Drones – Expectativa VS Realidade

Drones – Expectativa VS Realidade

Finalmente os drones deixaram de ser uma ferramenta de guerra ou apenas um brinquedo caro para ganhar uma real função em nossa sociedade… pelo menos é isso que esperamos!

Expectativa

Drones como ferramenta para entregas rápidas é a promessa que mais ouvimos! Você consegue imaginar a movimentação aérea de drones indo para lá e para cá com encomendas? Parece algo impossível tecnicamente, isso sem considerar o fator social (principalmente no Brasil), mas a NASA já está preocupada com isso e desde o começo de 2014 e está trabalhado em um projeto para criar um sistema específico de controle de tráfico aéreo para drones.  Eles querem um controle autônomo onde os drones se reconheçam e consigam identificar obstáculos, é uma ideia relativamente simples, para depender o menos possível de seres humanos ou de bases de controle.

Drone Google

Realidade

A grande verdade é que as grandes corporações ainda não conseguiram chegar em uma solução que seja realmente aplicável para nossa realidade. O Google por exemplo anunciou recentemente que está desistindo de parte do seu projeto de entregas através de drones, o Project Wing. As aeronaves desenvolvidas para entregas apresentaram muitos defeitos e não foram eficazes devido a sua aerodinâmica, que por conta dos ventos, prejudicava os voos (OI!?! rs)

Por outro lado temos a Amazon, que desde 2013 anuncia seus planos de entregas com até 2,26 quilos (equivalente a 86% de seus pedidos) utilizando drones. Tecnicamente eles alegam que conseguem fazer tal façanha, mas a burocracia atrapalha tal feito, já que não existe nenhuma regulamentação para permitir tais entregas. Um fato recente que está a favor da Amazon é a autorização FAA (orgão regulametador dos EUA) para testes de entrega utilizando drones, os testes precisam ser controlados e seguir uma série de pré-requisitos, ou seja, existe ainda um longo caminho para isso se tornar comercial!

Realidade no Brasil

O Brasil não fica de fora dessa história, é isso mesmo, É DO BRASIL!!! Uma pizzaria tradicional de Santo André fez a primeira entrega de pizza utilizando essa tecnologia, a pizza que demoraria cerca de 15 minutos com um entregador de moto chegou para o cliente em 5 minutos com um drone!

Tudo saiu perfeito, exceto pelo fato de que a pizzaria não tinha autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para efetuar esse procedimento com uma aeronave não tripulada e, por conta disso, foi indiciada para dar maiores explicações. Hahahaha É DO BRASIL!

Você vê futuro nos drones? Acha que realmente vamos vê-los funcionando dessa maneira?

Sobre o autor

Geek viciado em tecnologia móvel, Prof. Maury realmente merece o título de Professor, bastam alguns minutos de conversa e vocês concordarão! Formado em Ciências Sociais, já pensou em ser diplomata, mas foi falando besteiras nos podcasts da Rede Geek que atingiu seu ápice de filosofia. Com sacadas rápidas e frases de duplo sentido, ele ainda consegue falar sério e mostrar toda sua bagagem intelectual.