Review Samsung Galaxy 5

Review Samsung Galaxy 5

Depois do WeRgeeks Podcast #39 – Smartphones 1 percebemos que vários de nossos leitores e ouvintes, muitos até, não possuem smartphones mas que gostariam de ter um, então pensamos que também seria uma boa passar as impressões de alguém na mesma situação: esta besta que vos escreve. A Samsung nos enviou o que chama de “o smartphone mais acessível do mercado”, o Galaxy 5, então aqui vão nossas impressões.

Com Android 2.1, o Galaxy 5 é uma opção de destaque pra quem quer começar pois tem uma boa performance neste sistema. Usando como uma criança com brinquedo novo, ou seja, explorando todos os recursos ao limite o tempo todo, a bateria durou cerca de 10h com carga total, o que significa que deve durar bem mais com o uso diário comum.

Sua tela de 2.8″ tem uma boa resposta ao toque. Eu tive alguns “probleminhas” pra me acostumar com a tela, principalmente nas bordas, mas isso certamente é culpa dos meus “dedos de linguiça”, como diz o @fziliotto" href="http://twitter.com/fziliotto" target="_blank">@fziliotto, então se este não for seu caso você não precisa se preocupar.

O som é muito bom, com a ressalva de ter o alto-falante na parte traseira, o que pode prejudicar o uso caso fique pressionado em seu bolso. O fone é de boa qualidade e me agradou muito por não ter machucado meu ouvido, o que geralmente acontece com fones deste tipo, no meu caso. A câmera de 2.0 megapixels é razoável, mas fraca pra quem dá importância a este item no momento de escolher um aparelho.

O único ponto realmente negativo que eu percebi foi o GPS muito fraco. Tive muita dificuldade pra usar este recurso e isso fez eu lembrar das inúmeras reclamações semelhantes que seu irmão maior, o Galaxy S, teve antes da atualização para Android 2.2. Como é pouco provável que o Galaxy 5 seja atualizado, mesmo porque isso poderia prejudicar a performance do aparelho, o fraco GPS deve ser considerado.

Conclusão: baseado no Samsung Corby, o Galaxy 5 é bonito, leve e confortável de usar, com as vantagens de ter Android 2.1, 3G e Wi-Fi. Pra quem quer dar seus primeiros passos no mundo da internet móvel o Galaxy 5, que já pode ser encontrado desbloqueado em lojas de confiança por menos de R$ 530,00, certamente é uma ótima opção.

Especificações:
Sistema Operacional: Android 2.1
Frequência: Quad Band (850 + 900 + 1800 + 1900 MHz)
Rede e Dados: 3G UMTS 850 / 1900 / 2100 MHz, Wi-Fi 802.11 b/g, GPRS e EDGE
Peso: 102g
Dimensões: 108 x 56 x 12 mm
Tela: TFT 2.8″ 240 x 320
Câmera: 2.0 megapixels (zoom digital 4x)

Dica do editor: Se você está na pilha de comprar um Samsung Galaxy 5, recomendamos que compre pela Saraiva. Além de poder dividir em várias vezes, você ainda tem a garantia do produto e a segurança de comprar em uma loja BEM FIRMEZA!!! #FicaDica ;D

Atualização
Depois de avisado pela Cavalaria aqui nos comentários que a atualização pro Android 2.2 (Froyo) está disponível (obrigado mais uma vez, galera), instalei o Samsung Kies para atualizar o sistema do Galaxy 5. Precisei tentar duas vezes pois na primeira algo travou o processo e precisei recomeçar.

A principal mudança foi que o GPS, antes muito fraco, passou a funcionar como deveria. Aparentemente o mesmo problema que ocorre com o Galaxy S está presente no Galaxy 5, mas isso é passado e aplicações como Google Maps e Foursquare agora funcionam perfeitamente. Outra mudança perceptível foi na performance. Pra minha agradável surpresa ocorreu o oposto do que eu temia, o Android 2.2 fez o Galaxy 5 funcionar melhor.

Valeu pela dica de ouro, Cavalaria, e o que antes era uma ótima opção para quem está começando no mundo dos smartphones agora ficou ainda melhor.

Nota do editor: vale sempre lembrar a galera que, se tiver alguma dúvida sobre o produto que fizemos review (e até de gadgets que não fizemos) perguntem nos comentários que a equipe do blog está sempre ligada para responder suas perguntas e tirar dúvidas, beleza? ;D

Sobre o autor

A Rede Geek é um hub de conteúdo geek, com podcasts, vídeos, blog, produtos e serviços feitos especialmente para a galera que é apaixonada por tecnologia! Siga a gente nas redes sociais e fique ligado de tudo que rola por aqui! ;D #RAULLL

  • minha prima tem um… é ate que espertinho… vale com certeza como uma otima opção entre os androids baixo custo =P

  • Denise

    Dei um de presente pra minha mãe, que não tem tanta habilidade com novas tecnologias e ela está amando!!!!
    Aliás, ele foi atualizado oficialmente para Android 2.2 !!! Não vejo a hora de atualizar o dela e ver como ele se mantem no 2.2 …

    http://www.tekimobile.com/2011/03/android-2-2-oficialmente-para-o-galaxy-5.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+tekimobile+%28TekiMobile%29

  • Nós da MAD Team desenvolvemos ROMS para o G5, para o final desta semana estamos portando o Ginger.. ;]

    E sim, ele foi atualizado para Froyo pela samsung. Também temos nossa versão Froyo, lançada 1 mes antes da samsung.

  • Olá, existe update pro froyo, lançado oficialmente pela samsung, mas melhor que isso é um time de pessoas engajadas chamadas MAD Team que desenvolveram um custom firmware melhor que o próprio firmware stock (economia de energia, desempenho , etc) gps funcionando 100% , e o ginger ja esta a caminho

  • xfox26

    Quem tem o G5 DEVE utilizar a custom rom de g5devteam.com
    Além de uma duração de bateria muito melhor e um desempenho absurdamente maior, a bussola realmente funciona. Muito diferente da rom stock, que é uma grande porcaria.

  • Claudio

    SE Xperia X8 tem um custo/benefício melhor!!!! =]

  • LeandroSalgado

    A respeito da atualização do android não existe problema em performance para o 2.2.Taxam as operadoras para realizar essa atualização e querem forçar as pessoas a adquirirem um smartphone mais novo pelo motivo do antigo nao receber mais atualizações.
    Ex.: Galaxy S da Claro só teve atualização recentemente.

    Possuo um backflip e fiz atualização não-oficial para 2.2 a performance e consumo de bateria melhoraram absurdamente!

  • Ronaldo

    Já tive um, logo que lançou. Foi ele que mostrou o mundo maravilhoso do Android pra mim. Depois dele já tive um Milestone, Galaxy S, Galaxy Tab e hoje com Milestone 2 e aguardando a chegada de algum com Android 2.3.

  • Fabio

    Mais segundo a Samsung já tem atualização para o 2.2 disponivel no Samsung Kies….

  • A todos interessados, existe uma rom customizada do android 2.2 (froyo) para o galaxy 5, ele fica mais rapido e a bateria dura mais
    Tambem estamos colocando o android 2.3.3 (gingebread), mas ainda falta uns ajustes
    Abracos

  • Júlio

    Tenho Galaxy 5 e realmente é o melhor celular custo/benefício da categoria.
    É altamente recomendável a atualização do Fw para Froyo 2.2 que acabam com muitos problemas comuns da versão anterior.
    Vou esperar pela versão Gingerbread do MAD team.

  • Valeu, galera, por avisar da atualização pro Froyo 2.2, eu nem esperava que houvesse.

  • @erikoli

    Já pode ser atualizado para o Froyo 2.2 via Kies ( programa da Samsung) e vale lembrar:

    – sempre removam Chip da operadora e Cartão de Memória antes da atualização e desliguem o aparelho, é rapido, fácil, prático e não dói.

    – aind assim se acontecer algum imprevisto o reset é feito através do “volume pra baixo + botão principal + botão ligar” (quase um fatality)

  • Google Android 2.3.3 (Gingerbread) para Galaxy5 Alpha, by Mad Team http://www.g5devteam.com/2011/03/next-release-gingerbread/

  • Unboxing foi sacanagem grande.

    Cartão de crédito em mãos, já encomendei um.

    Valeu cavalaria!

  • tenho um Galaxy5 e nunca tive problemas com o GPS, mesmo na versão 2.1 do Android…

    como já colocaram aqui nos post…existe uma atualização disponível no KIES q atualiza o sistema para o 2.2…q até o momento esta perfeito tb!

    recomendo para quem quer entrar no mundo do smartphone e não quer gastar muito!

  • Pingback: Custom Firmware : Motafoca | Meu amigo Android()

  • Carlos Adriano

    Bom pessoal, sou completamente leigo em termos técnicos, mas comprei o G5 há 10 dias e de fato não tenho queixas dos aplicativos e ferramentas. No entanto mesmo em stand by o meu aparelho tem descarregado muito rápido e as pessoas tem se queixado que me ligam e não conseguem completar a chamada.
    Gostaria de saber se o desempenho muito limitado da bateria é uma característica ou se o meu aparelho está com defeito.
    Desde já agradeço.

    • Fala @Carlos Adriano estamos fazendo os últimos testes de bateria, esse final de semana ainda te mandando uma resposta! Abraços

  • Acho que o som atraz do aparelho não atrapalha, pois eu coloca o meu no bolso com a display encostado na perna. Isso depois que tive um infeliz esbarrão na quina de uma mesa, e quebrei o lcd de um celular antigo.

  • Prof. Maury, tudo bem?

    Como vão os testes da bateria?
    Só estou em dúvida para comprar o Galaxy 5 devido à duração da bateria.
    No restante, é um ótimo celular para o meu uso.

    Obrigado!

  • @Wolff
    Cara, com uso normal a bateria está durando 25-30 horas. Com uso intenso (mtas ligações, GPS, vídeos e jogos) cerca de 10h, como falamos no review.

  • Humm, praticamente uma carga por dia…
    Mas acho que já está valendo a pena, né?

    Valeu!

  • wanderson

    Está acontecendo algo estranho. Baixei o Kies_2.0.0.11014_49_2.exe e instalei. Tenho galaxy 5 – GT-I5500B, android 2.1.
    O sistema informa que ele já está atualizado e não deixa atualizar para o android 2.2 que alias nem aparece.
    Alguém sabe alguma coisa?

  • @wanderson
    Quando você conecta o cabo USB no Galaxy 5 você informa que é conexão Kies? Caso faça isso ele devieria reconhecer automaticamente o aparelho e verificar o firmware. A informação no Kies deveria ser “Versão do firmware atual: PDA:JP7 / PHONE:JP7 / CSC:JP5 (ZTO)”, que é a mais recente.

  • nilton

    o review é muito bom pois metade do video mostra como desembalar o produto e retirar as peliculas protetoras e colocar a bateria…

    • Olá Nilton, obrigado pela visita, realmente o review está em texto, a proposta do vídeo era apenas fazer o unboxing do Samsung Galaxy 5.

      Abraços

  • A camera do meu sansung galaxy5 travou o que fazer?

    • Olá @Josenildo?
      Como assim travou? vc não consegue acessar mais nenhuma função do celular? Descreva melhor o que aconteceu para podermos ajudar!

      Abraços

  • Antonio Felipe

    Ola boa tarde!

    Eu estou pensando em comprá-lo pelo e pretendo ficar longos anos com ele queria saber se ele realmente vale a pena, eu gosto muito de GPS e mapas, e vocês disseram que com o android 2.2 o GPS e o Google Maps funcionam melhor, vocês poderiam nos ensinar como atualiza passo a passo e também gostaria de saber se dar problemas ou programas param de funcionar como foi relatado com a atualização para o 2,3

    Ficaria muito grato se pudesse me responder.

  • Fiquei maluco por esse aparelho… tava na pilha de comprar um Motorola Defy, mesmo com um valor um tanto salgado para meu bolso.

    Com a dica do mestre maury, “minha vida mudou”… aguardo apenas a liberação de saldo do cartão de crédito para efetuar a compra!

    Avante , #CavalariaGeek!

  • Thiago Spegiorin

    Esse celular está tão barato que a Vivo o vende por 60 reais no plano 60 minutos deles, o que pra quem quer um Smartphone é essencial.

    Eu tenho um Galaxy 5 e devo acrescentar, o Wifi Dele é bem fraco =/….além do mais, o meu wi-fi ficou maluco ahahaha.

  • Renata Waleria

    O problema do galaxy 5 é a bateria, o meu tem apenas 5 dias de uso e a bateria está durando 24 horas sem usar as sua funcionalidades e menos de 24 se ativar. Sinceramente não recomendo pelo tempo da bateria

    • Olá Renata, tudo bem?
      A questão da bateria não é um problema específico do Galaxy 5, qualquer smartphone hoje do mercado, com suas funções ativas, tem uma duração em torno de 12 horas. A conexão de dados consume muito!

      Abraços e obrigado pelo comentário!

  • Sedated

    Eaí pessoal do Wergeeks, acabei de adquirir o Galaxy 5 graças ao review de vocês. Tava na dúvida, ví alguns vídeos do aparelho e pra minha surpresa achei o review aqui no site quando vim escutar o cast de Chaves. Olha só que beleza! Eu possuia um S5230, que leva o apelido de “Star” também da Samsung e realmente gostava muito daquele aparelho, que mesmo com uma firmware própria da Samsung, era excelente. Com o Galaxy 5, a única decepção é a duração de bateria. Realmente comparado a outros smartphones é normal e até superior, mas pra quem vem de celulares mais básicos como eu, demora à acostumar em ter que carrega-lo todo dia.
    Imagino que a maioria do pessoal que reclama disso, também é quem não sabe direito o que é Android e que usa o telefone apenas pras funções básicas, o que deve fazer realmente não valer à pena.
    Paguei 399 no aparelho e creio que vou ficar um bom tempo com ele. Sinceramente acho um ótimo custo x benefício, principalmente pra quem acha exagero pagar mais de 3 dígitos por um aparelho. Ele não chega a ser um “computador de bolso” tal qual o iPhone ou até seu irmão mais velho o Galaxy S, mas cumpre seu papel muito bem como um smartphone prático e sem frescuras. Samsung cumpriu o que prometeu com esse aparelho.

  • João

    Eu já mexi num celular desses e realmente é muito bom…

    porém quero comprar um só q estou na duvida entre o galaxy 5 ou o lg optimus me… tem como fazer uma analise do lg e colocar o galaxy e o optimus frente a frente??

    • Olá @João, tudo bem?
      Já solicitamos para a LG o aparelho para analise, mas não obtivemos retorno!
      Por politica do blog só podemos postar analises ou review de produtos que realmente foram testados por nós!
      Se tiver alguma dúvida sobre o Galaxy 5, estamos a disposição para tirar.

      Abraços

      Maury

  • Boa tarde.

    Tenho o Samsung Galaxy 5. Quando conecto o cabo USB no aparelho, ele não é reconhecido pelo meu computador. Mas acredito que isso se deve a uma das opções que uma vez escolhi na tela…. e ai ele nunva mais apareceu no computador

    Sabe o que posso fazer pra revertar o quadro?

    • Olá @Juliana, tudo bem?
      Qual é o sistema operacional que vc usa no seu computador?
      Vc já tentou conectar em outra máquina? Ele reconhece normalmente?

      Abraços

  • É o windows 7!

    Tentei conectar em outra maquina do mesmo modelo e mesmo sistema operacional.

    Quando conectamos o cabo, no Samsung aparece duas opções, uma das vezes cliquei na debaixo… conseguir fazer o armazenamento em massa certinho. Porém da segunda vez, cliquei na de cima e agora quando conecto ele da uma vibradinha e só carrega. Não aparece o drive no computador e não aparece nada no celular.

  • Igor

    Ola Juliana,

    O meu galaxy 5 ta com o mesmo problema, caso consiga soluciona-lo, me explique. Obrigado!

  • Gabriel

    A camera do meu g5 travou, aparece um cadeado na tela, e eqto estou na camera nada funciona, a naum ser o gerenciador d tarefas, alguem abe oq faço??

    • Falae @Gabriel, tudo bem?
      Recomendo vc baixar o Samsung Kies e reinstalar o Android no seu aparelho!.

      Abraços

  • Obrigado pela resposta prof. Maury, mas como faço isso????
    baixo usando o proprio aparelho???
    M parece ser uma funçao android, pq aparece um cadeado na tela, como se a camera estivesse bolq…
    e ao reinstalar vou perder meus programas baixados agenda e talz????

  • Ah!! e tb naum consigo instalar o flash player, qdo entro n market, diz q o adobe naum eh compativel, oq faço?

    • Olá @Gabriel
      O Samsung Kies vc baixa pelo site da Samsung para o seu computador, ele serve tb para fazer o backup da sua agenda tb, além de restaurar o sistema operacional.
      Pelo jeito vc já conseguiu resolver a questão da câmera! =))
      Qual é a versão do seu Android? A versão 2.1 realmente está com problemas com flash player.
      Para verificar a versão é só entrar em “configurações”, depois em “Sobre o Telefone”.
      A versão 2.2 do Android, que está mais estável já está disponível para o seu aparelho. A atualização também é feita através do Samsung Kies.
      Abraços

  • Gabriel

    A câmera eu consegui destravar, realmente eh uma função do telefone, apertando o botão de desligar . Ja o flash player nao consigo, alguém sabe?

  • Oi Igor…

    Ok, peço o mesmo, caso consiga resolver ou descobrir o que é, me avise.
    Não consigo passar nada do computador para o aparelho e vice-versa. É horrível.

    Até!!!

    • Oi Juliana, tudo bem?
      Qual é a versão do seu Android? A versão 2.1 realmente está com problemas com flash player.
      Para verificar a versão é só entrar em “configurações”, depois em “Sobre o Telefone”.
      A versão 2.2 do Andorid, que está mais estável E já está disponível para o seu aparelho.
      A atualização é feita através do Samsung Kies, que vc baixa no site da samsung.

      Abraços

  • Igor, bom dia.

    Consegui conectar novamente o celular com o computador.
    1º vc conecta o USB na sua maquina e no celular.
    2º entra em configurações no celular- Aplicativos- Desenvolvimento e desmarca o primeiro item que aparece na tela Depuração de USB.
    E aí automaticamente o computador reconhecerá o USB do celular.

    Qualquer dúvida, fique a vontade para perguntar.

    Espero ter ajudado.

    Att.
    Juliana

  • Alexandre

    Como atualizo o android 2.1 para 2.2 no galaxy 5 por favor?

  • Hullup bando de geeks.
    Comandante Cigano do destacamento de comunicações do Guerrilha Geek se apresentando.

    Só passei mesmo para informar que a cerca de 3 semanas comprei um Samsung Galaxy 5. Sendo ele meu smartphone de entrada.

    Funciona perfeitamente. Mas tenho uma novidade. Afinal geek de raiz, nunca ficará feliz se não fuçar e customizar o aparelho. Então o fiz.

    Para minha surpresa resolvi fazer uma atualização (não oficial) do ANDROID 2.2 para a versão 2.3.7 com a interface Cyanogen 7.

    Só o que posso dizer é que tenho um novo aparelho. A interface é linda, o root já vem liberado e a versão é mais estável, veloz, prática e com muito mais recursos. E a atualização foi muito fácil, basta procurar um tutorial na web.

    Então #ficadica , se você tem um Samsung Galaxy 5, ATUALIZE para p ANDROID 2.3.7.

    O Cigano do Guerrilha Geek aprova e recomenda.

  • Luizinho

    Quando fazia a atualização pelo site da Sansung, apareceu uma tela no note dizendo que houve um problema e o celular travou na tela Downloading. Agora o note não reconhece o celular e não consigo mais ligá-lo.

  • Richard melo

    acho q vou comprar ele, mas eu tenho uma duvidonaaaaa, e qeria q vcs me respondesse, em alguns sites diz q o galaxy 5 tem 256mil cores, já em outros, diz q ele tem 16 milhoes, e agora qual é a verdade??? me respondam por favor

    • Olá Richard, estamos tentando confirmar a informação!
      Mesmo no site oficial da Samsung não tem esses dados!

      Abraços

  • Richard melo

    Algueeem me respondaaa PLEASSE

  • Richard melo

    Se o celular tiver 16m, fico com ele na hora, mas se tiver 262k como em mtos sites dizem, até mesmo o oficial da samsung diz iso, eu fico em duvida se compro ele ou O ZTE V880 Blade(aparelho com uma otima resolução 480×800 , tela de 3.5 polegadas, e tela multitoque) é um celular bem bom, so tenho medo por causa da marca, e ai qal vcs me indicam o galaxy ou o ZTE? me ajudeeem Pleassee

  • Richard melo

    Se puderem pesqisar pra mim os contras do Zte, agradeceria 🙂

  • Richard melo

    a leta multitouch faz mta diferença? Em qais momentos é usada? Pq é importante?
    Estou combastante duvidas, se puderem responderam fico grato

  • Richard melo

    ME AJUDEEEM , RESPONDAM POIS PRECISO COMPRAR UM CELULAR URGENTEMENTE! QUERO A OPINIÃO DE VOCES POR FAVOR!!!

  • Richard melo

    é pesquisei em tudo quanté lugar, escolhi o Zte Blade, é beeem melhor q o galaxy 5 e LG optimus Me p530, sem duvida nenhuma, o unico na faixa desse preço q pode competir com o Blade é o Galaxy Y. Mas prefiro ainda o zte 🙂

  • Richard melo

    Obrigado por terem me respondido. e me ajudado muityo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Gleison

    eu instalei o 2.3.7 tem como desualizar, e deixar na forma anterior o 2.2.2??