Se tem uma coisa que nós geeks invariavelmente acabamos fazendo é entrar de cabeça no trabalho e ficar assim por horas seguidas, principalmente se este é feito através de um computador ou tablet. Não é por mal, faz parte da nossa natureza, é quase que como respirar. Mas sabiam que isso deve ser evitado o máximo possível. Trabalhar de mais trás uma série de problemas como stress, dores nas costas ao final do dia… além daquela falta de interatividade com o mundo real ao nosso redor.
Não se convenceu ainda seu geek tarado por trabalho? Então vejam abaixo alguns motivos para fazer pausas no trabalho:
- – Descansar a mente
- – Descansar a vista
- – Diminuir o cansaço extremo
- – Ter um momento de alívio no stress
- – Inspiração
Dizem que para melhorar tudo isso é bom fazer uma breve pausa a cada 30 minutos, algo entre 3 a 5 minutos já é o suficiente. Mas como lembrar destes descansos quando estivermos com a cabeça totalmente focada no trabalho? Ai é que entra a dica geek de hoje:
Se você trabalha com a plataforma Mac, o programa BeHealthy se encarrega de lhe forçar a fazer uma pausa à cada 30 minutos e parar por 5. Este tempo pode ser alterado conforme a preferência de que o utiliza. Ele está disponível na Mac App Store de graça.
Para quem utiliza Windows ou Linux, indico o aplicativo Workrave que tem um funcionamento semelhante ao BeHealthy e também é de graça. A vantagem deste aqui é que ele conta também com dicas de exercício para relaxamento durante estas pausas. Conta também com configurações de servidor para utilização em ambientes corporativos. Para baixar basta acessar o site oficial.
Agora acabaram as desculpas para não fazer pausas durante o trabalho. Instale algum aplicativo destes e trabalhe de forma mais produtiva.