Ultrageek 158 – Vikings

Ultrageek 158 – Vikings

RAULLL CAVALARIA GEEK!

No Ultrageek dessa semana vamos falar sobre uma das séries que fazem a gente perder a cabeça aqui na A CASA GEEKVIKINGS! Se você está se perguntando “mas que merda de tecnologia existe no mundo Viking”? Você realmente precisa ouvir esse episódio e pirar nos avanços tecnológicos dessa civilização e, mais que isso, vai viciar nessa série animal! Afinal, vocês sabem, quando a gente recomenda uma série, não falamos de qualquer coisa!!! ;D

Selvagem pagão convidado:
– Rafa Lohmann, o Amuleto da Cavalaria Geek!

Nesse episódio: Ouça um podcasts com um aroma de carvalho, conheça um pouco sobre a civilização que ama carvalho, fique na pilha para assistir essa série plantado no sofá (como um carvalho), descubra um guerreiro cara de carvalho e acabe com uma regra social cristã que é uma dica do carvalho!!!

  • DOE SANGUE E AJUDE UMA FAMÍLIA GEEK
  • Doações em nome de YOSHIO SUZUKI
  • Hemocentro de São José dos Campos
  • R. Antonio Saes, 425 centro – do lado da Santa Casa.
  • (segunda a sexta das 07h00 às 12h30)
  • Tel/Fax: (12) 3519-3766
  1. LINKS DO PROGRAMA
  2. Faça parte do jogo A Lenda do Herói!
  3. A Casa Geek – CBLOL Final 2014 
  4. A Casa Geek no YouTube
  5. A Casa Geek no Facebook
  6. A Casa Geek no Twitter
  7. A Casa Geek no Google Plus
  8. A Casa Geek no Instagram
  • RAMBÚ, O RAMBO BRASILEIRO!

Sobre o autor

A Rede Geek é um hub de conteúdo geek, com podcasts, vídeos, blog, produtos e serviços feitos especialmente para a galera que é apaixonada por tecnologia! Siga a gente nas redes sociais e fique ligado de tudo que rola por aqui! ;D #RAULLL

  • HMeiraM

    Excelente tema! Série obrigatória para quem gosta de história, cultura, religiosidade, era medieval e tudo relacionado.

  • LeoFluz

    Salve salve!
    Ainda não ouvi – estou no trabalho – mas assim que chegar em casa é obrigação.

    Como brother, sei que vocês não vão bloquear a divulgação da Review que fiz da série no AN, certo? Hahahah
    http://www.actionnerds.com.br/review-vikings/

    Valeu!!!!

  • Estou com muita vontade de assistir essa série, mas ainda não consegui arrumar tempo para ela, no meio da enxurrada de outras séries que tenho para assistir. Mas coloquei na minha lista de “Quero assistir”, na Netflix 😀

  • Malcomtux

    Enquanto ouvia no trenzão o browser encheu de paginas da wikipedia para ler depois, ainda bem que ouvi os extras

  • KllrLamrb

    Porra que foda, finalmente alguém fez um podcast sobre esse série que eu acho do caralho!
    e ainda bem que sao vcs que acredito serem um dos melhores podcast em termo de qualidade de pauta,
    irei ouvir na fila do banco hahahaa , acho que foi o Prof. Maury que comentou ser melhor que GOT pois o mesmo da sono
    concordo totalmente com essa afirmação, vlw generais!

  • Conferi o trailer e fiquei empolgado com essa série na época do seu lançamento, mas depois de ter ficado super animado assistindo Terra Nova, e ver a série sendo cancelada na primeira temporada deixando TUDO sem resposta, decidi esperar para ver se a série vingava. Acho que esse episódio de hoje foi a confirmação 😉

  • Dougkun

    Não vi nenhum peitinho na série (já assisti as duas temporadas). Onde *alugo* essa versão não censurada ?

  • Ronin (Koudi)

    Raulll cavalaria!

    Vikings é fodaa…

    Alguns pontos…
    Vcs disseram que o Ragnar não era um guerreiro e sim um fazendeiro, mais ou menos, em uma sociedade viking todos são “guerreiros”, pois morrer em batalha é a maior honra que pode haver e isso é o que lhe dá direito a festejar com os deuses à espera do Ragnarok. Morrer de velhice significa que você não foi valoroso em batalha.
    Na questão feminina, o valor delas também é definido em batalha, e ao se tornar uma ‘shield maid’, que são as “representações” das valkirias em terra, em um misto de sacerdotisas com guerreiras, elas alcançam um respeito muito grande. Podem notar que, nem todas as mulheres conseguem impor o respeito que a Laguertha tem. A mulher o Earl, por exemplo, ela só consegue as coisas através da manipulação, e não pelo respeito.
    Os chifres são uma representação errônea dos vikings, eles foram introduzidos na imagem popular por Wagner em suas óperas, e estranhamente ficaram impregnadas na associação com a cultura viking.

    Fica ai uma foto, de uma das vitrines de uma exposição que fui no Royal Britsh Columbia Musem e onde aprendi um pouco sobre os vikings enquanto estive no Canadá

  • OValente

    RAULLL Generais!!
    Já tava de olho nessa série, e vi que ela tava no “Netflix”, e estava agendando de ver, mas agora vcs me atiçaram… vou começar!!! Parece ser fodástica!!!
    Já fiz um seminário sobre os Vikings, e nele aprendi o seguinte: não exixtiam os “chifres” em seus capacetes, não são desse povo essa características… 
    Verei o Rambú…

    RAULLL!!!RAULLL!!!RAULLL!!!

  • LeoFluz Não só não boquearemos, vamos recomendar! ;P

  • Vanguard

    Depois de muuuuuuito tempo usando um xbox360 destravado decidi sair da ilegalidade e travar o meu xbox360 e aproveitar e economizar uma grana com o pagamento de uma tv a cabo mais barata afinal eu agora posso desfrutar do Netflix e um dos seriados que eu mais assisto é o Vikings, tem tudo o que eu espero de um seriado… Sangue, mulheres, desmembramento, mulheres, guerra, mulheres, mais sangue e batalhas épicas quem não gosta é MOCINHA!!!!!

  • Vanguard

    @Dougkun Netflix pequeno Padawan!!!!

  • OValente

    Ronin (Koudi) Boa Ronin, falou primeiro dos capacetes!!! hahahahah

  • Yellow King

    Precisa sair um cast COM spoilers tambem

  • Vanguard

    Se eu estiver enganado me perdoem mas elmo viking não tem chifre, os que usavam o chifre no elmo não eram os Galeses ou os Celtas? É só uma duvida pois lembro de ter lido em algum lugar sobre isso

  • Excelente série e cast. Também sou a favor de uma versão com spoilers, especialmente se for das duas temporadas.
    Quanto aos chifres, o pessoal aí já confirmou, é uma visão errônea deles.

    Acho muito interessante ver as diferenças entre os povos, principalmente na parte da religião. Nesta primeira temporada tem dois pontos bem interessantes: o episódio do Sacrifício, que mostra bastante da religião deles e também a visão do Ragnarok.

  • albertjs

    Fiquei muito interessado neste cast futuro sobre bombas atomicas. Vai ser demais!

  • PanonCorvodaTempestade

    Vanguard De fato, os vikings não utilizavam chifres nos elmos, por que isso seria muito pouco prático. Mas existem relatos de elmos de senhores da guerra e Jarls enfeitados com asas ou outros adornos.

  • PanonCorvodaTempestade

    Ótimo cast, ouço o programa de vocês a algum tempo, mas essa é a primeira vez que sinto que tenho algo a contribuir. Vocês parecem ter uma visão equivocada do que eram os vikings, e vou fazer alguns comentários a respeito do que disseram.
    Para começar eles eram um povo muito higiênico,  e tomavam muito mais banhos do que os povos cristãos.

    Quanto aos elmos com chifres, os vikings nunca usaram eles. Isso faz parte do imaginário das pessoas por conta da mídia, mas os vikings nunca usariam algo tão pouco prático. Existem relatos de alguns jarls ricos que usavam adornos em seus elmos, tais como asas, mas era algo extremamente raro e reservado aos mais bem sucedidos guerreiros.
    Quanto às mulheres, elas realmente tinham uma certa igualdade perante os homens. Assim como em outras sociedades pagãs (não cristãs) o seu lugar na sociedade tinha muito mais a ver com a sua competência e capacidade, do que com o seu sexo. Mas de forma geral as mulheres ainda eram inferiores aos seus maridos, pelo simples fato de não serem (usualmente) guerreiras tão competentes. Mas mesmo assim, o poder delas de influência e manipulação era algo muito mais reconhecido socialmente do que nos povos cristãos.

    O Rollo não é tão “brutamontes” quanto vocês retrataram. Ele só não é tão astuto quanto o Ragnar. Ele é um guerreiro e tende a querer resolver as coisas de maneira violenta, pois tem confiança na sua habilidade, mas isso não quer dizer que ele é completo imbecil.

    Acho que o ponto mais importante que vocês deixaram de comentar, é como a série mostra perfeitamente um combate em paredes de escudo! Não eram as escaramuças de amálgama desorganizada que costumamos ver no cinema, mas sim guerreiros treinados lutando de maneira eficiente.

  • Aos 2:10 minutos de podcast.

    Tato: Essa semana ainda também eu vou pra São José doar sangue…
    Prof: … do caralho.

    E com isso me despeço.
    RAULLL!

  • Vanguard

    para as feminasistas de plantão! Me falem quantas sociedades tinham as mulheres como papel igualitário aos dos homens. E principalmente…. Quantas ainda existem? (Querendo ver o circo pegar fogo)

  • DouglasDias1

    Vanguard Se não me engano, essa história dos chifres surgiu por causa da ópera do Wagner. Não sei se ele utilizou esses adornos propositalmente ou se fez alguma bobagem nas pesquisas, mas o fato é que a partir dali, caiu no imaginário popular a lenda do “viking chifrudo”

  • Vanguard

    DouglasDias1 Vanguard Realmente o elmo com chifres é Celta mas creio que a fama de chifres no elmo Viking veio com a igreja católica para “endemonizar” o povo Viking

  • Miguel Wolf

    Vanguard DouglasDias1 Chifre e asas para mim vem do Asterix e Obelix e aquilo é praticamente histórico hahahah.

  • Vanguard

    Miguel Wolf Vanguard DouglasDias1 Asterix e Obelix são fatos verídicos e não há nada de fantasioso!!!!!!!!
    Obs. Eles eram Gauleses.

  • Aguardando alguem falar sobre Black Sails assim como Vikings. rsrs. Mas animei a ver a série, graças ao cast.

    Raaauulll

  • PanonCorvodaTempestade

    Vanguard Boa parte das sociedades pagãs europeias da idade média, uma porção de tribos “primitivos” da idade antiga… Existiram muitos povos ao longo da história da humanidade nos quais as mulheres tinham se não um pé de igualdade (ou mesmo superioridade em alguns casos), uma posição de respeito (como no caso de Esparta) hehe. Mas a gente estuda a história a partir das grandes civilizações que surgiram no norte da africa e no oriente médio, e posteriormente grécia/roma e por fim as sociedades cristãs que dominaram a Europa até os dias de hoje.

  • PanonCorvodaTempestade

    Miguel Wolf Vanguard DouglasDias1 Alguns guerreiros ricos e poderosos usavam adornos como asas em seus chifres de fato… Mas isso não era algo muito comum.
    E no Asterix nenhum dos vikings usa asa nos elmos, todos eles tem chifres.

  • Vanguard

    PanonCorvodaTempestade Miguel Wolf Vanguard DouglasDias1 O Asterix usa asas no elmo mas eles são Gauleses e não Vikings!!!!!

  • Deilan Nunes

    Não é melhor que game of thrones, mas é muito boa.. gostei!!!

  • Deilan Nunes

    poderiam fazer um cast sobre a Serie Silicon Valley

  • DouglasDias1

    Vanguard DouglasDias1 Essa história da igreja católica, também é meio mito.
    A verdade é que 99% do que sabemos sobre os povos nórdicos foi escrito por monges islandeses (cristãos). Tem algumas coisas que obviamente foram meio distorcidas (eles claramente são retratados como brutamontes e inimigos da cristandade). Mas a questão dos chifres, só apareceu no século XIX.
    Eu, sinceramente acredito em um erro “honesto” mesmo. Algumas tribos germânicas utilizavam esse tipo de adorno e não acho de todo impossível uma confusão.

  • DouglasDias1

    Vamos lá, alguns pontos sobre o cast (tirando a questão dos chifres):
    – A questão da tradução de Earl:
    Historicamente, o termo é traduzido como Lord no inglês. Em português, “Lord” pode ser sim traduzido como Conde.
    O que ocorre é que o sistema de “governo” nórdico era muito parecido com todo o resto da Europa feudal: senhores de terras concediam pedaços de sua propriedade para guerreiros que em troca, juravam lealdade. Exatamente por isso, é beeeem inexato chamar o Ragnar, da série, de fazendeiro. Ele era um senhor de terras. No contexto, tanto nórdico como na Europa feudal, isso significava certa posição de nobreza (ou seja, ele era um GUERREIRO).
    Lembrando que isso ocorre somente na série. Na lenda de Ragnar, seu pai não somente era um Earl, mas um Rei dinamarquês (quando seu pai morre, ele assume seus domínios)
    – O Rollo (ou Robert) é um personagem real, mas que está “deslocado” na série. Ele teria nascido cerca de 40 ou 50 anos depois de onde normalmente situa-se os mitos sobre o Ragnar. Segundo algumas fontes (inclusive as crônicas anglo-saxônicas) ele foi o fundador de um principado francês que, posteriormente se tornaria a Normandia. William o Conquistador seria descendente direto do Rollo.
    A exemplo do Rollo, o monge Æthelstan também é outro personagem interessante. Existem registros de trocentos Æthelstan mais ou menos naquele período. Porém, um desse seria filho (ou neto) do rei Egbert (ou Ecbert) de Wessex (que aparece com certo destaque, não sei se na primeira ou segunda temporada da série). Esse Æthelstan foi posteriormente rei da Anglia oriental. Mesma Anglia que, posteriormente, foi conquistada (e governada) por um certo viking deficiente físico 😀
    – Quanto a localização da história: a história do Ragnar é um mito Sueco/Dinamarquês. Segundo a lenda, ele seria SUECO. Porém, alguns textos situam os domínios do Ragnar no norte da Dinamarca. Logo, acho bem preciso afirmar que a série se passa na Dinamarca (exatamente pelo que falaram no podcast: tem algumas referências a Suécia como se fossem outras terras).

  • DouglasDias1

    Não sei se pode postar aqui (se não, sintam-se totalmente a vontade para apagar ;D ), mas uns tempos atrás, gravamos um podcast sobre o Ragnar (não da série, mas o personagem mítico/histórico):
    https://lendasdeboteco.wordpress.com/2014/06/07/mitos-ragnar-lothbrok/

  • Vanguard

    Deilan Nunes KRA! PRA QUE CARA! QUE ISSO KRA!!!! NÃO FAZ ASSIM KRA!!!!

  • RAULLL
    ,
    , | ,__
    | / `.
    `-.:. `
    `-.__ `=====|
    /=`’/ ^_
    .’ / .=)
    .-‘ .’| ‘-(/_|
    .’ __( .’`
    /_.’` `. |` |
    |/

  • R A U L L L ! ! !

  • RafaCamarda

    Raull Cavalaria!
    Conheci o Ultrageek por esse episódio e me fez colocar o podcast de vocês no meu TOP 1 de casts que já ouvi. Muito bom a forma pela qual explanam o conteúdo, bem divertido, humorado e ao mesmo tempo com seriedade e profissionalismo.
    Já ouvi mais de 10 casts em 3 dias e já me considero parte da família que é a Cavalaria Geek! Curti muito mesmo.
    Parabéns e continuem o ótimo trabalho. Em breve preparo meu e-mail de batismo hahahahaha.

  • r_schirmer

    Rauul Generais!

    Show demais o programa. Vou assistir o seriado naquela rede de filmes e séries em stream com certeza! kkkk

    Abraço,

    O Senhor dos Acrílicos.

  • rampinii

    Estudos apontam que 98% das pessoas que dizem que GOT dá sono não conseguiu passar do quarto episódio. Mas a vida é assim amigos, seja no jogo dos tronos, ou nas batalhas de pilhagem só os fortes sobrevivem.
    Ps.: Sim eu vim defender GOT em um cast de Vikings com uma semana de atraso.
    Rauuuul!

  • rampinii

    Estudos apontam que 98% das pessoas que dizem que GOT dá sono não conseguiram passar do quarto episódio. Mas a vida é assim amigos, seja no jogo dos tronos, ou nas batalhas de pilhagem só os fortes sobrevivem.
    Ps.: Sim eu vim defender GOT em um cast de Vikings com uma semana de atraso.

  • MarteletoFM

    Nosso Amigo que  curte sangue e mulheres deve delirar quando a namorada tá menstruada… Exagerei né?… Foi mal…

    Em todo caso, não dá pra perder a piada.

    E pra não perder o cargo tenho que terminar dizendo que:  O PODER É DE VOCÊS!!!!

    Flávio Marteleto o CAPITÃO PLANETA da Cavalaria Geek! #RAULLL

  • Clebermferreira

    Não vou comentar porque ainda estou ouvindo este Episódio.
    Mas passei aqui para deixar meu #RAULLL para vcs.
    Abs.
    Cleber Ferreira
    O Vigilante da Cavalaria Geek!

  • JulianoGomes1

    Na verdade vikings não utilizavam capacetes com chifres

  • PanonCorvodaTempestade

    Vanguard “O Estivador da Cavalaria Geek” PanonCorvodaTempestade Miguel Wolf DouglasDias1 Em uma das histórias do Asterix, os Vikings aparecem e todos eles usam elmos com chifres hehe

  • Miguel Wolf

    Apareceu Vikings 2º temporada naquele serviço de streaming que começa com N.
    Finalmente vou acabar de ver a segunda temporada o/

  • StefanPasoldDamacena

    #RAULLL Marechais, eu não conhecia Vikings conheci pelo cast, to muito mega hiper super afim de assistir mas só futuramente, geralmente quando vicio em series é foda esperar 1 ano para ver a próxima temporada.
    Abraços!