O Amigo Secreto para nós paulistas ou Amigo Oculto para os Mineiros e Cariocas (mais alguém?) é um tradição que acontece nas famílias, na escola e no ambiente de trabalho. Basicamente o amigo secreto é uma troca de presentes entre pessoas que não se gostam para fechar um ciclo, como o fim de um ano ou  fim do curso.

Tradicionalmente todos os nomes são escritos em filipetas de papel, dobrados e colocados em um saco para o sorteio. E é nesse momento que começam os problemas, pois sempre a última pessoa a retirar o papel sorteia a si mesmo, fazendo como que todos tenham que sortear novamente. Temos também os casos em que a pessoa sorteia alguém no qual não gosta, e para disfarçar diz que tirou a si mesmo para sortear novamente (quem não fez isso que atire a primeira pedra).

Para tentar organizar toda essa bagunça sites como AmigoSecreto.com.br propõem fazer toda a brincadeira de forma virtual. O negocio é bem simples, todos os participantes fazem um cadastro no site e aderem ao grupo que já foi criado pelo moderador, que já estipula a data, local de entrega e o valor dos presentes.

Os participantes do amigo secreto pode criar sua lista de presentes (o próprio site sugere alguns, de acordo com o valor estipulado) e ainda podem trocar mensagens de forma secreta para deixar a brincadeira ainda mais divertida (algumas pessoas se revelam nesse momento).  Essa é uma ferramenta bem útil para os dias de hoje, no qual fica difícil reunir todos para sortear os papeizinhos.

E ai, você já teve alguma experiência engraçada em amigo secreto? Comente!