EU JOGUEI Golden Eye 007!

EU JOGUEI Golden Eye 007!

Faaaaaaaaaaaaaala aí geeks!

O EU JOGUEI é um pedaço do WeRgeeks para games mais velhos, ou seja, games que já foram jogados e finalizados. Aqui, o ano de lançamento e o console não importam. O Objetivo é falarmos um pouco sobre o jogo e causar aquele sentimento nostalgico nos leitores mais velhos e despertar curiosidade nos mais novos.

Essa semana, vamos falar de um dos maiores clássicos multiplayer da minha geração, o jogo que mostrou todo o potencial dos FPS para console, o jogo que transformou meninos em homens e finalmente, o jogo que me deixou com a fama de “matador” e que me garantiu um olho roxo! O ano? 1997. O jogo? Golden Eye 007!

Eu nunca fui muito fã de jogos de videogame baseados em filmes. Sempre achei todos eles uma porcaria. Todos me passavam a sensação de terem sido criado nas coxas apenas pra arrecadar a grana da fama construída em cima de alguns filmes muito esperados. Porém, porém, porém… Golden Eye veio destruindo tudo e calou a minha boca de vez. O filme não era lá aquelas coisas, mas o jogo era incrível!

Produzido pela Rareware, que durante muito tempo havia sido uma das mais bem sucedidas parceiras da Nintendo, tendo trazido games icônicos, como a trilogia Donkey Kong Country no Super Nintendo e Banjo Kazooie para o próprio N64, Golden Eye trouxe gráficos sensacionais para a época, uma trilha sonora matadora, toneladas de armas variadas, somados a uma jogabilidade que se aproveitava perfeitamente do design do controle do aparelho, colocando o jogador realmente na pele do agente secreto mais famoso do mundo.

O modo single-player tinha um enredo bem montado, que trazia uma dificuldade balanceada e fases bem extensas e fieis ao filme. Cada detalhe do longa lançado em 1995 era representado nas fases do jogo. A invasão e ação na Sibéria, a ameaça “nuclear”, o desaparecimento do parceiro, a traição… Todos os grandes momentos eram transpostos no jogo.

Mas o “Boom Shakalaka” de Golden Eye era o multiplayer. Com suporte a 4 jogadores em tela dividida (Deus abençoe o N64), GoldenEye era o jogo perfeito pra reunir a galera e passar a tarde jogando e sacaneando geral. Era comum encontrar uma galera jogando e outra galera botando pilha. Toda a gritaria e ofensas da mais alta gabardância (como diria o gerente daquela bagaça chamada Radiofobia, Léo Lopes).

E é aí que eu conto como ganhei meu olho roxo…

Havia um mapa no multiplayer chamado “Facility”, que era basicamente a faixada de um bunker subterrâneo. Nesse mapa de 2 andares, haviam algumas passagens secretas e lugares sensacionais para preparar armadilhas,  eu o conhecia como ninguém, estufava o peito e falava que JAMAIS seria pego nesse mapa, dominava cada detalhe! Eu e meus primos fomos passar um final de semana no sítio de um tio e obviamente, levei meu kit de sobrevivência: Um Nintendo 64 com 4 controles e Golden Eye 007.

Começamos a jogar com uma única regra: Quem ganhasse no mata-mata, escolhia o mapa da próxima partida, como eu era o dono console, tinha direito de começar escolhendo um mapa. Nem preciso dizer né? E assim foram mais de 40 partidas sem perder, quase 8 horas sacaneando meus primos, 1/3 de dia gerando o ódio no coração daquelas crianças. Então, para tentar ajudar meus pobres primos, soltei a seguinte frase: “Vamos fazer timinho? Eu contra vocês 3? Topam?”. E para acabar de ferrar lancei o desafio: “Se eu ganhar, vocês deixam eu bater em vocês e se vocês ganharem, eu deixo vocês me baterem. Vamos, melhor de 3?”

Oras, eu tinha 9 anos e era o maior matador da história de Golden Eye. Jamais imaginaria uma derrota! Então, na terceira rodada do DeathMatch, eu cerquei uma das portas com minas terrestres e fiquei na ponta oposta de sniper de costas para uma parede que tinha uma passagem secreta. Era o camper perfeito, jamais seria pego! Minha soberania seria confirmada para sempre!

Ficamos ali por quase 15 minutos, eu querendo que eles tentassem a invasão e eles querendo que eu saísse. Finalmente, 2 de meus primos morreram estourando todas as minhas minas terrestres, sobrando apenas o terceiro. Me posicionei no canto da sala e fui acompanhando a parede para ter um melhor ângulo. E meu primo sempre indo ao canto oposto buscando proteção. Até que cheguei na porta da sala, que ficava do lado oposto a passagem secreta. Procurei meu primo por todo o canto, sem sair da sala. Vasculhei as escadas, atras das caixas de madeira e barris de gasolina… Para todo o lado que eu olhava, eu só conseguia ver a parede branca e verde. Quando me virei para voltar ao fundo da sala, vi que meu primo tinha dado a volta, usado a passagem secreta e me cercado de minas terrestres. A explosão não só me matou, como também destruiu meu império.

Na hora de cobrar a aposta, meus primos quiseram deixar tudo nas mãos do grande campeão e com isso, trocaram os 3 socos por um único soco devastador, típico de Dragon Ball Z. Era o fim! Meu primo mais velho veio para socar meu braço, e eu, vendo que teria meus ossos esmagados pela força do soco, me defendi levantando o braço no momento exato do impacto.

Eu só não me lembrei que acima do meu ombro, estava MEU ROSTO, e com isso, tomei uma bela de uma muqueta na cara. Resultado: 2 semanas com uma beterraba no lugar do olho esquerdo. 😛

É isso galera! Espero que vocês tenham gostado!

Não deixem de compartilhar e comentar qual foi a experiência de vocês jogando esse cláaaaaaaaassico. E se você não jogou, emuladores estão aí pra isso!

Desafio a todos para uma partida!

See ya!

Sobre o autor

  • caraaaaaca… foi o que me levou ao vicio nos multiplayers fps

  • Nossa… muito bom o post! Eu passei horas de minha vida jogando 007. Nos juntávamos aqui no prédio e ficávamos várias madrugas jogando a versão multiplayer….

    SENSACIONAL

  • Comecei a rir aqui no “Boom Shakalaka” e to rindo ainda da beterraba. Adorei o post.

  • não sou muito fã… apesar de quando ter comprado meu 64 em 2005 ter pego a fita emprestada e ter terminado o jogo =D joguei muito na época mas mesmo assim, não sou muito fã. Prefiro os FPS de computador…. como eu disse no Retrocast 6, que o senhor Tato participou: http://www.retroplayers.com.br/2011/retrocast-6-doom-vs-fps/

    =D

    FPS = mouse + teclado e ponto!

  • Hiro

    Gostava de 007 na época, mas nunca tive mta intimidade com o jogo. Talvez por não ser dono de um 64, talvez por já conhecer e jogar fps, até multiplayer, no PC na época.

    Acho q mais pelo último, tenho notado mta gente nesse perfil. Embora multiplayer local seja realmente algo mto divertido.

    Devíamos marcar uma jogatina da Cavalaria.

  • 007 me introduziu ao FPS, longas forams as tardes de “ele ta ali, vira a direita”, “vai, mata, la em cima”, “filho da puta, me matou”

    agora, quanto ao seu conto, mereceu o soco …. hiarhiarhiar

  • ¢ARALHO!!!!. Nem acredito que saiu o post sobre o Golden Eye e eu só vi agora. No terceiro post da série comentei sugerindo falar sobre esse jogo, que pra min, mesmo depois de jogar Call of Duty, Battlefield ou Medal of Honor, 007 do N64 continua sendo um dos melhores jogos em termos de diversão com amigos, que já foi lançado.
    Só de lembrar da época que jogava com meu irmão e com amigos, meus olhos se preenchem e o peito aperta pela nostalgia.
    Esse jogo me formou como jogador de FPS e até hoje é o meu estilo de jogo favorito, apesar de hoje em dia, como foi dito num comentário anterior, é só no mouse + teclado.