Transforme alguns smartphones e iPads em “desktops”

Transforme alguns smartphones e iPads em “desktops”

Olá Geeks. Esta semana vou passar aqui na coluna NPossibilidades uma dica que pode não ser novidade para todos, mas com toda a certeza será útil a alguns de vocês.

O que todo geek que se preza gosta de fazer com seus brinquedinhos eletrônicos? Inventar novas maneiras de utilizá-los. Não é atoa que existem tantos aplicativos nas app stores que praticamente dão vida nova aos smartphones e tablets. A dica de hoje é sobre como transformar um smartphone Nokia, iPhone ou iPad em um “quase desktop”.

A lista de acessórios não é muito barata, mas são itens um tanto comuns:

  • Teclado e mouse Bluetooth
  • Conector VGA ou HDMI (no caso do iPad ou iPhone)

No caso dos smartphones da Nokia, alguns deles possuem saída de vídeo (HDMI ou não) e normalmente já vem com os cabos necessários em seus kits, o que facilita muito. No caso do iPad o conector é vendido em separado.

Antes que alguém diga que é mais barato comprar um netbook ou notebook, deixa eu explicar uma coisa: Não estou dizendo para gastarem nada e nem que esta é a melhor opção. A ideia aqui é fazer um uso diferente do equipamento que já se tem em casa. Isso pode ser útil em momentos onde tudo que se quer é economizar em peso na mochila, por exemplo, uma viajem de férias.

Bom, nos aparelhos da Nokia é simples. Basta conectar, via Bluetooth, o teclado e o mouse e após isso à um monitor ou TV. Fácil e sem segredos. Já no iPad ou iPhone requer um pouco mais de trabalho.

No caso do iPad 2 e do iPhone 4 (ou o recém lançado 4S) é preciso utilizar o conector VGA ou HMDI. Desta forma alguns dos aplicativos serão espelhados no monitor, TV ou mesmo em projetores. O problema é que nem todos os aplicativos permitem que se faça isso. A coisa fica ainda mais restrita no caso do iPad de primeira geração. Então entra aqui o velho Jailbreak.

No Cydia existem dois aplicativos que liberam alguns recursos bem úteis. O primeiro destes programas é o Display Out. Ele faz com que absolutamente todos os aplicativos e recursos do iPad ou iPhone sejam espelhados (projetados) na TV.

A segunda dica de aplicativo é o BTstack Mouse. Com ele é possível conectar um mouse Bluetooth com facilidade. Já que a conexão com teclado é feita sem a necessidade deste tipo de recurso não há mais dificuldade alguma aqui.

O que se pode fazer com estes “quase desktops”? Praticamente todo o tipo de uso básico de um netbook: Edição de textos e planilhas, navegação na web, envio de e-mails… tudo de forma bem mais confortável do que se faria diretamente no smartphone ou tablet.

Bom, vou ficando por aqui hoje, mas no próximo post da coluna NPossibilidades trarei alguma outra dica geek para utilizar em seus brinquedinhos eletrônicos. Até lá…

Sobre o autor

A Rede Geek é um hub de conteúdo geek, com podcasts, vídeos, blog, produtos e serviços feitos especialmente para a galera que é apaixonada por tecnologia! Siga a gente nas redes sociais e fique ligado de tudo que rola por aqui! ;D #RAULLL

  • Excelente Dica! Completo dizendo que vira uma ótima ferramenta de trabalho para textos, planilhas, etc.
    Mas que o iWork do iPad não vai rodar macros agressivas de VBA feitas no Excel, ressaltando o “Quase Netbook”.

    • Verdade Diogo, o iWork não roda macros nem nada do tipo. Mas se você tem um outro computador conectado à Internet, você pode fazer acesso à ele via VNC ou alguma forma semelhante. Desta forma terá seu Windows ou Mac na tela do iPad com todos os seus aplicativos mais parrudos.

  • Realmente se vc está em uma viagem de trabalho, coloque tudo no iPhone/Pad e com ajuda de cabos, plim, está na tela da tv do quarto e fica mais prático!

    • Principalmente em viagens é uma mão na roda. Outra idéia também é utilizar em espaços de escritórios compartilhados. Basta ter um monitor por perto e utilizar. Ótimo para profissionais móveis.

  • Renato Bibiano

    Excelente para fazer apresentações mostrar fotos e assistir filmes. Mas uma duvida. Para usar o DISPLAY OUT é só pra quem fez o jailbreak?

    • Sim, apenas vía Jailbreak já que o aplicativo só está disponível no Cydia.

  • Tato

    Poxa, fiquei realmente com vontade de fazer isso com meu iPad! Só é uma pena que uso muito o photoshop no meu dia-a-dia e isso, infelizmente, não tem nada que substitua! =S

  • LeonardoNerd

    Isso é legal pra ver uma vez, mas sei lá, gosto do meu desktop limpo, sem icone algum.

  • Leonardo, mas esta dica não é para substituir seu desktop. É apenas para dar mais uma opção de uso para seus aparelhos. Acredito que seja mais útil para profissionais móveis que precisam carregar pouco peso na mochila.

  • Fernando

    Gostei muito do site e do post. Só estou tendo dificuldade em conectar o mouse com o btstack e o teclado ao mesmo tempo. Qdo entro em Ajustes – BTstack pede pra escolher entre o bluetooh do iOS e do BTstack. Como resolvo isso? Se puder me ajudar serei grato.

  • Fernando

    Aj., tenho um iPad 2.

  • Leonardo Guedes

    Também estou com o mesmo problema do Fernando, estou com Ipad 2 com Jailbreak feito e o Btstack instalado. Mas não consigo conectar os dois dispositivos ao mesmo tempo.

    Alguém com alguma dica?

  • João

    Que engraçado, estou tendo a MESMA dificuldade!

    Tenho um ipad2 com JB. Instalei o BTSTACK mouse e depois comprei no cydia o BTSTACK teclado. Infelizmente não consegui fazer o teclado funcionar, simplesmente ele chega a aparecer com símbolo azul de Bluetooth (e não de teclado) e não ” linka”… Alguém poderia ajudar, por favor??

    Obrigado desde já!

    JP

  • Ivancruzrj

    Caros amigo, também não estou conseguindo emparelhar o telhado e o mouse com o Ipad. Alguém conseguiu?

  • Ivancruzrj
  • Ivancruzrj

    Vamos lá joão e Leonardo.

  • Ivancruzrj

    E o Fernando também. Abs. Ivan

  • thiago sousa

    uma dica bacana para espelhar as telas de ipad e iphone é o uso de uma APPLE TV, é muito pequena e elimina cabos, parelhe um teclado e está montado seu “desktop”.
    e ainda por cima vc pode ver filmes, videos, youtube na sua LCD.
    @thiagocabide