play_arrow

keyboard_arrow_right

skip_previous play_arrow skip_next
00:00 00:00
playlist_play chevron_left
volume_up
chevron_left
  • Home
  • keyboard_arrow_right Arquivo
  • keyboard_arrow_right Blog
  • keyboard_arrow_right WRG Convida – Diogo Santos

WRG Convida – Diogo Santos

1363 Resultados / Página 1 de 76


Background

Sejam bem-vindos ao WeRgeeks Convida, um espaço criado para que nossos amigos, leitores e ouvintes também possam participar do blog e deixar posts com seus pontos de vista sobre o universo geek. O convidado de hoje é nosso leitor e ouvinte, Diogo Santos!

Gestor de qualidade de software de uma companhia gigantesca (que está passando por um baita processo, inclusive, por um erro no sistema! =P), ouvinte de podcast sim, mas um cara seletivo, escuta o WeRgeeks e mais uns 9… Ah, antes que fique claro, Diogo é um Apple fanboy. Não tem nada de errado nisso, mas tem gente que acha essa histório coisa de MacFag!!! =P

Tudo que você queria saber sobre o jailbreak

 
Fala Geeks, (Roubando as introduções textuais do Prof. Maury) tudo bem? Vou falar um pouco sobre o mundo do iOS, basicamente sobre: o que é o Jailbreak? WTF é Cydia? Pra que serve? Vantagens, desvantagens, riscos, enfim… toma aí!

O Que é o Jailbreak?
Jailbreak é o ato de instalar um aplicativo (Cydia) que por sua vez permite o acesso a repositórios e instalação de complementos para o sistema operacional, novas funcionalidades ou aplicativos que não foram aprovados na AppStore. (Para que brinca com Linux, basicamente é uma interface de APT-GET ou YUM).

Como assim?
Imagine, por exemplo poder trocar o efeito da troca de página do seu iPhone, ou um atalho para ativar e desativar o Bluetooth, Wifi, ou entrar no modo avião, sem ter que ir lá nos ajustes? Isso é um AddOn! Já imaginou trocar o tema da interface dele? Ou até mesmo tirar a restrição dos 10 megas de download permitido sobre o 3G? E se eu pudesse colocar senha num aplicativo específico? E se eu pudesse fechar todos os programas que ficam rodando em background, deixando aberto apenas o que eu tivesse pré configurado para ficarem sempre rodando com um clique? E se desse pra acessar as pastas do iOS? Com Jailbreak dá para fazer tudo isso!

Então porque a Apple não “permite” isso de fato?
Estamos falando de uma empresa que tem mais de 2000 profissionais cuidando de cada detalhe para um sistema operacional intuitivo, amigável e comercialmente superior. Instalar complementos, novas funcionalidades, é algo realmente bacana, mas não se esqueça que tudo tem seu preço!

Serei preso por isso?
Não, meu amigo, o preço que me refiro, é o fato de quanto mais AddOns rodando no seu sistema operacional, maior será o consumo de processamento em standby e em uso, o consumo de memória também aumenta e consequentemente a bateria vai embora mais rápido.

É crime fazer Jailbreak?
Não, a partir do momento de aquisição do seu Gadget, você tem o direito de fazer o que te der na telha.

Perco a garantia?
Não. Isso é lenda, o processo de Jailbreak é apenas no sistema operacional, não no Hardware. Portanto, se por qualquer motivo, você tiver problemas com seu aparelho, basta restaurá-lo pelo iTunes e pronto, tudo volta a ser como era antes do Jailbreak.

Shit Happens?
Sim, padawans… Shit Happens! É importante sempre atentar-se a alguns detalhes simples antes de fazer o Jailbreak:

– Sempre aguarde o relato de algumas pessoas após sair um novo processo de Jailbreak, não seja afobado para fazer assim que disponibilizam! Espero pelo menos um dia!
– Faça com calma! Não faça com pressa, ou imaginando que sabe por ter feito antes. Leia todas as informações nos tutoriais com atenção e não se preocupe, é simples…
– Aparelho sempre 100% carregado! Não demoram mais do que 5 minutos para fazer, mas neste caso é bom pecar por excesso.
– Procure ajuda se estiver com receio. Não é vergonhoso não saber, pedir ajuda, ser humilde, o fato de você ser um Geek, não te faz ter o QI 10 bilhões de vezes superior ao de um colchão.
– Não exagere na quantidade de AddOns.

Legal, decidi quero fazer e agora?
Faça! Procure em sites especializados novos repositórios, recomendações de AddOns e use os que te interessarem mais.
É importante ressaltar que alguns AddOns são legais, mas não fazem milagre e justificam algumas atitudes do velho titio Steve, por exemplo, uso um AddOn chamado FolderEnhacer, ele permite que eu coloque quantos aplicativos eu quiser dentro de uma pasta, inclusive pastas dentro de pastas, quando instalei achei maravilhoso guardar meus 10 gigas de jogos dentro de uma pasta só! Foi trágico, a pasta demorou em média 3 segundos para abrir… Parece pouco, mas a sensação de “Lerdeza” é clara e a magia de um iPhone ser o melhor celular do mundo, vai por água abaixo.

Sobre Pirataria
É verdade que existem aplicativos que permitem instalar aplicativos piratas, existem repositórios que fazem aplicativos piratas dos próprios aplicativos do Cydia (Sim o Cydia tem uma Store). Eu particularmente penso assim, se eu quero um aplicativo é por ele ser muito bom ou muito útil pra mim, ou ambos, (Ou não rs) mas basicamente vou desejar que ele sofra melhorias, que acompanhe as novas versões, que continue sendo desenvolvido. Então como posso incentivar a pessoa que desenvolveu se não comprando o aplicativo na Loja? Parece uma hipocrisia, mas você que é de TI sabe o quanto é trabalhoso desenvolver um aplicativo, as noites viradas e as olheiras como troféu por conseguir e a sua compensação financeira, o seu “sustento” ser jogado no lixo pq nosso amigo que tem um aparelho de R$ 1800,00 não quer pagar mais R$1,00 por um aplicativo.

Parece hipocrisia, mas é o lado bom da coisa, não é um absurdo pagar pelo trabalho de outra pessoa, seu chefe faz isso com você e você sempre quer mais!

Vantagens:

– Você terá acesso a milhares de novas funcionalidades, a sensação de “abertura” de controle total do iOS;
– Personalização, o iOS terá mais a sua cara, te atenderá de uma maneira mais adaptada;
– Mesmo com o consumo maior de bateria, é praticamente imperceptÍvel em condições normais;
– Risco baixo, mesmo se você instalar algo muito errado, o iOS vai entrar em “Safe Mode”, do mesmo jeito que o windows faz quando sente que algo não está indo bem, então vai lá no Cydia desinstala o que vc instalou.

Desvantagens:

– Se você não entendeu a parte sobre, memória, processamento, lentidão, vou resumir assim… PEGA LEVE! A Lamborguini não vende seus carros com som de fábrica, pq o prazer é de sentir o ronco do motor, se você colocar um som estrondoso, não deixará de ser uma Lamborguini, mas você sabe que abriu mão de ouvir o ronco do motor;
– Quem brinca com fogo pode se queimar! Não saia instalando nada sem ler sobre no Cydia, ou em algum site de confiança, é chato pra caramba ver o iOS subir em “Safe Mode”, você vai perder uns minutos do seu dia que você poderia ter poupado se tivesse usado o Google.

Legal, não tem nada técnico nesse artigo?
Infelizmente não, o mundo de iOS é muito grande e não faz sentido eu entrar falando que o Kernel do BSD é encapsulado e que o Cydia é instalado nele através de umas 500 linhas de comando na Sheel… Não é o foco, acredito que assim como o pessoal do WeRGeeks, o intuito é discutir sobre o assunto sem torná-lo chato, ou massante, apenas como conteúdo agregador, quem tiver dúvidas mais pesadas, é só entrar em contato, se eu não souber, procuramos juntos! 😉


CONVERSA COM GIGANTES

Ouça em todas as plataformas
Background

Na primeira temporada do CONVERSA COM GIGANTES, conversamos com os principais executivos de grandes empresas do planeta para entender seus planos, novidades e como elas prestam atenção nos consumidores!

Nesse episódio, conversamos com Cláudia Meira, CIO da Unilever para a América Latina, para conversar sobre o mercado de tecnologia e o desenvolvimento de profissionais na área!

Gostou do episódio? Mande um comentário em áudio pelo WhatsApp +55 11 98765-6950. Seu comentário poderá aparecer no podcast Serviço de Atendimento à Cavalaria (SAC).


mande seu comentário em áudio