Ultrageek 55 (WeRgeeks) – Segurança na Internet

Ultrageek 55 (WeRgeeks) – Segurança na Internet

Olá, olá, olá Geeks!

Nesse episódio do WeRgeeks Podcast Tato e Prof.Maury recebem nosso amigo e especialista da Norton, o grande Bruno Rossini para um papo mais que especial sobre Segurança na Internet. E aí, qual são as ameaças da moda, existe alguma solução ou punição para o problema, o que posso fazer para estar seguro? Tudo isso e muito mais nesse podcast preparatório para uma vida segura na interwebs! rs Neste episódio: Descubra qual mãe pensou que seu marido poderia ter um caso, conheça o nick do Prof. Maury no Bate-Papo do Uol, saiba o que fazer para bloquear (ou não) a pornografia no computador e o que fazer para não ser vítima de phishing!

Ah, e só pra avisar os desavisados, esse não é um podcast patrocinado pela Symantec. O Brunão topou na brodágem mesmo participar do cast e compartilhar sua experiência! ;D

 

Sobre o autor

A Rede Geek é um hub de conteúdo geek, com podcasts, vídeos, blog, produtos e serviços feitos especialmente para a galera que é apaixonada por tecnologia! Siga a gente nas redes sociais e fique ligado de tudo que rola por aqui! ;D #RAULLL

  • Baixando!!! A propósito, o último Rapaduracast (253) falou um pouco sobre privacidade e internet. Mas é claro que o foco deles é cinema, por isso eles falam dos filmes Catfish e Trust (http://www.cinemacomrapadura.com.br/rapaduracast/?p=7203). Depois espero voltar aqui para comentar sobre o cast 55 em si.

  • po, ja não posso postar primeiro… bom, em todo caso… SEGUNDO! iuahuihaiuhuia (ótimo tema em… )

  • Alessandro Valentim de Sousa

    Comecei a baixar o podcast agora. Assim que terminar eu volto para postar as minhas considerações sobre esse episódio.

  • Este cast foi sensacional. Muito informativo e nem faz propaganda da Norton.

    Há algum tempo minha mãe começou a se interessar por computadores, tanto que acabei comprando um para ela. Ainda assim, estou tentando encontrar um tempo – nessa vida corrida – para explicar como as coisas funcionam.

    Um coisa é mexer no Office, outra coisa é Internet. Acabei fazendo um Gmail para ela, não só porque é o melhor, mas porque também tem um visual bem clean, dependendo do tema usado. Ainda assim, não arrumei um tempo para explicar como funcionam as redes sociais, tanto que não deixei ela fazer um Facebook sozinha.

    Um dos problemas do curso de informática que minha mãe faz é que os caras não conceitualizam muito. Ok, ninguém gosta de muita teoria, mas por já mexer com computador desde os 6 anos de idade e hoje estar no último semestre de Engenharia de Computação, sei onde posso e não posso clicar, inclusive em sistemas que nunca usei. E não basta saber mexer, devemos saber como funciona aquilo que estamos mexendo. (Esta frase solta é complicada, aliás, nem houve muita putaria no WeRGeeks hoje, pelo menos dá para “mostrar” o programa para minha mãe).

    Não precisa ser um expert para saber mexer no Facebook. Todavia sem os conceitos de privacidade e segurança na internet, o usuário comum pode fazer caca.

    Assim como digo que o que dá problemas no computador são os usuários, o que dá vírus é putaria e programas crackeados. Se você não sair caçando putaria, musiquinha, filmes e programas crackeados, dificilmente seu computador vai ser infectado. Claro que os sites de putaria estão mais propensos a roubar dados do que zuar seu computador, afinal eles te querem lá todo dia.

    CPF digital não acho que seja a melhor das idéias. Ainda assim, acho que todo mundo deveria ter diversas aulas sobre Privacidade e Segurança na internet. E os cursos deveriam dar mais ênfase no botão cancelar e também pedir que as pessoas leiam o que está no raio do balão de mensagem.

    Sou usuário de Windows exclusivamente. Não tenho dinheiro para bancar um Mac e nem tenho interesse no Linux, exceto pelo Android. Como foi dito, o hacker (falando genericamente, o correto seria o cracker) quer tirar onda com a maior quantidade de pessoas possíveis, tanto que hoje já existe vírus para smartphones e inclusive para Android que é baseado em Linux.

    Não vou me delongar mais por hora. Apenas digo que foi um excelente cast e que apoio mais vários papos assim. Uso o NOD32 porque quando eu usava o Win98 até 3 anos atrás, foi o único que tirou um vírus W32.Pinfi. Os demais gratuitos só avisaram ou protegiam contra infecção como no caso do Avira. Ainda assim, se quiserem me dar uma licença do Norton, eu agradeço :-P. O Norton sempre foi bem conceituado no ramo de proteção de computadores. Uso McAfee no trabalho porque é o standard, já que não confio no mesmo desde que o site deles foi invadido nos últimos tempos. O que o pessoal sempre reclamou do Norton foi o peso em memória, além de ser pago, mas hoje em dia os computadores já estão mais parrudos e os softwares estão mais optimizados para consumir menos memória. A verdade seja dita, antivírus gratuito só serve para avisar e olhe lá! Vale a pena investir um pouco em antivírus e claro ter bons hábitos de navegação!

  • Pedro Miguel

    Opa, adorei o programa e quero ver mais desse tipo.
    Sobre segurança mobile, por favor, façam!
    Comentem sobre o anonymus e o Lulz.

    ps:Se sobrar uma key do norton eu quero.

  • cristofer domingues

    Poxa vida , assunto do caralho hein, muito legal essa solução do Norton !!!

    Parabens!

  • Salve Salve Geeks…

    Excelente cast!!
    Várias dicas interessantes sobre segurança…
    Resolvo problemas desse tipo em casa… Todo mundo que tem pai e mãe com mais de 40 anos com certeza passa por isso (Exceto casos extremos de familias inteiras de Geeks).

    Uns 2 anos atrás migrei para o MacOS e virei totalmente Macfag…
    Um dos motivos para a troca do sistema operacional foi largar o mundo dos games no PC (me forcei a isso, embora ainda hoje o WOW esteja instalado aqui e eu tenha um ps3 agora…). Outro motivo foi a autonomia dos macbooks e o terceiro motivo foi a maior segurança do sistema… Como sempre fui heavy user nunca tive maiores problemas com ameaça dos “piratas da internet”, mas ficou muito mais tranquilo com o Sistema da Apple.
    O volume de arquivos infectados no sistema é consideravelmente menor, embora venham cada vez mais produzindo arquivos maliciosos Bilingues (que conversam com RUINdows e com MACos)…

    Os sistemas de segurança da Norton funcionam também em MACos?? Hoje não tenho mais PC e possivelmente nunca voltarei aos sistemas que rodam neles, mas daqui a pouco tempo o MACos sofrerá o mesmo mal que hoje os PCs sofrem e aí vou precisar de uma ferramenta para me cobrir nesse quesito também… Fica a pergunta aí: O Norton tem versão que roda em MACos também??

    É isso…
    AVANTE CAVALARIA!!!

    Ja ne!

    PS: sempre me achei cool chamando a Symantec de “Saimantéc”… A pronuncia correta (percebi neste cast…) é Simantéc mesmo… Falhei na pronuncia durante toda a minha vida… :s

  • Pedro Miguel

    Ou faltou uma coisa. Como que eu faço pra participar desse campeonato de TF2?

    Ja faço parte do grupo WeRGeeks do steam.

  • Posso receber uma licença for no god damn reason?

    • Tato

      @Will: Vamos pensar no seu caso! =P

  • Marcos Tasca, 33, brasília

    Ótimo tema!

    Já estava querendo informações sobre segurança principalmente sobre o controle parental já que não demora minha filhota irá começar a utilizar a internet. Gostei muito de escutar sobre a liberação via acesso remoto!

    Abraços

  • Alan Daniel 34 anos Montes Claros-MG

    Primeiramente, quero agradecer pela melhora significativa no volume do áudio, eu pensei que era algum padrão para manter a qualidade do episódio, deixar o volume baixo. Como sempre ouço no headset, nunca tive problemas, mas valeu EDUARDO SALES por puxar as orelhas desses dois cabaços hahahahahahaha

    Um assunto excelente, que deveria certamente ser abordado nas escolas de ensino fundamental junto com as legislação de transito, estaríamos certamente, dando um grande passo em direção a um mundo melhor.

    Eu trabalho em uma loja, em que todo o ensinamento de segurança na internet, foi passo por mim (nada de treinos em salas de aula, com slides e folhetos, e eu em vestes sociais), foi conversando e orientando os funcionários e até mesmo me patrão, a não clicar em “links” desconhecido, proveniente de e-mail com informações incompletas, também não acessar a redes sociais pessoais nos PCs da loja, e ao usar pendrives pessoais, sempre fazer um varredura com o anti virus.

    É louvável o trabalho dos desenvolvedores de anti virus, mas sempre que me perguntam qual é o melhor anti virus, eu sempre respondo com o velho clichê: A interface biológica localizada entre a cadeira e o teclado, ou seja, o usuário. Eu sei que os anti virus fazem um trabalho essencial de proteção, mas , se o usuário não for devidamente orientado, o anti virus vai ser mais um programa instalado inutilmente no PC, e levará a culpa quando o PC for infectado.

    Eu meio que vou na contra mão das redes sociais, não adiciono pessoas desconhecidas, não aceito solicitações de pessoas desconhecidas, evito dados pessoais nos perfis, evito postar fotos e não recomento às pessoas, a ficar dando relatórios periódicos de vossas vidas privadas.

    E sem ofensas, tenho uma visão muito negativa do anti virus Norton, como pesado, e ineficiente, espero está errado, hoje só uso os anti virus gratuitos, o Avast.

    Valeu geeks por mais um excelente podcast.

  • HA-OOH! HA-OOH! HA-OOH!

    Que podcast SENSACIONAL, geeks! Não só porque o assunto é mega-importante, mas principalmente pela qualidade do produto em si, mostrando que vocês estão na mesma “vibe” do Jovem Nerd: melhorando sempre e rumo a dominação mundial!

    Ouvi todo o cast e fiquei contentíssimo com o desenrolar do papo, foi divertido e informativo sem ser pedante nem “jabazento”. Aliás, o que menos ouvi foi jabá, que entendo quando é necessário, mas que alguns podcasts exageram às vezes.

    Comento detalhes específicos do cast via ÁUDIO, conforme pedido na leitura de E-mail.

    Avante, #CAVALARIAGEEK

    HA-OOH! HA-OOH! HA-OOH!

  • Olá geeks..muito bom o episódio, o Bruno da Symantec manda muito bem na oratória :D..serio mesmo, o cara fala bem e nem ficou falando Norton isso…Norton aquilo…fez o papel de especialista de segurança mesmo, muito dez! Confesso que já usei Norton e o achava pesado pra minha máquina atual, mas a citação do especialista sobre o produto: “Quem usou antes de 2008, poderá ter outra experiência hoje em dia(ele disse algo assim)”, assim que expirar meu atual antivirus testarei da Symantec de novo

    Fui citado na leitura de emails…gostaria de dizer que Operador de Injetora trabalha numa máquina que injeta peças plasticas (às vezes de borracha, mas não é o meu caso), pra deixar mais claro ainda, é só olhar ao redor e ver as peças plasticas à sua volta, pois é, foi tudo feito numa máquina injetora

    abraçO e raauuuLLL hauhauha 😀

  • Ramon

    Faltou aquele maluco foda do 53 e 54…

    rs!

    Aí vai vir o Diogo aqui e dizer q sim, e era ele.

    Segurança na internet é acessar o xvideos com a porta do quarto trancada pra mamãe não pegar.

  • @Myanjos

    Depois desse cast estou pensando seriamente em fazer meu TCC em Crimes de Internet : quebra de sigilo, algo do tipo … Nossa …. podcast incrível … Parabénssss …
    Abraços e Bjos.
    Michelle

  • Leonardo Mogli

    Olá Geeks!
    Esta é a primeira vez que escrevo pra vocês e devo dizer que achei muito bom terem aumentado o volume, pois ando de trem e na maioria das vezes o som do é mais alto que da maioria dos podcasts que ouço. Isso tornava impossível ouvi-los. Mas agora, basta forçar o fone no ouvido que não perco nada do episódio.
    Pergunta: Com o Norton, Microondas, Maquina de lavar louças e pornografia seria o kit fim do mundo de todo Geek!?

  • Cara, muito foda esse cast! Hoje em dia, até celuar tem que ter anti-virus. Eu acho que segurança na web, teria que ser uma das aulas do colégio, devido aos dias de hj.

    E ainda tem uma licença da Norton? *-*

    Abraços.

  • Edson Wanderley

    Cast muito bom como sempre, muito bem editado!

    Eu quero uma key flws galera!

  • Muito bom o cast, pessoal. Parabéns!!!

  • Salve, wergeekaiada.

    Excelente programa, merece continuação do tema. Foram abordados vários perigos que estamos expostos e é importante que saibamos nos defender.
    Aliás, já comentei anteriormente em algum outro(s) podcast(s) a exposição que muitos podcasters se dispõe a encarar, falando abertamente de coisas bastante pessoais.
    Esse povo (vocês inclusive) não tem medo?

    Abração.

  • Jess

    Cá entre nós, o Bruno foi treinado pela Fox News? Mais do que educar, esse podcast tenta instaurar o panico em novatos de internet.

    Concordo com parte do que foi dito e com a essência de que internet é assunto sério e não é legal só sair usando sem pensar nas consequencias mas por outro lado, afimar que 80% dos brasileiros já foram vitimas de cybercrime, quando o percentual de pessoas com acesso a internet não chega nem perto de 50% ( Fonte: IBOPE – http://info.abril.com.br/noticias/internet/internet-no-brasil-chega-a-78-mi-de-usuarios-12092011-5.shl ) é forçar muito a barra.

  • StefanPasoldDamacena

    Muito bom o cast  inteligente e informativo.
    Abraços.