Ultrageek 102 – PRISM: vigilância governamental

Ultrageek 102 – PRISM: vigilância governamental

RAULLL CAVALARIA GEEK!

No Ultrageek dessa semana vamos falar sobre um assunto que está bombando lá fora, mas que os geeks aqui do Brasil ainda não discutem muito… VIGILÂNCIA GOVERNAMENTAL! Quem acha que o PRISM afeta só os americanos está muito errado, além de existirem políticas nacionais muito semelhantes, o próprio controle do governo dos Estados Unidos também atinge os brasileiros, e pode ter certeza, o buraco é bem mais em baixo!!!

Convidados vigiados de perto:
@MarceloSalgado" href="http://twitter.com/marcelosalgado" target="_blank">Marcelo Salgado
– Hiro, o Spy da Cavalaria Geek

Nesse episódio: descubra se você pode ficar seguro com seus dados, saiba até onde a NSA pode descobrir o que você faz na internet, espante um agente da Abin com o mamilo do Tato, proteja-se com pouco trabalho, aprenda palavras simples que podem te colocar na lista negra, veja o quão inteligente é a agência de inteligência e assuste-se com acusações sem sentido algum!!! ;P

  1. LINKS CITADOS NO PODCAST
  2. WeRgeeks 66 – Ditadura Digital (parte 1)
  3. WeRgeeks 66 – Ditadura Digital (parte 2)

Sobre o autor

A Rede Geek é um hub de conteúdo geek, com podcasts, vídeos, blog, produtos e serviços feitos especialmente para a galera que é apaixonada por tecnologia! Siga a gente nas redes sociais e fique ligado de tudo que rola por aqui! ;D #RAULLL

  • Rafael

    Obama não curtiu esse podcast

  • leandro santos

    RAULLL

  • Caralho Tato, que vitrine sensacional!!! Baixando, comento de fato depois 🙂

  • Danilo Luiz

    Ainda não baixei e nem ouvi. Gostaria de “protestar” um pouco. Acho legal ter Ultrageek toda segunda-feira, mas prefiro que seja quinzenal com 2 horas do que toda semana de forma bem resumida.

    Quanto ao programa, por acaso comentei sobre isso no Facebook ontem, não adianta o pessoal temer Sopa, Pipa, Acta e agora Prism e continuar falando “#partiu, minha casa está sozinha” ou “#partiu, passem trote do sequestro para os meus pais”. Não adianta falar que querem privacidade e depois ficar dando check-in no Foursquare a cada meia hora.

    Abraços!

  • Trumae

    Ta dificil escutar os podcasts de voces ja ha algum tempo. Pelo site o player para, o download tambem para no meio. Escuto outros podcasts e o de voces tem dado bastante problema. Tem alguns colegas de voces que estao usando o Soundcloud, nao tenho problemas com ele. O player do jovem nerd tambem nao dah problema. Mas o problema pode nao ser o player eh sim a conexao/banda ou seila. Deem uma olhada, eu me interessei pelo assunto eh desisti de escutar. Vou ter que tentar outro dia.

    Valeu.

    • Tato

      @Trumae: Fala meu velho, beleza? Provavelmente o que está acontecendo é que o servidor está sofrendo com o volume de acessos. Como solução temporaria eu recomendo um player como o WeCast, que retoma o arquivo daonde ele parou… Mas já estamos reforçando as estruturas para acabar com esse tipo de problema nos próximos meses! Aí volta tudo ao normal!!! ;D #RAULLL o

  • Guilherme Sansoni(33, Analista de Sistemas, esperando a nomeação, São Carlos -SP

    Fala Tato e Maury,
    Assunto delicado, calhando com o contexto nacional… Sobre a questão abordada: Existem sempre pontos positivos e negativos em tudo… sou a favor da liberdade, individualidade e privacidade de cada um, mas eu concordo que se existem formas, desde que usadas de forma correta e com responsabilidade, uma certa vigilia se faz necassária e seria “aceitável” desde que para um bem maior(mas um bem mesmo), pois infelizmente nem todos somos pessoas boas e idôneas… Mas sei que isso tudo é muito utópico pois vão existir pessoas mal intencionadas regulando essa vigilância.
    Indicação de série pertinente ao assunto discutido: Person of Interest.
    Raullll!!!

  • Klaus Oliveira

    Fala Pessoal!
    Posso retirar uma dúvida? qual o nome do som que vcs usam a partir de 49:07?
    Estava procurando faz um tempo mas ainda não achei.
    O som que vcs usam no update também é foda.
    Falando nisso, este Ultrageek estava foda.
    #RAULLL!!!

  • Sempre achei o nome “ABIN” caído rs, os caras merecem uma sigla melhor pelo nível de trabalho que fazem.

  • Hiro

    Até q eu gostei da edição final.

    @Alexandre Sales: Antes era SNI, mto pior. Por outro lado o primeiro orgão de inteligência do Brasil chamava SCIFI, o q era no mínimo uma piada pronta hehe

  • Aeeee agora fui batizado haha!

    Léo Bruski

    Mensageiro Espacial da Cavalaria Geek – 28 Anos – Blumenau – SC

    Caraca é realmente um assunto muito delicado, mesmo que as pessoas “boas” vamos dizer não tenham nada a esconder ainda é a privacidade de cada um que está em jogo. Saber que existem órgãos do governo que ficam monitorando as informações é muito doido, é como se existisse uma camera na sua sala filmando tudo o que você faz e mostrando para eles.
    Mas uma coisa eu tenho certeza, é humanamente impossível monitorar toda essa informação, é lógico que muita coisa é automatizada e ativada através de palavras chave, não vou dar exemplos aqui para realmente não chamar mais atenção, mas olhar “no braço” cada mensagem do Facebook, Google ou WhatsApp é praticamente impossível com o volume de dados que temos hoje.
    Sobre a A B I N que nome escroto véio, só podia ser do Brasil mesmo, esse nome não retorna nenhuma credibilidade, para mim é tipo o IBGE ou algo tosco do governo, não importa o que eles realmente façam lá hahaha
    Ótimo programa galera, poderiam deixar um pouco mais comprido e explorar mais o tema.
    Valeu abraço!

  • Roger ‘koy’ Gelonezi

    Olá Cavalaria!

    Galera, mais um ótimo programa, #Raul!

    É impressão minha ou o Hiro grava em posição de lótus, ao lado de uma fonte de mármore com plantas, dentro de um templo budista nas montanhas?

    Uma dica de tema que tenho é a relação entre o batismo de nome Roger/Rogerio e a veia geek.

    Bom Galera, Grande Abraço!
    #Raul!

    PS: Uma dica de plugin para comentários 🙂
    http://disqus.com/

  • Oi, ouvindo o cast me lembrei de uma entrevista que li numa revista, se não engano era até sobre Linux, tb não lembro o nome do entrevistado, mas ele disse que toda informação que passa pelos satélites americanos, era monitorada e usadas para beneficiar empresas daquele país, eu achei isto um absurdo, mas faz todo sentido, já seria este sistema espião que não tem intuito de evitar ataques terroristas, mas sim lucrar sobre informações privilegiadas, espionagem industrial ou mesmo perseguições politicas! Não dá pra confiar em nada!
    Valeu muito bom o cast!
    Bené, 39 anos, Fortaleza-CE

  • Rogério Missio

    Ho, ho, ho feliz natal! (Em busca do cargo de papai noel)

  • Maycow Meira

    Muito bom o Cast, mas, não sei se foi na edição, mas deixaram quem imitou o Lula no vácuo!!
    Huahuahua vergonha alheia feelings.
    Abraços Geeks.

    Maycow Meira, 22 anos – Programador -Curitiba – PR

  • Olá, voltei pra comentar mesmo!
    .
    .
    .
    .
    Mas não tenho nada a acrescentar 🙁 HUEHUEUHEHUEHUEUHEHUEUHEUHEUHEHUEHUEHUEHUEUHEUHEUHEUHE
    .
    Porém, contudo, entretanto, todavia, o podcast ficou muito bom =D
    .
    Abraços!

  • Olá olá Geeks! Aqui é Andriolli, jornalista, 23 anos de Campo Grande/MS. Um comentário atrasado, mas que ainda acho relevante. O tema deste podcast me lembrou de um artigo que traduzi há pouco tempo, publicado no Observatório da Imprensa. Em maio descobriu-se que o departamento de defesa dos EUA monitorava e-mails e ligações do celular de repórteres (Associated Press, Fox News), sob a acusação de conspiração e espionagem, pois estes estavam em contato com leakers do governo. O artigo ensina aos futuros “gargantas profundas” métodos de entrar em contato com a imprensa sem que a comunicação seja vigiada. Entre as dicas temos coisas como ir a pé para os encontros, usar a internet em lugares de rede aberta, aproveitar lugares com câmeras de vigilância antiga (onde a fita é regravada diariamente) e até mesmo preferir os correios no lugar dos e-mails. Confiram!

    http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed749_dicas_para_futuros_gargantas_profundas

  • StefanPasoldDamacena

    FALAAAAA CAVALARIA GEEK!  #RAULLL
    Vamos sempre estar em vigilância, ontem, hoje e sempre….
    Abraços!