Review Google Nexus S

Review Google Nexus S

Falae Geeks, no review de hoje apresentaremos para vocês o Nexus S, o puro sangue Google! Mas antes de tudo o unboxing:

O Google AINDA não tem uma fábrica de celulares, então ele repassa a outras fabricantes o objeto de executar sua obra. Foi assim com o Nexus One (HTC) e agora o Nexus S (Samsung).
Acredito que a primeira pergunta de todos quando pensam em celular do Google é:
Qual a diferença desse para todos os outros celulares com Android?
Para essa pergunta temos 2 respostas.
1) Essa é a versão do Android que o Google acredita proporcionar a melhor experiência para o usuário, principalmente para o serviços Google. As fabricantes de modo geral customizam o Android para seus aparelhos.
2) Atualização do OS Android. Já que esse é o aparelho do Google, é o modelo que receberá primeiro as atualizações do sistema.

Nos reviews eu tento ao máximo evitar fazer comparações com outros modelos, mas em alguns momentos será necessário, já que esse é um aparelho que não temos no Brasil.

Acabamento externo:
Ao bater o olho no Nexus S, a primeira impressão é: ele foi feito pela Samsung, pois tem um design muito próximo ao no Galaxy S, mas com contornos mais arredondados. A parte da frente é lisa sem nenhum botão, então ele desligado é um superfície única e alguns momentos é fácil confundir o que é parte de cima e parte de baixo. Diferente de seu primo Galaxy S, o Nexus S tem a entrada USB é na parte de baixo, sem nenhuma proteção para a entrada, e ao lado a entrada para fones de ouvido, de 3,5mm. Sinceramente ainda não consigo dizer se gosto das entradas na parte de cima ou na parte de baixo do aparelho.

A tela Super AMOLED tem um detalhe especial que o Google chama de Contour Display com um vidro levemente curvado, proporcionado um conforto maior fazendo ligações e segurando o aparelho. Um outro ponto que me agradou é uma quantidade menor de marca de dedos que ficam na tela após o uso.

Na Parte de trás temos a câmera e o flash LED (que é o mais forte que já vi) e ao lado a caixa de som, que na minha opinião tem o mesmo defeito que o Galaxy S, quando o celular está no bolso da calça o som do toque é abafado.

Ligando o Aparelho:
Estou usando o Galaxy S como meu principal aparelho a pelo menos 4 meses, então já estava habituado a sensibilidade da tela e a resposta do toque. Quando fui mexer no Nexus S, senti uma tela mais sensível, não melhor ou pior, apenas mais sensível, mas foi tudo questão de me acostumar. Quando abri o menu de aplicativos me deparei um dos detalhes mais charmosos desse aparelho, a rolagem do menu ao estilo esteira.

Parece besteira (ou foi uma exigência que a Apple implantou em meu cérebro), mas esses pequenos detalhes fazem sim diferença, já que é um produto que vai passar o dia inteiro comigo, ele tem que ser agradável o tempo todo.

No uso diário não senti grande diferença no processamento do Nexus S comparando ao Galaxy S, ambos possuem um desempenho bem parecido.

Gostei muito da filmagem e das fotos feitas do aparelho, principalmente as imagens em ambientes sem luz, o flash LED é o melhor que já vi para celular, garantindo assim fotos melhores em ambientes que se faz necessário.

Para quem quer um Nexus S, não apenas para desfilar com um aparelho moderno, mas é hard user, e está o tempo todo conectado, tem que comprar um carregador veicular (para aqueles que têm carro) e sempre levar o carregador de parede junto. A bateria dele na minha mão está durando apenas 6 horas (usando apenas o 3G), o Google não promete mais que isso, também não quero uma bateria nuclear (mentira), mas é uma evolução necessária, por exemplo a Apple só conseguiu um bom desempenho de bateria apenas no Iphone 4, 12 horas para hard users! Um adendo importante, o Fred (@flohmannjr) também está com um Nexus S [Nota do Fred: Eu te-nho, vocês não te-em!] e com um uso maior do Wi-fi e bluetooth e quando necessário o 3G, a bateria dura de 10 a 12 horas.

O Nexus S ainda conta com a tecnologia NFC, que basicamente é uma forma de troca de informação por aproximação, ou seja, se você aproximar o seu Nexus S de algum outro equipamento com a mesma tecnologia eles irão trocar informações, tal função pode ser usada por exemplo para efetuar pagamento de contas, fazer um check-in em aeroporto ou ainda pagar a passagem de metro na catraca! Infelizmente ainda não consegui testar a função aqui no Brasil.

Especicações:
Android 2.3 (Gingerbread)
4.0″ WVGA (480×800) – Super AMOLED
63mm x 123.9mm x 10.88mm
129g
1GHz Cortex A8 (Hummingbird) processor
16GB flash memory
Quad-band GSM: 850, 900, 1800, 1900
Near Field Communication (NFC)
GPS Assistido (A-GPS)
+ especificações

Dúvidas sobre o aparelho? Deixe um comentário que responderemos, beleza?

Quer ver o TV Geek em alta definição? Assista em HD no canal do WeRgeeks no Youtube!

Aliás, quer um Google Nexus S? Estamos vendendo um novo, na caixa! Fale comigo no Twitter @ProfMaury.

Sobre o autor

Geek viciado em tecnologia móvel, Prof. Maury realmente merece o título de Professor, bastam alguns minutos de conversa e vocês concordarão! Formado em Ciências Sociais, já pensou em ser diplomata, mas foi falando besteiras nos podcasts da Rede Geek que atingiu seu ápice de filosofia. Com sacadas rápidas e frases de duplo sentido, ele ainda consegue falar sério e mostrar toda sua bagagem intelectual.

  • Muito bom o review, esse aparelho deve ser foda mesmo.

    Só uma dúvida, como o Fred conseguiu o dele? Pediu para alguém que viajou para fora?

    • Tato

      @Felipe: Compramos nos USA… aliás, estamos vendendo um, quer? rs

    • Fala @Felipe, beleza!
      É como o Tato falou, trouxemos dos EUA… a Samsung ainda não lançou no Brasil!
      Aproveita que só tem mais um no estoque! hahhaha

      Abraços

  • Os olhos brilham.
    #TodosQuer.

    E repito, umboxing é sacanagem.

    Abraços.

    • Falaaa @Roger, beleza?? Pra que passar tentação… estou vendendo um Nexus S!! hahahha ; )
      Abraços

  • O bichinho é lindo!!
    Quero um deste aí… ô se quero!!

  • heniruqe

    Prof.maury….nao tenho twitter entao vai por aki mesmo…quanto quer no aparelho?!?!?!

  • vcs compraram sem o contrato de 2 anos da t-mobile por $529,99??

    U____U