Para que você usa seu tablet?

Para que você usa seu tablet?

Olá Geeks, tudo bem? Depois de um tempo inativo, estou voltando a postar aqui no WeRgeeks. Hoje vou falar um pouco sobre um tipo de aparelho que já está mais do que presente no dia a dia das pessoas: Os Tablets. Para que serve um tablet?

Para que você usa seu tablet?

Para que você usa seu tablet?

Claro que não farei esta perguta, ela fazia mais sentido se fosse feita há um certo tempo atrás, hoje acho que é desnecessário fazer este questionamento. Já se foram dois anos desde o lançamento do modelo de maior sucesso (iPad) e nos primeiros meses era comum que as pessoas se perguntassem para que isso servia.

Ao invés fazer esta pergunta novamente, vou mudar o foco dela para algo mais atual: Para que você usa o seu? O que vocês, principalmente os geeks, fazem com seus tablets? Quais tarefas são as mais comuns vocês conseguem realizar neste tipo de aparelho? Para exemplificar algumas das possibilidades para um tablet, vou deixar aqui um pouco do que faço com o meu. Claro que não é tudo pois o post ficaria muito grande e não é essa a idéia.

O uso mais básico que faço é bem parecido com o da maioria das pessoas, ou seja, navegação na Internet, e-mail, ler feeds de notícias, livros, assistir filmes e um ou outro jogo. Até aqui nada de mais e deve ser o mesmo que você que está lendo este post faz com seu tablet. Dentre outras possibilidades há um uso que chamo de alternativo, que é, por exemplo, transformar o aparelho em “ambientador sonoro” (tenho um aplicativo que serve para tocar sons que me ajudam a manter um clima relaxante durante o trabalho).

Por falar em trabalho, o tablet me ajuda bastante em diversas atividades corriqueiras. Com ele faço meu gerenciamento de atividades e de projetos, anotações durante reuniões (digitadas ou mesmo escritas), criação de organogramas e até mesmo um ou outro wireframe de algumas telas de sistemas em reuniões do tipo Brainstorm. Outra coisa que também faço de vez em quando no trabalho é transformar o iPad em extensão de tela para o computador, ajuda muito em algumas tarefas.

Com relação ao site faço quase todo o gerenciamento (de comentários à instalação de plugins), pautas semanais de conteúdo, publicação em redes sociais, acompanhamento de estatísticas… até o status nos Correios dos produtos enviados por acessorias de imprensa faço com o tablet. Também já o utilizei muito para editar os vídeos do meu canal no Youtube (hoje faço esta parte no Mac mesmo).

Já no campo pessoal, estudo de conteúdos diversos (de TI à concursos públicos), criação de alguns projetos simples de móveis que quero fazer para minha casa (meu futuro Home-Office está todo projetado no iPad), planejamento de viagens, procuras por postos com combustíveis mais baratos, contato com amigos, distração para meus filhos (sim, eles jogam e assistem desenhos no meu tablet). Uma outra maneira muito legal que utilizo o tablet é como mídia center no carro durante viagens. Basta colocar um suporte na parte de trás do encosto de cabeça do banco e ele vira “cinema móvel”.

Bom, como falei, este não todo o uso que faço, tem muito mais do que isso. Mas como toda hora descubro novos aplicativos, as necessidades e soluções vão surgindo de forma muito maleável, ou seja, toda hora encontro alguma nova forma de usar o meu tablet. É como já falei diversas vezes: “Um tablet é igual à um smartphone, você só descobre para que realmente serve quando tem um em mãos“.

Novamente deixo a pergunta no ar: Para que você usa seu tablet?

Sobre o autor

  • Eu uso muito para ler Quadrinhos e claro jogar. Ler quadrinhos no iPad é uma das melhores coisas EVER já feitas. Mas ler livros também é muito legal e tem a opção de levar MUITO livros sem que esse pese mais do que 700 gr.

  • Tá ai um uso que realmente é matador nos tablets: Quadrinhos

  • Eu gosto de usar o tablet para ver o Twitter, Facebook pelo Dolphin (já que o Facebook para Android é uma merda, seja em smartphone ou tablet), Gmail, Mapas, GPS (na estrada), Jogos casuais e também ler a HQ de TWD. Quando estava pegando fretado, já cheguei a assistir filmes inteiros no tablet.

    A única coisa que me incomoda são os fanboys de Apple e pessoas que são desinformadas em geral, que nem consideram os tablets com Android. O iOS e o Android tem suas diferenças, porém do geral fazem as mesmas coisas. E isso tanto vale para smartphone quanto para tablet.

    Tenho um Samsung Galaxy Tab e tem um amigo meu que tem o Motorola Xoom. Cada um tem suas diferenças em aplicativos, no geral são ótimos tablets. O pessoal precisa tirar da cabeça que Tablet é iPad.

    E aproveitando o espaço, quem tem tablet com Android não deve ter achado nada inovador no Windows 8. Posso estar sendo simplista, mesmo assim, muito da navegação do Windows 8 já tem no Android.

    • Danilo, você tem toda razão no que diz quanto ao uso de tablets que não sejam o iPad. TODOS os tablets tem as suas vantagens e desvantagens, o que vai dizer se eles são bons ou não é o uso que se faz de cada um. Quer um exemplo? Particularmente gosto muito do iPad e o utilizo todos os dias, mas para algumas atividades mais específicas, aquelas mais parecidas às realizadas em um PC, não tenho a menor dúvida que um Xoom ou Galaxy Tab são melhores.

      Sobre o Windows 8, só por curiosidade, mas o que exatamente, além da navegação que você citou, este sistema não tem de inovador em relação ao Android?

  • Diego Nobre

    Grande Alessandro,

    Eu uso para tudo isso q tu mencionou e mais para o trabalho. Tiro pedidos nele com uma tabela mo exel, uso no galaxy tab 10.1. Uso o polaris e ele suporta na boa as fórmulas pesadas.

    Tô gostando, gerencio emails nele (falta só o app gmail, o meu tablet claro veio capado), a bateria do meu galaxy s2 agradece.

    Vou testar alguns app de força de vendas que tem na android mkt.

    Abraços

    • Opa, valeu pelo comentário Diego. Quanto tiver testado esses aplicativos de força de vendas que citou, comenta aqui pra gente conhecê-los melhor.

  • Tato

    Cara, eu uso muito para consumir conteúdo!
    Em ordem de uso:

    – Acompanhar meus feeds (Reeder)
    – Ver filmes e séries da minha biblioteca
    – Netflix
    – Navegar / Redes Sociais
    – Ler HQs (Comic Zeal)
    – Ler no iBooks

    ;D

  • Então Alessandro, o esquema dos aplicativos abertos em miniaturas é algo que já temos no Android num botão próprio para isso. Quando clicamos no botão Meus Aplicativos é bem parecido, só que no Android são ícones e no Windows são quadradões. No geral esse negócio de usar os cantos já é algo comum nas aplicações do Android, bem como o lance de vários submenus. Quanto aos quadradões dá para colocar widgets no Android, ou seja, não faz muita diferença. Detalhe minha versão é a 3.0.