Uma das formas de deixar a sua casa mais moderna é substituir o fogão tradicional por um cooktop. Dessa forma você conseguirá montar uma cozinha tipo americana, com um forno de embutir e um cooktop deixará tudo mais estiloso!

Para te ajudar a escolher o melhor opção vamos ver os tipos de cooktop:

1) Cooktop a gás

Cooktop gás Esse é o modelo mais simples disponível no mercado, ele pode funcionar com gás encanado ou ligado direto no bujão. Seu funcionamento é identico ao de um fogão comum.

Vantagem: Preço e pode ser usado com qualquer tipo de panela.

Desvantagem: Entre as opções é o que tem pior aproveitamento de calor.

2) Cooktop elétrico

Cooktop elétrico O modelo elétrico dispensa instalação de gás pois funciona com eletricidade, tem base de vidro e não trabalha com chamas. A resistência é ativada por controles eletrônicos que determinam a potência com que o cooktop deve trabalhar. Só pode ser usado com panelas de vidro, cerâmica e alguns tipos de inox

Vantagem: Ótimo aproveitamento de calor

Desvantagem: Consume mais energia que todos os tipo de cooktop

3) Cooktop indução

cooktop indução Com certeza o mais geek de todos os modelos! O cooktop por indução faz a transferência de calor através de correntes eletromagnéticas que são ativadas quando a panela de metal encosta em sua superfície. A panela esquenta quase que instantaneamente e seu desperdício de energia é praticamente nulo.

Vantagem: É a mais segura de todos, quando ligado a sua base de vidro fica fria e somente a panela fica quente.

Desvantagem: É a mais cara de todas e requer que as panelas sejam em aço, multicamada/fundo triplo ou ferro fundido, que normalmente possuem um custo maior.