim tem uma das melhores imagens para o consumo de filmes e videogames
    #RAULLL

  • Não preciso esperar ter 50 anos pra ter dificuldades com tecnologia. Alguns jogos modernos eu já me perco completamente! Pela perspectiva do jogo ou formato, porque raios agora eu tenho que controlar a cabeça dos personagens separado de aonde eu viro o corpo??? Ai socorro, e olha que só tô chegando nos 30 rs
    Teria muitos casos pra contar sobre a moça que mora comigo (que tem 63 anos), minha mãe ou minha sócia sobre dificuldades com tecnologia, mas daria um podcast inteiro rs
    Grande episódio!
    Beijocas seus lindos!
    #RAULLL
    Chibi, a Mística da Cavalaria Geek

  • XPS

    AlbertoMota No

  • Caçadora Demônios Interdimensionais

    Olá meninos q saudades de enviar msg pra vcs….tá foda achar tempo…mas precisava falar da minha familia conectada, principalmente minha avó.
    Minha familia está toda espalhada, então pra conversar podemos gastar mto com telefone ou usar a tecnologia. Eu já avisei q não gasto mais telefone, então galera teve q se coçar pra aprender umas coisas.
    Minha mãe é a tiazona q fica mandando corrente no Whatsapp, mas tbm usa pra perguntar como estou, falar com minha irmã e me xingar pq meu telefone é tão ruim q não consegue receber ligação no whats…tô ferrada. Ah sim, ela tem um notebook com i5…q inveja
     Meu pai mora na California (desculpa Tato…rs) ele tem acesso mais fácil à tecnologia, já q pode ficar conectado direto e as coisas são de melhor qualidade. Ele já manda foto no whats, criou página no FB pra empresa dele e tal.
    Mas a mais linda de todas é minha avó. Com seus 74 anos, sabe ler e escrever o básico que aprendeu comigo e no grupo da Melhor Idade. Mas queria um computador, então eu e meu primo demos umas partes dos nossos antigos, montamos um Frankstein e ela começou a usar pra jogar paciência e o Gcompris. 
    Ano passado ela comprou um Dell usado de uma sobrinha dela, bem melhor q o antigo e colocou internet. Agora a veinha não sai do FB, como disse o Luciano, a rainha do FB.
    Fico muito feliz com ela se interessando, pois além de conseguir conversar com ela pelo messenger, sei q o alemão não irá pegá-la tão cedo e q ela ainda tem vontade de continuar a viver e a aprender. 
    Meu orgulho e inspiração é essa senhorinha cheia de vida e vontade de saber de tudo q nós, os estudados, falamos

  • Max Pereira

    Koé
    ShowDeBola Cast!
    Tenho um exemplo legal com meu pai. Ele é artista plástico de formação, pintor, escultor, desenhista, macon…. errr.
    Então, com as novas tecnologias, ele precisou se atualizar. Hoje trabalha com design gráfico, é ninja de corew, photoshop e esses outros aí que eu não conheço.
    Agora, os papeis em minha casa estão assim: Quando eu vou comprar um novo smartphone ou notebook, quem me indica é meu pai. Instalação e configuração de qualquer eletrônico? Meu pai. Wifi da minha casa, quem configurou? O Seu Márcio, jovem velho nerd de 57 anos, maluco por Doom, Duke Nukem e Tekken 3.
    Esse cast vou passar pra ele.
    Paz e bem pra todos!
    PS1: Meu pai que me deu.
    PS2: Roubaram! O.O
    PS3: Esse é meu primeiro contato no site, mas escuto vocês desde a época de WeRGeeks.
    PS4: Ótimo presente de aniversário! #fikdik 21/08
    Max Pereira

  • Max Pereira

    Ah! Fiquei até o fim do programa me perguntando pq vocês não falaram o real uso do Snapchat pro Luciano.

  • FelipeGustavoVcsabe

    So para constar tenho 15 anos e saquei a referencia do agente 13 😀

  • andreruz

    Saudade doceis!!
    desculpem a demora. Espero que gostem da mensagem de voz!! abraços, meus amigos!!

  • EmersonFerreiraNogueira

    Muito bom. Ainda mais com o Tio Luciano.

  • HenriqueDibas

    Excelente podcast como sempre. Engraçado que meu pai sempre foi totalmente avesso a tecnologia já a minha mãe é analista de sistemas aposentada mas ainda trabalha prestando consultoria pra uma empresa (e ela é 60+ hein).
    #RAULLL

  • LucasRTech

    TatoTarcan Minha história é um pouco parecida. rs

  • Suelen

    Mto bom o episódio. Meu pai é todo meninão com essas questões de tecnologia, ele tem um PS3 e um XBOX 360 e usa o computador, inclusive a gente conversa pelo Skype. Minha mãe é completamente avessa a tecnologia, nunca quis aprender a usar o videocassete e depois eu tentei ensinar a ver mensagem no celular e ela nem quis saber.

  • DiogoBorges

    Olá Marechais, queria dizer que existe um site tipo youtube para os podcasts é o http://youtuner.co/ ele tem vários e vários podcasts e é sempre atualizado.

  • Faby silva

    Porra cadê o Ultrageek dessa semana??? to surtando ja…

  • Daniel Conte – Capitão América da Cavalaria Geek

    Faby silva Não vai ter essa semana :/ Eles avisaram no FB. Mas é sempre pro um bem maior 🙂

  • Ronin (Koudi)

    Faby silva Não vai ter pq eles foram mantidos em cativeiro, numa ilha deserta, acompanhados apenas de uma bola, ou seria um do outro?!
    Mas, ao aparentemente, já foram resgatados e semana que vem voltam com um convidado surpreendente, ao menos é o que prometeram.

    Raulll

  • Faby silva

    Daniel Conte – Capitão América da Cavalaria Geek Faby silva Ahh vlw, nem lembrei de olhar no FB.. hahaha RAULLL

  • Faby silva

    Ronin (Koudi) Faby silva KKKKKKK fico no aguardo então… kkkkk

    RAULLLL

  • Yago Ambrosio

    Excelente podcast, indiquei pro meu velho, agora é esperar pra ver. Melhor música fechar o programa, parabéns!

  • #RAULLL Marechais geeks, muito bom o cast, meu padrasto tem 78 anos ele consegue se adaptar muito bem as novas tecnologias, apesar de ser o tipo de pessoa que lê todos os manuais possíveis e impossíveis para ligar uma simples tv, mas vejo isso com uma qualidade, acho que o único problema é ele acreditar em toda matéria sensacionalista que ele vê no Facebook, já ao contrário disso a minha mãe é uma pessoa que não sabe lidar com as  tecnologias, o simples fato de enviar uma SMS já se torna uma missão épica para ela. mas quem sabe com o tempo ela aprenda melhor a lidar com tudo isso, ah minha mãe é uns 30 anos mais nova….. kkkkkkkk
    Abraços!