Como escolher um bom leitor de feeds

Como escolher um bom leitor de feeds

Olá geeks, faz um tempinho que não apareço por aqui, mas estou de volta. Hoje vou falar sobre como faço para escolher um bom leitor de feeds. Sei que parece ser uma decisão simples, mas como hoje em dia tudo partiu para o lado social, a ideia de um aplicativo apenas para consumir notícias, ou seja, só entrada de informações, não parece mais ter sentido.

Antigamente só era preciso se preocupar se o aplicativo no qual utilizávamos para ler notícias sincronizava ou não com o Google Reader. E este antigamente não é coisa de muito tempo atrás, em se tratando de Internet isso pode significar meses, ou até mesmo semanas.

Alguns exemplos do que considero importante para um bom leitor de feeds hoje:

  • – Sincronizar com o Google Reader (óbvio e já citado acima).
  • – Ser mobile – Sim, agregadores no computador são bons, mas quem é que leva o computador para os momentos de leitura? (Alguém ai pensou em banheiro?)
  • – Social – Não basta você ler uma notícia e guardá-la para si, é preciso que o aplicativo tenha como enviá-la para seus amigos do Twitter, Facebook, e-mail, Tumblr, Pinterest, Delicius, Posterous…
  • – Produtivo – Para quem costuma ficar procurando material para enriquecer artigos e posts é importante também que este aplicativo envie notícias para serviços como Instapaper, Pocket (antigo ReadItLater), Evernote, Readability e outros do tipo.
  • – Leve – Não estou me referindo ao tamanho em bits que o aplicativo ocupa, mas se ele possui recurso de limpeza de conteúdo já lido. Dependendo da quantidade de feeds que você assina isso pode ser um problema sério já que o volume de conteúdos pode lotar seu dispositivo.
  • – Compatível com tecnologias web – Como temos notícias publicadas de tudo que é forma na Internet as vezes podemos nos deparar com objetos que irão atrapalhar a leitura. Nada mais chato do que abrir um artigo e dar de cara com aquele quadrado preto (Flash ou Silverlight).
  • – Inteligente e econômico – Em se tratando de dispositivos móveis, pode ser um problema baixar notícias de 100, 200 feeds diferentes (sim tem gente que assina tudo isso) utilizando redes 3G. É bom que o agregador baixe apenas o necessário para você decidir se vale ou não à pena ler aquela notícia, e mais, que baixe apenas o texto e suas imagens (se for necessário).

Estes são apenas alguns dos recursos que considero importantes em um aplicativo para leitura de notícias via feeds. Claro que a lista pode ser completamente diferente dependendo de cada um. Mas é bom que se tenha pelo menos algumas das necessidades bem definidas na hora de escolher algum programa para isso. As ofertas de aplicativos são tão grandes que corremos o risco de acabar gastando uma grana considerável na compra destes até encontrar o ideal. Existem muitos gratuitos, mas nem sempre estes atendem às nossas necessidades.

E vocês geeks? O consideram importante na hora de escolher um aplicativo assim? Deixem suas opiniões nos comentários abaixo.

Sobre o autor

  • Rogério Missio

    E qual aplicativo reúne todas essas características? Qual seria a sua recomendação?

  • Rogério, hoje, depois de muito procurar por um aplicativo que tenha estas característica, utilizo o PerfectRSS no iPad.

  • Professor qual software indica para Mac OSX ? Até hoje tento achar algum que substituía meu Google Reader mas tá muito difícil.

    Algo que funcione tanto no desktop quanto mobile. Se não tiver nenhum, o que fizer primeiro ganha.

    • Rubens, para o mobile (considerando que esteja se referindo ao iOS), indico o PerfectRSS. Já para o Mac, ainda não testei bem, mas um que me parece bem completo e que se encaixa no que falei aqui no post, é o Gruml (http://www.grumlapp.com/)

  • Olha, um bacana é o PulseNews, tem para todaos os SOs, é bem bacana!

  • Pablo

    Uso dois: Flipboard e Feedly.

    Uso os dois com a minha conta do google reader ( faz um certo tempo que nem entro nele).

    Flipboard no iphone e ipad, sem dúvidas. Mas o feedly é uma ótima opção também!

    Já no browser só o feedly salva! Melhor forma de ler feeds!

  • Oi pessoal.

    Eu tb já tentei abandonar o Google Reader, sinceramente não consegui. Como vivo com o iGoogle aberto e toda a questão de sincronização.

  • Alessandro, tenho um Windows Phone e uso o Windows 8 no desktop, conhece algum reader disponível para estas duas plataformas, e também para a web?

    Abraço!

  • E agora, sem google reader #comofaz?
    Eu to quase louca!!!!

  • Yolanda

    Eu também. Tem algum igual ao Google Reader?
    Yolanda

  • Ola Carla. Eu sempre uso o Feed do navegador Opera. Acho bem melhor que o Reader. #Fica a dica

  • Mariela

    E agora?! Qual substituirá a altura do Reader?! (é o costume de usar..)