Depois do WeRgeeks Podcast #39 – Smartphones 1 percebemos que vários de nossos leitores e ouvintes, muitos até, não possuem smartphones mas que gostariam de ter um, então pensamos que também seria uma boa passar as impressões de alguém na mesma situação: esta besta que vos escreve. A Samsung nos enviou o que chama de “o smartphone mais acessível do mercado”, o Galaxy 5, então aqui vão nossas impressões.

Com Android 2.1, o Galaxy 5 é uma opção de destaque pra quem quer começar pois tem uma boa performance neste sistema. Usando como uma criança com brinquedo novo, ou seja, explorando todos os recursos ao limite o tempo todo, a bateria durou cerca de 10h com carga total, o que significa que deve durar bem mais com o uso diário comum.

Sua tela de 2.8″ tem uma boa resposta ao toque. Eu tive alguns “probleminhas” pra me acostumar com a tela, principalmente nas bordas, mas isso certamente é culpa dos meus “dedos de linguiça”, como diz o @fziliotto" href="http://twitter.com/fziliotto" target="_blank">@fziliotto, então se este não for seu caso você não precisa se preocupar.

O som é muito bom, com a ressalva de ter o alto-falante na parte traseira, o que pode prejudicar o uso caso fique pressionado em seu bolso. O fone é de boa qualidade e me agradou muito por não ter machucado meu ouvido, o que geralmente acontece com fones deste tipo, no meu caso. A câmera de 2.0 megapixels é razoável, mas fraca pra quem dá importância a este item no momento de escolher um aparelho.

O único ponto realmente negativo que eu percebi foi o GPS muito fraco. Tive muita dificuldade pra usar este recurso e isso fez eu lembrar das inúmeras reclamações semelhantes que seu irmão maior, o Galaxy S, teve antes da atualização para Android 2.2. Como é pouco provável que o Galaxy 5 seja atualizado, mesmo porque isso poderia prejudicar a performance do aparelho, o fraco GPS deve ser considerado.

Conclusão: baseado no Samsung Corby, o Galaxy 5 é bonito, leve e confortável de usar, com as vantagens de ter Android 2.1, 3G e Wi-Fi. Pra quem quer dar seus primeiros passos no mundo da internet móvel o Galaxy 5, que já pode ser encontrado desbloqueado em lojas de confiança por menos de R$ 530,00, certamente é uma ótima opção.

Especificações:
Sistema Operacional: Android 2.1
Frequência: Quad Band (850 + 900 + 1800 + 1900 MHz)
Rede e Dados: 3G UMTS 850 / 1900 / 2100 MHz, Wi-Fi 802.11 b/g, GPRS e EDGE
Peso: 102g
Dimensões: 108 x 56 x 12 mm
Tela: TFT 2.8″ 240 x 320
Câmera: 2.0 megapixels (zoom digital 4x)

Dica do editor: Se você está na pilha de comprar um Samsung Galaxy 5, recomendamos que compre pela Saraiva. Além de poder dividir em várias vezes, você ainda tem a garantia do produto e a segurança de comprar em uma loja BEM FIRMEZA!!! #FicaDica ;D

Atualização
Depois de avisado pela Cavalaria aqui nos comentários que a atualização pro Android 2.2 (Froyo) está disponível (obrigado mais uma vez, galera), instalei o Samsung Kies para atualizar o sistema do Galaxy 5. Precisei tentar duas vezes pois na primeira algo travou o processo e precisei recomeçar.

A principal mudança foi que o GPS, antes muito fraco, passou a funcionar como deveria. Aparentemente o mesmo problema que ocorre com o Galaxy S está presente no Galaxy 5, mas isso é passado e aplicações como Google Maps e Foursquare agora funcionam perfeitamente. Outra mudança perceptível foi na performance. Pra minha agradável surpresa ocorreu o oposto do que eu temia, o Android 2.2 fez o Galaxy 5 funcionar melhor.

Valeu pela dica de ouro, Cavalaria, e o que antes era uma ótima opção para quem está começando no mundo dos smartphones agora ficou ainda melhor.

Nota do editor: vale sempre lembrar a galera que, se tiver alguma dúvida sobre o produto que fizemos review (e até de gadgets que não fizemos) perguntem nos comentários que a equipe do blog está sempre ligada para responder suas perguntas e tirar dúvidas, beleza? ;D