Ultrageek 165 – Eleições

Ultrageek 165 – Eleições

RAULLL CAVALARIA GEEK!

No programa de hoje vamos falar sobre um dos fatos mais importantes da história da humanidade, de um momento único para todos nós brasileiros, de um tema que não deve ser visto como uma festa, mas sim devemos festejar por termos esse direito. Cavalaria Geek, vamos falar sobre eleições.

Mas não se preocupe, não falaremos de partidos políticos ou tentaremos te convencer a votar em alguém, vamos simplesmente compartilhar a nossa visão sobre esse acontecimento.

Então se prepare, pegue seu titulo de eleitor e aperte confirma play!

Primeiro mesário:
Boris Deprê, O Chapéu Seletor da Cavalaria Geek

Nesse episódio: Vote no Eça de Queiroz, conheça o personagem histórico Macaco Simão, entre na zona, tenha crises de tosse, escreva belos seios, entenda voto nulo e branco e acima de tudo fique ainda mais confuso!

Sobre o autor

A Rede Geek é um hub de conteúdo geek, com podcasts, vídeos, blog, produtos e serviços feitos especialmente para a galera que é apaixonada por tecnologia! Siga a gente nas redes sociais e fique ligado de tudo que rola por aqui! ;D #RAULLL

  • MidoriTonosaki

    Rauuulllll, cavalaria Geek!
    Amei o podcast dessa semana. Ações como esta, ajudam a formar opiniões e a informar a população sobre seus deveres.
    Como já havia dito, a cavalaria é de utilidade pública. =)
     http://al-sc.jusbrasil.com.br/noticias/100061130/votos-brancos-e-nulos-nao-interferem-no-resultado-das-eleicoes

  • ThiagoMiro

    Olá, Maury e Tato, por favor, peço autorização para divulgar aqui o Telhacast sobre os Candidatos. Aqui a gente falou dos candidatos, dos partidos, falamos mal, bem, defendemos em quem votaremos etc. 🙂
    Link: http://mundopodcast.com.br/telhacast/90-candidatos-2014/

  • CauanAntunes

    profmaury já, vou ouvir já já… RAULLL!

  • 95 não teve eleição. EM 96 tivemos eleições para prefeitos e vereadores, e foi o ano de estreia da urna eletrônica. Eu sei porque foi o ano que fiz 18, foi minha primeira eleição e ainda fui premiado para ser mesário! 😛

  • Calma, Maury (ou Tato, sei lá, sempre confundo os dois, só pela voz), o voto na legenda não vai para o deputado mais votado, mas é como o Boris falou: tanto o voto nos candidatos quanto o voto na legenda, contam para a legenda. Isso determina quantas cadeiras cada partido (ou coligação) vai “ganhar”. DEPOIS de definidas as cadeiras, aí sim entram os candidatos da legenda que irão ocupar as vagas, do mais para o menos votado (e o restante vira suplente). Isso claro se a legenda tiver pelo menos o número de cadeiras. Eu não faço ideia de como seria se um partido micro com 5 candidatos arregimentasse mais de 10 cadeiras, por exemplo, em caso de um dos seus candidatos se tornar extremamente popular (tipo um Enéias ou um Tiririca da vida)

  • cap_marcio

    RAULLL, jovens Marechais! Aliás, esse posto é dado aos mais antigos generais em caso de guerra! Como levar a Rede Geek a excelência é uma guerra diária, então acho justo essa Patente.
    Os jovens que vivencia o serviço militar obrigatório não vota pois é uma massa de pessoas altamente influenciável, além de estarem envolvidos com a Defesa do território nacional!
    Ou seja, seria fácil a eleição de um candidato, como por exemplo, um Capitão ex-militar, se eleger visto que os jovens recrutas poderiam ser obrigados ou influenciados a votar neste! Um tenente comanda cerca de 30 homens, um Coronel cerca de 600, fora as famílias destes 600 homens. Só no RJ temos mais de 20 quartéis comandadas por Coronel. Imaginem!
    Além de que se o recruta votar, haveria um hiato na segurança nacional, deixando-a desprotegida a mercê de ataque terroristas, invasões e em alguns casos, como no nordeste brasileiro, sem água ou sem ter o que comer, devido às operações de assistência social que prestamos!
    Espero ter esclarecido e beijo para Tetão e minha continência para os Senhores Jovens marechais !
    @cap_marcio

  • maycowmeira

    Serei / fui mesário…

  • mstrey

    Achei muito válida a explicação sobre os votos nulos. Toda eleição preciso explicar isso para meus conhecidos, e sempre tem os que realmente acreditam que o voto nulo pode ajudar.

    Seria interessante divulgar projetos de conscientização do eleitor como:
    – http://www.votenaweb.com.br/ – dê a sua opinião sobre projetos de lei federal e veja como foram os votos de cada politico em cada lei.
    http://vocefiscal.org/ – projeto para organizar a sociedade civil em uma fiscalização e apuração paralela das eleições para evitar que fraudes nas urnas sejam exploradas.
    – http://www.politicos.org.br/ – ranking dos políticos, onde cada atitude do politico faz com que ganhe ou perca pontos. 

    Espero que comentei sobre estes projetos no próximo update, ainda antes da próxima eleição.

  • mstrey

    TatoTarcan senti falta de falarem de projetos de conscientização política como votenaweb_ VoceFiscal e RankingdosPolti, citem no update!

  • Não sei se os últimos episódios estão cada vez melhores, ou se eu estou gostando mais por estar escutando em horários nos quais estou de bom humor. Como estou de bom humor, vou ficar com a primeira opção 🙂

    Quando vi o título no feed, achei que seria 1h de conversa apenas sobre a tecnologia da urna eletrônica rsrs Ótima conversa, o convidado também adicionou em muito quanto as ideias.

    Na urna da escola eu sempre votava no Santos Dumont haha

  • Muito bonito o discurso de cidadania, que devemos votar para fazer a nossa parte, tudo isso é lindo e bacana, o problema são as mesmas opções de sempre que nós temos, é só pegar os candidatos a presidência para ter uma ideia, só cacaiada, um mais picareta que o outro, é claro que se escolhermos o menos pior, coisa que pretendo fazer, da pra começar a pensar em uma mudança.
    Excelente programa pessoal, legal terem explicado a questão da anulação dos votos, muita gente nem sabe disso. Boris (Reg,…atenção TSE) Depret inspirado como sempre e como sempre.
    Grande abraço!

  • ThiagoMiro Esse programa também ficou muito bom, vale a pena ouvir e complementar as informações.

  • cap_marcio Pra mim ficou bem claro a explicação, valeu cara!

  • maycowmeira Depois diz ai pra galera como foi a “experiência” hahaha

  • Vanguard “O Estivador da Cavalaria Geek”

    O
    presidente, em particular, é simplesmente uma figura pública: não detém
    nenhum poder. Ele é aparentemente escolhido pelo governo, mas as
    qualidades que ele deve exibir nada têm a ver com liderança. Ele deve é
    possuir um sutil talento para provocar indignação. Por esse motivo, o
    presidente é sempre uma figura polêmica sempre uma personalidade
    irritante, porém fascinante ao mesmo tempo. Não cabe a ele exercer o
    poder, e sim desviar a atenção do poder. – O guia do Mochileiro das Galáxias (livro 1), Douglas Adams

  • Marcio Neves Eleição em 95 haiuhaiauh esse Maury tava mais enrolado que briga de polvo. Um fato interessante que pouca gente sabe é que o “inventor” da urna eletrônica, coloquei entre aspas porque o conceito já existia faz tempo, é daqui de SC da cidade de Brusque, tive o prazer de conhecer ele na época após montar os primeiros protótipos das primeiras urnas, não sei porque esse cara não ficou rico, ou talvez tenha ficado hahaha.

  • Vanguard “O Estivador da Cavalaria Geek” Fui lendo a esperando a citação ao Guia do Mochileiro das Galaxias, excelente cara!

  • FernandodeLaurentiis

    Léo Bruski – O Mensageiro Espacial da Cavalaria Ge ThiagoMiro Eu ouvi e gostei muito, parabéns Thiago!!

  • FernandodeLaurentiis

    Picolé de chuchu é o apelido do Alckmin e não do Serra!

  • BozoSpan

    Eu nunca voto, pois por principio sou contrário ao sistema democrático. Acredito que ele é falho por se sustentar sobre duas premissas falsas:

    1 – Cada um sabe o que é melhor para sí.

    2 – O que é melhor para a maioria corresponde sempre ao que é melhor para a totalidade.

    Eu não me lembro de quem é a frase, mas ela exemplifica claramente o problema da democracia: “A democracia consiste em dar para as massas ignorantes o poder de tomar as decisões mais importantes”.
    E de forma alguma é justificável dizer que “se você se ausentar, você perde o direito de reclamar”. Na minha visão é até o contrário, se você optou por participar do processo democrático, você está dizendo “Eu acredito que essa seja a melhor escolha, mas aceito que quem quer que seja escolhido pela maioria seja o melhor”. Dessa forma você escolheu o vencedor, independente de ter votado nele ou não. Claro, você jamais perderá o direito de reclamar de uma ou outra ação do sujeito, mas não pode reclamar do fato dele ter sido escolhido hehe.

  • mstrey

    BozoSpan Existe uma máxima que vale tanto para a democracia quanto para o capitalismo:
    “A Democracia é uma bosta! mas é a melhor coisa que temos até o momento”
    “O Capitalismo é uma bosta! mas é a melhor coisa que temos até o momento”

    Consigo entender ser contrario ao sistema, mas não consigo entender como ignorá-lo pode melhorar a situação de quem quer que seja.

    Seguindo ainda a tua lógica: “(…)se você optou por participar do processo democrático, você está dizendo “Eu acredito que essa seja a melhor escolha, mas aceito que quem quer que seja escolhido pela maioria seja o melhor”.(…)”

    Se você Optou por não participar do processo democrático… “você está dizendo “Eu acredito que essa seja a melhor escolha, mas aceito que quem quer que seja escolhido pela maioria seja o melhor”.(…)””

    Participar ou não é deixar a escolha para maioria, mas não participar é diminuir a maioria e favorecer os que estão liderando.

  • mstrey

    Léo Bruski – O Mensageiro Espacial da Cavalaria Ge maycowmeira

    Eu sou voluntário há 8 anos e participei de todos os pleitos neste período. A minha cidade não é muito grande (menos de 200 mil eleitores) e a minha seção também não é muito grande (cerca de 300 eleitores). 

    Dados estes números digo que é relativamente tranquilo o serviço. Fica-se um dia inteiro sentado lendo/digitando números ou verificando a fila. Em troca destas menos de 11 horas de trabalho (das 7:00 as 18:00) eu ganho duas folgas no trabalho. Ainda tem as duas folgas do treinamento, e este não leva mais do que duas horas. Algumas cidade ainda convocam os presidentes para fazer a preparação da sala no dia anterior e por estes 30 min de trabalho são mais duas folgas.

    Resumindo, por algumas poucas horas de serviço tu podes ganhar de 2 até 10 folgas, dependendo do teu cargo, tua região e de quantos turnos o pleito terá.

    Além das folgas, a Justiça eleitoral fornece uma ajuda para o almoço para cada um dos turnos. Neste ano a ajuda será de R$ 25,00 em dinheiro, para cada turno.

    Eu, particularmente, penso que é um serviço fácil e leve com uma contrapartida razoável.

  • TatoTarcan

    mstrey votenaweb_ VoceFiscal RankingdosPolti Boa! Manda um e-mail… seria bem legal mesmo de comentar! 😉

  • mstrey

    TatoTarcan qual o email mesmo? 😛
    Mas sério, tem como usar JS pra não fazer reload da página apos selecionar o assunto no Form de contato?

  • beneportela

    RAULLL!!!! Amigos, já trabalhei de mesário em varias eleições e uma dica para não trabalhar mais é se mudar, a carta da convocação obrigatória chega e volta, assim eles não te convocam mais! Mais fácil é vc identificar a carta e pedir, por camaradagem do carteiro, que retorne a carta, isto pode parecer ruim mas eu já trabalhei demais, fora varias eleições que trabalhei sem folga no trabalho pois sou autônomo, e pra a galera que quer trabalha, é só procurar, eles aceitam e ate estimulam os voluntários! 
    Valeu!
    Bené

  • mstrey

    beneportela Pra quem não quer ou não pode se mudar, basta se afiliar a qualquer partido! espera passar a eleição e pede pra desfiliar. nunca mais é convocado.

  • TatoTarcan

    mstrey Mas você perdeu os dados no reload?

  • Vanguard “O Estivador da Cavalaria Geek”

    Léo Bruski – O Mensageiro Espacial da Cavalaria Ge Vanguard “O Estivador da Cavalaria Geek” melhor definição de presidente de todos os tempos!!!

  • mstrey

    TatoTarcan não perdi, mas tomei um susto! Acho que atrapalha um pouco a usabilidade.

  • TatoTarcan

    mstrey Estamos avaliando isso… Mas isso é coisa nova! Estamos avaliando se vale a pena tirar o refresh… Pode ficar muito pesado!

  • mstrey

    Léo Bruski – O Mensageiro Espacial da Cavalaria Ge Marcio Neves
    Não é exatamente a urna que não é segura, e sim a urna brasileira, assim como todas as outras DRE (urnas de primeira geração) que não é segura. Urnas de Segunda e Terceira geração são infinitamente mais seguras, procure algo sobre as urnas argentinas ou sobre uma empresa americana que criou o sistema Scantegrity.

  • kingars

    profmaury não sei se felizmente ou infelizmente, mas a verdade é que não levo.

  • barone

    Mandei um e-mail com um pedido formal de batismo ANTES de chegar na leitura de e-mails e ganhei de brinde uma bronca do Tato. Lembrar sempre de só mandar coisas depois do player de podcast zerar e passar para o próximo daqui pra frente. Mas valeu, porque tinha dado pau no feed e acabei pulando o episódio de muambas.

    Muito obrigado pelo meu novo nome, Generais! Toda a descrição da minha pessoa foi muito bonita 🙂

    AQUELABRAÇO e até a próxima,
    THE MENTE.

    Playstation: inconvenientemente perguntando quando participarei do Ultrageek, porque preciso fazer jus ao que os ouvintes ouviram, hahahahahahahahahhaha….

  • barone

    *Marechais. Eu demoro pra aprender.

  • LucasRigamont

    Rauuullll Generais, já que gostaram tanto da minha ficha acho que merece um batismo não? kkkk
    Sobre este episódio, eleição pra mim sempre foi chato mas tenho tentado me politizar nos últimos tempos a fim de fazer cada dia decisões ainda mais inteligentes =D

  • Vanguard “O Estivador da Cavalaria Geek”

    Como na maioria das eleições eu não consegui saber em quem votar por achar as propostas muito vagas ou praticamente impossíveis eu anulei meu voto, não acho legal votar por votar mas fica dificil quando você não acha nem um candidato que te agrade!!!!

  • Deilan Nunes

    Seria legal se criassem o PGB – Partido Geek Brasileiro

  • FernandodeLaurentiis Huahuhuahuahuahuahua É verdade!!!!! Sorry!!!

  • Vanguard “O Estivador da Cavalaria Geek” Léo Bruski – O Mensageiro Espacial da Cavalaria Ge DE TODOS OS TEMPOS!!!

  • Roberto Andiara

    Vanguard “O Estivador da Cavalaria Geek” e ainda complemento a sua citação: “[…] Pouquíssimas pessoas sabem que o presidente e o governo praticamente
    não têm nenhum poder, e, dessas pouquíssimas pessoas, apenas seis sabem
    onde é, de fato, exercido o verdadeiro poder político.”
    Assim, quem exerce de fato o poder pode fazê-lo sem ser incomdado.

  • mstrey Antes de falar que ela é segura, acho que deverias ouvir a entrevista do FreakCast 16, é revelador sobre o assunto!

  • mstrey Bacana, da pra perceber que nesse caso eles são bem justos.

  • mstrey

    Léo Bruski – O Mensageiro Espacial da Cavalaria Ge mstrey
    Qual urna eu falei que é segura?
    Veja bem, eu não disse que a Urna é segura, eu disse que Urna Brasileira NÃO é e que outras, de gerações mais atuais, são mais seguras. Não existe equipamento a prova de falhas. todas as gerações de urnas tem seus problemas, mas a nossa é uma piada!!

  • MarcioDoNascimentoSantos

    Vocês confundiram macaco Tião (correto) com macaco Simão (errado).

  • tomfantini

    johnveejones quem nunca sonhou que estava mijando e acordou mijado não sabe que é um sonho realizado! #CAPITAOPUNHETA

  • Pessoal… só pra lembrar… só faltam 173 R$ para alcançar a meta estendida do wecast , para termos a versão web do aplicativo, que sairá antes ainda que a versão para Android. São apenas 173R$ a serem atingidos até dia 28 desse mês cavalaria. Depois de um caminho tão extenso não vamos deixar esse projeto ter uma.meta estendida por tão pouco! Conto com vcs! Eu fiz minha parte….. e vc ? o/ Raulll

  • Eiji Okuda

    Eu discordo com o Boris que quem se absteve não tem o direito de reclamar. Todos têm o direito de reclamar. Assim como todos têm o direito de escolher ou não escolher o candidato. 
    Agora para o segundo turno das eleições, eu sugiro um podcast em formato de discussão que fala sobre quais os problemas e desafios que o futuro presidente vai enfrentar e como cada um deles enfrentarão estes problemas baseados no conhecimento de vocês mesmo.
    Vocês podem receber críticas? Com certeza. Mas será muito esclarecedor e de muita repercussão.

    Hoje eu sinto falta das pessoas assumirem uma posição política e justificarem o porque. 
    Acredito que o Tato votará no Aécio e o Maury na Dilma. Se assim for sairia uma discussão interessante.

    Abraços e Raulll

    Ah.. minha posição: eu votarei no Aécio pela posição mais liberal e porque acho que ele pede reajustar a economia.Acredito que ele pode fortalecer indústrias e empresas. Eu acredito que o melhor programa social é o emprego ou negócio próprio.
    Vejo que algumas privatizações são necessárias e que o governo é um péssimo gestor de empresas. 
    No entanto, sinto falta nos dois candidatos de uma postura  mais voltada à educação, que é onde realmente a verdadeira transformação acontece,

  • Excente podcast. Excelente!
    Grande conversa, conteúdo fantástico.

    Se me permitem a crítica, que já fiz, inclusive no Os Comentadores, é que um material tão bom deveria ter sido publicado uns 30 dias antes da eleição para que as pessoas pudessem refletir melhor sobre o tema.

    De qualquer forma, podcast sem nenhuma ressalva.

    Excelente!!!

    Abraços.

    aLx
    <a href=”http://mundopodcast.com.br/comentadores/”>Os Comentadores</a>

  • StefanPasoldDamacena

    #RAULLL Marechais, muitos dizem que politica não se deve discutir mas como vamos melhorar a situação se não discutirmos o que deve ser mudado?
    Abraços!