Ultrageek 193 – O processador

Ultrageek 193 – O processador

RAULLL CAVALARIA GEEK!

No Ultrageek dessa semana vamos falar de um assunto que todos os geeks sabem que existe, mas que poucos realmente manjam… O processador! Como funciona um processador? O que é GHz? Qual a diferença de um quad-core para um octa-core? Depois do cérebro humano, vamos acabar com todas as suas dúvidas sobre o cérebro do seu gadget! 😉

Cérebro do episódio:
– Sergio Abramoff (Mediatek)

Nesse episódio: Descubra como funciona um processador, conheça a história dos geeks que produzem chipsets, entenda o hardware do seu gadget, use um ar-condicionado inverter, faça um overclock e aprenda a escolher um novo smartphone!

  1. ALCATEL ONETOUCH
  2. Conheça o novo Alcatel Onetouch Pop C9

Alcatel Onetouch Pop C9

Busca Implacável 3

  1. SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS
  2. Curta a nossa página no Facebook!
  3. Rede Geek no Twitter
  4. Rede Geek no Google Plus
  5. Rede Geek no Instagram
  6. Rede Geek no YouTube

Sobre o autor

A Rede Geek é um hub de conteúdo geek, com podcasts, vídeos, blog, produtos e serviços feitos especialmente para a galera que é apaixonada por tecnologia! Siga a gente nas redes sociais e fique ligado de tudo que rola por aqui! ;D #RAULLL

  • FelipeSerafim

    profmaury como pego minhas doletas?

  • Alquimista Daltonico

    Finalmente vocês vem pra Campinas, vai rolar encontro da cavalaria lá tomar umas breja e tal?

  • E de pensar que eu estudei sobre processadores na faculdade e hoje não lembro de picirica nenhuma, claro que as explicações e analogias feitas no programa ajudam muito o público leigo a entender do assunto, a explicação dos cores comparando com o ar-condicionado foi excelente. Programa totalmente excelente, é sempre bom entender um pouco mais dos nossos gadgets que amamos tanto!!!

    Ps:  Em tempos de Patreon chovendo na podosfera, TOMA ESSE TAPA NA CARA pra quem não sabe fazer dinheiro com podcast, um programa patrocinado, muito bem feito, que não incomoda o Jabá, onde o público ganha um ótimo conteúdo e quem faz ganha o seu dinheirinho no bolso por produzir um ótimo podcast, é assim que um podcast deve ganhar dinheiro!!!!!

    Valeu senhores, abraço!!!

  • arnon_affonso

    Qual é o vídeo/audio que passa entre as transições de blocos neste poadcast?

  • profmaury

    FelipeSerafim Vamos mandar email pra galera que ganhou! ;D

  • Ronin (Koudi)
  • Véio, que vergonha do Tato falando “Eu fiz Tayon-DO” ou algo assim hahaha

  • Mikael_C

    Muito bom o tema do podcast, faço engenharia de computação e me interesso muito por entender melhor o funcionamento dos gadgets em geral.
    A explicação foi realmente ótima, bem simples e objetiva, ficou visível o conhecimento do convidado e a didática usada também foi muito boa. Vou passar o podcast pra alguns amigos que tem curiosidade em entender melhor também.

    Ah, e parabéns pelo convidado, assino quase 30 podcasts, e o de vocês é um dos poucos que baixo e já escuto assim que sai. Os temas são muito bons, os convidados são os melhores (e não só de agora, lembro do podcast do Chaves onde vocês convidaram um pessoal do fórum de Chaves para falar sobre o assunto) e a dinâmica é muito boa. Continuem assim que vocês vão longe.

    Abraço e até semana que vem, hahaha.

  • O Ferreiro

    Jogar strippoker com o carrasco deve ser bem chato ,ele deve ficar perdendo de propósito

  • O TOOL

    Poxa, esqueci de mandar um email para o cast passado, acabei perdendo o 15 dólares, porra. 🙁
    Aprendi poker a pouco tempo e estou maluco viciado rs.

    Raulll!

  • beneportela

    Oi Amigos, muito bom, muitas explicações interessante sobre o assunto, apesar da conversar já começar falando da ruptura, acho que faltou fazer um pouco mais de comparações com os processadores de pc, para evitar pessoas comparando os “cores” dos smarts com os dos pcs, parece difícil mas tem gente que ainda faz isto! Sobre os 64 bits  do pc, a mudança foi para romper a linha de acesso a memoria, que nos 32 bits limitava ao uso de 3.2gb, com isto programas para 64 tiveram que ser re-escritos usando 8 bytes ao envés dos 4 bytes habituais, dizem que com isto o sistema operacional 64 bits é mais lento, se vc não for usar programas feitos para os 64 bits! Agora fico feliz em saber que no caso dos smartphones, houve um cuidado em fazer grandes melhorias, e consideráveis, ao mudar para os 64 bits! Outra coisa que achei estranho é usarem o nome de ROM para a parte da memoria interna, que no caso do pc seria o HD, onde fica o sistema android e programas, mas o conceito da RAM continua a mesma do pc, sei lá, acho que isto deixa os termos mais confusos, já que nos que aprendemos lá no começo, que ROM não se altera, e que com o passar dos anos tb teve upgrades de PROM, EPROM, EEPROM, e ainda tem gente que chama de BIOS, quero dizer mais confusão ainda! rs Mas deixa pra lá, é coisa de nerd mesmo!
    Valeu e RAAAAAUUUUULLLLLL!!!!!!!!!!!
    Bené

  • jesusrnunes

    aeeeeeee muito booom kkkk
    – comprar uma pipoqueira so pa fazer pipoca … hunnn faz sentido kkk
    ( vale a pena mano é baratin veii kkkkkk )
    abração marechais o/

  • arnon_affonso iOS da Primo Comunicação! Vídeo clássico pré-youtube! 😉

  • AndPeroty

    Seria o http://www.google.com.br/aclk?sa=l&ai=CAhXEvmtKVejjHYesfO_mgvgP7NeDrwa04eDEqAHU6b3ezQEIABABKANgzYCAgJQDoAHuiPLsA8gBAaoEIk_QUYE5HCD9MVox26QRsK3Y0I5SYMhHeCbJ0AEJXHdsq5agBiyAB_r2jROIBwGQBwKoB6a-G9gHAQ&sig=AOD64_0PIedDSxcgIxt1QTUOXQXvGFOOLQ&adurl=http://pt.aliexpress.com/w/wholesale-raspberry-pi-model-b.html%3Faf%3Dppc%26isdl%3Dy%26src%3DGoogle%26albch%3DGoogle%26albcp%3DSearch_Search-All-DSA-BR%26albkw%3DDSAtype_Others-Search-Product-AliExpress_none_none%26albag%3Dpl_none_Search-All-DSA-BR_product%26albmt%3Dnone%26albst%3Dsearch-text%26albom%3Dothers_None_20130526_Aliexpress%26creative%3D45150546316%26aff_short_key%3DUneMJZVf%26cv%3D1013000019937335%26ptsid%3D1013000026488666%26crea%3D45150546316%26plac%3D%26netw%3Dg%26device%3Dc%26aff_short_key%3DUneMJZVf%26cv%3D1013000026488666&rct=j&q=o SNK80 da geração atual?

  • jantoniosf

    profmaury e as pontes são qntas?

  • Marcos_RLopes

    O processador do Lumia 930 nunca trava. Também não tem como travar, já que ninguém desenvolve nada para o windows fone. ashahshahsha RAAAAAUUUUULLLLLL!!!!!!!!!!! Marechais.

  • rodrigoSetimo

    profmaury tio na boa, vou ter que ouvir de novo pq é muito técnico esse episódio kkkkkkk muitas coisas não entendi:(

  • ThiagoCunha

    RAUUULLLLLLL Marechais.
    Muito bom o cast ainda mais com alguém da área, só uma adesão de informação (técnica mas que acho interessante), o diferencial dos processadores de hoje para de antigamente que não me lembro de ser comentando e função de multi tarefa ( Qualquer Processador hoje) e  que os processadores antigos era mono-tarefa  (Época do Windows 95), no mais Show de bola!
    Um Abraço.

  • Tiago Pedrosa

    Não mandei email no ultimo podcast e perdi os 15 doletas, vou ter que depositar mesmo #chatedo :C

  • profmaury

    rodrigoSetimo Tentamos ser o mais didático possível! =/
    Mas ouve de novo …tenho certeza que vai funcionar ;D

  • AndPeroty Faz sentido! rs

  • Diplomata Espanhol (Mr. Paffy)

    Um Raullll meus nobres Marechais !!!!  
    venho atraves desta postagem prestar contas desde aqui das terras de Lucia lapiedra 
    pois entao meus caro marechais por aqui nao vejo nenhum movimento estranho que tente impedir a cavalaria geek de conquistar o mundo, assim que: estamos tranquilos e seguros por enquanto, mas eu estou de olho, vigiando para que possamos muito em breve ser o exercito mais fodah e transante do universo…. 
    obs 1: to gostando muito de que ja tenha recrutado pro nosso lado um soldado conhecedor das estrategia e dos paranaues dos intendimentos de linguagens corporais… será que esse entedimento serve tambem pra saber quando uma presa ta afim? ou seja, quando o trem ta querendo. quais seria os sinais impercepitiveis que as pessoas comuns nao conseguem sacar? se exite passem este conhecimento por favor. 
    Obs 2 : tambem tem o rapahhh ai das tecnologias que vai nos ajudar a monitorar e manipular as pessoas desde seus gadgets.
    Obs:3 esta semana conquistei duas novas ouvintes para o ultrageek as duas eram donzelas em apuros ja que nao sabiam nada do mundo podcastal.
    Obs 4: as duas eu consquistei com o episodeo Sexy Toys  🙂 
    um raullll e forte abraço a todos da cavalaria geek !!!

  • O Highlander

    RAULLL CAVALARIA!!!

    Adorei o programa. Trazer um executivo de uma importante empresa do segmento foi uma grata surpresa. E o entrevistado foi didático e bastante equilibrado não sendo superficial nem profundo demais. Ficou muito bom mesmo! Parabéns aos marechais pelo resultado.

    Apesar do smartphone não deixar de ser um computador comprimido em pouco espaço, tem algumas diferenças que confundem um pouco, principalmente no modo como essa indústria se organizou. Penei um pouco para entender essas diferenças, mas pescando uma coisa aqui,  outra ali, acho que consegui ter um quadro geral de como ela está organizada. E o que eu entendi é o seguinte: podemos dividir a indústria dos smartphones em 3 partes. A primeira é composta por apenas uma empresa: a ARM. É ela que desenvolve os processadores dos nossos smartphones, mas ela não fabrica nada. Apenas projeta e vende o projeto para outras empresas fabricarem. Os seus processadores tem nomes como Cortex Ax (Cortex A7, Cortex A9, etc).

    A segunda parte são as empresas que compram esses projetos da ARM e fabrica os chips propriamente ditos, só que esses chips não tem apenas o processador Cortex dentro deles, mas um monte de outros componentes para as funções de telefonia, câmera, controle de memória, decodificação de vídeo, etc. Esses componentes sozinhos já são como computadores completos e por isso são chamados de SoC (System on Chip). As empresas que fazem isso são a MediaTek, a Samsung e a Qualcomm, por exemplo, e os seus SoCs tem nomes como MTK, da MediaTek, Exynos da Samsung e Snapdragon da Qualcomm. Por exemplo, o SoC Snapdragon 810 é composto por 4 processadores Cortex A57, quatro processadores Cortex A53 (sendo portanto um octa-core), um processador Adreno 430 e mais um monte de coisa dentro dele.

    Por fim, na terceira parte, outras empresas compram o SoC, acrescentam a tela, bateria, carcaça e mais uma coisinhas e temos o smartphone completo. As empresas que fazem isso são as que mais conhecemos e que estampam suas marcas nos nossos devices: Motorola, LG, Samsung, Alcatel, Sony, Positivo, etc.

    Na verdade não acrescentei nada. O entrevistado disse tudo isso, mas acho que assim ficou um pouco mais sistematizado.

    Ajudei a esclarecer um pouco ou só compliquei mais a coisa?

    RAULLL CAVALARIA!!!

  • AndPeroty

    Tato Tarcan Na linha do Raspberry Pi vi hoje esse projeto
    https://www.youtube.com/watch?v=XkfBWAJ7kbI

  • #RAULLL Marechais, um excelente programa, será esse o conceito sobre qual processador se encaixa melhor no seu perfil é aplicável somente a aparelhos de telefonia móvel, ou posso utilizar para tablets  também? Por que aos meus olhos com o passar de algum tempo, mesmo sem adicionar novos aplicativos meu tablet no caso começa a apresentar uma certa lentidão. Imagino que seja por falta de memória no caso ( ram como nos pc’s ) ao invés de processamento, visando que uso o mesmo para 3 jogos e para ler muitos livros e mangás. Pensando em comprar agora já tenho uma base de como será um aparelho melhor para mim. 
    Abraços.