Review Motorola Defy

Review Motorola Defy

WeRgeeks 39 fez um grande sucesso e muitos ouvintes mandaram e-mail perguntando sobre smartphones que não são os tops de mercado, mas que são grandes aparelhos. Ótimos Smartphones para iniciar nessa vida viciante do 3G. Entre eles temos o Motorola Defy.

A Motorola busca se diferenciar dos outros androids do mercado, além de oferecer a versão 2.1, o Defy é o celular ideal para quem é um pouco desastrado, afinal ele é feito para suportar poeira, pequenas quedas, liquido e riscos… resumindo você pode deixar cair ele na privada sem medo de ser feliz!! (nota do editor: ou não! rs)

Minha primeira impressão foi de ter um aparelho de acabamento grosseiro nas mãos, com pinos e parafusos a mostra, mas depois de algum tempo meu conceito mudou, hoje acho o aparelho charmoso da maneira que ele é! Não querendo taxar nada… mas ele tem a cara de celular de MACHO PORRAAAA! (coça o saco e cospe no chão)

O Defy vem com a tela Gorilla Glass, que é mais resistente a riscos do que as outras do mercado. Entendam riscos, como acidentes do dia-a-dia, ou seja, chaves e moedas esbarrando na tela do aparelho. Se você pegar uma faca, segurar com as duas mãos e passar na tela colocando o seu peso sobre a faca é bem provável que a Gorilla Glass não funcione, não sei … é apenas um chute, não tive coragem de tentar.

O aparelho possuí uma câmera de 5MP com flash LED, tirando fotos ótimas, mas que poderiam ter um desempenho melhor. Por exemplo, fotos com cameras de 5 MP de outras marcas conseguem resultados melhores. E uma característica que deixa a desejar é a filmagem do aparelho, que tem resolução máximo de 480p . Mas se seu foco não é a câmera, esses detalhes não farão diferença.

O Motorola Defy tem um processador de 800mHZ, que não é o topo de mercado, mas que é o suficiente para as configurações do aparelho(Android 2.1 e tela de 3,7 polegadas). Fazendo uma comparação superficial entre ele o irmão mais velho, Milestone 2, pessoalmente preferi o toque, a suavidade de transição da tela com os aplicativos no Defy do que no Milestone2.

O grande terror dos smartphones é a bateria, e para não ficar para trás, o motorla Defy com o uso continuo do 3G não suporta muito mais que 6 horas(leve o carregador sempre com você). Se ele não ficar conectado o tempo todo, fazer ligações normalmente e acessar a rede pontualmente apenas pelo wi-fi, a bateria renderá um pouco mais que 1 dia.

Existem as especulações de que o Defy receberia a atualização para o 2.2, mas se acontecer, provavelmente role apenas no Eua, mas sinceramente acredito que com uma atualização o aparelho poderia perder desempenho.

Especificações
Processador de 800 MHz;
Tela de 3,7 polegadas com resolução de 854 x 480 pixels;
Câmera de 5 MP com flash em LED;
Android 2.1;
2 GB de memória interna, vem com cartão e 8GB e expansível com cartão de até 32GB;
Conectividade WiFi e Bluetooth.

Se você curtiu o produto e está afim de comprar o Motorola Defy, o WeRgeeks recomenda a compra pela Livraria Saraiva! Compre o Defy desbloqueado e com garantia! ;D

Sobre o autor

A Rede Geek é um hub de conteúdo geek, com podcasts, vídeos, blog, produtos e serviços feitos especialmente para a galera que é apaixonada por tecnologia! Siga a gente nas redes sociais e fique ligado de tudo que rola por aqui! ;D #RAULLL

  • Eu pensei seriamente em pegar este aparelho, mas confesso que ser Motolixo foi o principal motivo para não fazê-lo.

    Pra quem está preocupado com a “falta” de atualização, lembre-se que um smartphone deve atender ao que você precisa, e isso não exige que ele tenha a última versão de Android disponível, apenas que os aplicativos que você vai utilizar estejam disponíveis para a versão contida no aparelho, neste caso a 2.1, que é ótima, veja o pessoal com Samsung Galaxy S por aí.

  • Eu preciso de uma mistura de Nexus S com Motorola Defy. Um Nexus For Dummies sabe?

  • Os celulares do Rafa ficam só o pó …. alguns tem esse problema com mulheres!

  • É que ele vibra…

  • Tenho um e não tenho do que reclamar, dizem que o processador dele está “capado” a 800mhz por questões comerciais (milestone2).
    Uma coisa que deixa ele muito lento é o motoblur, instalei o laucherpro e ficou muito bom.
    Acho que em planos pós ele é o melhor custo beneficio hoje em dia.

    • O Motoblur para esta versão realmente não está legal! Está rolando alguns bugs!

  • Depois que vocês fizeram um Inception de que eu preciso de um desses, comecei a pesquisar preços.
    Vi no (Mercado Livre e Toda Oferta Uol) comparando a Americanas, Submarino, etc… uma diferença de preço de 30% em média.

    Acham que é muito arriscado comprar esse mais barato, ou os 2 anos de garantia das grandes lojas compensa?

    PS: Vi de comprar direto na Vivo, Tim, mas exigem um plano fora do meu uso para conseguir um desconto bom.

    []s

    • Falae @Roger_coy
      Nesse ponto eu recomendo comprar em lojas que oferecem garantia, ainda mais com uma diferença pequena. Quando vi esse aparelho em operadora, vi ele na Claro, e estava com um preço bem legal!
      Um conhecido comprou um Defy, que apresentou um pequeno problema na saída de fone de ouvido, ela quebrou e o aparelho só reconhecia como se estivesse um fone ligado o tempo todo, ou seja, o falante não funcionava mais. Ele levou na assistência e fizeram a troca sem nenhum problema, nesse caso a garantia fez toda a diferença.

  • Hiro

    Se não custa 100 pila, não estou interessado ;p

  • @Hiro
    Ele pode até custar 100 pila, mas vem com um plano-coleira de 180 pratas por mês por um ano. =D

  • André Zuil

    Ae Prof. Maury depois desse review já vou garantir meu Defy!! O aparelho é lindo, funcional e já fiz teste em um pessoalmente, atende tudo que eu quero. AbraX

  • vitor

    Cara..Gostaria de saber sobre o som dele se ele toca alto ou se roda musica alto tb…

    • Oi @Vitor o Defy toca alto sim, se estiver numa mochila ou bolso dá para ouvir tranquilamente. Para ouvir música com o fone de ouvido também tem uma boa qualidade e volume. Não é o melhor tocador que tem no mercado, afinal não é o foco do aparelho, mas vc terá um ótimo suporte!

  • Eng. Rafael

    Olá, gostaria de saber se o defy funciona como modem 3G para o pc, para compartilhar a internet, eu tenho um motorola quench no plano tim web e ele faz isso muito bem mas estou afim de trocar pelo defy?

    • Ola @Eng.Rafael o Defy compartilha a internet sim com o computador, e realmente isso é uma mão na roda!

  • Matheus

    Ola,
    Meu Motorola Defy caiu da minha mão há 15 dias, um tombo pqeueno, e tricou todo o vidro do display. Me falaram que, devido ao tratamento anti-riscos o visor ficou resistente a riscos mas fragil contra pancadas.
    No mais o aparelho é bom, mas não posso recomendar esse modelo,a menos que você tenha certeza que NUNCA vai deixa-lo tomar nenhuma pancada. No meu caso foi uma pessiam compra
    Abs.

  • André Zuil

    Ae Galera, comprei o meu, e não só o review do Motorola Defy feito aqui me ajudou muito, mas tb o podcast sobre smartphones foi ótimo pra garantir a escolha!! Comprado e esperando chegar!!

  • Olá, estou louco, louco pra comprar um Defy com o Motoblur. mas realmente não sei o que é o Motoblur e qual é a diferênça entre este e o original, e tbm oque seria laucherpro ? Obg.

    • Olá @Hick o Motoblur é aplicativo da motorola que sincroniza todos os seus contatos com redes sociais, então vc consegue visualizar informações como tweets, facebook, sms e etc juntas, separados por contato da agenda!

      Abraços

  • Fabrício

    Tenho um DEFY…show de bola

  • charles

    hehe.. pedi o meu hj, esperando chegar!

  • Rafael

    Olá,
    Comprei o Defy no última dia 16/03. O aparelho está apresentando defeito. Durante o uso, principalmente de aplicativos, o aparelho desliga sozinho. Tento reinicia-lo mas fica somente aparecendo o logo da Motorola no visor. Muito tempo depois, tirando e colocando a bateria, ligando e desligando é que ele volta a funcionar. Alguém sabe o que pode ser?! Levarei na loja da Claro e pedirei a troca. Abraços.

    • Olá! @Rafael, o mais recomendado é levar na assistência técnica mesmo, pois está na garantia!
      Acho difícil a loja te ajudar aem alguam coisa, pois já passou o prazo de 7 dias! Não dá para saber se o problema é no hardware ou no software, o que pode fazer de repente é reinstalar o Android através do aplicativo da Motorola que vc instala no seu computador!

      Abraços

  • Robson

    p meu defy comprado agora pouco no final do mes de março ja veio com o android 2.2 !!!

  • Fernandinho

    Tem algum jeito de desinstalar o MotoBlur? Ouvi dizer que ele é muito pesado, e tem aplicativos que fazem a mesma coisa, bem mais leves. Se não houver como desinstalar, tem como desativar?

    • Falae @Fernandinho, beleza?
      Não tentei desinstalar o MotoBlur, acredito que seja possível. De qualquer maneira vc consegue desativar essa função!

      Abraços

  • Henrique

    Olá, recebi ontem meu aparelho defy e ele não toca som quando recebe chamada..e está configurado certo…será que ele está com defeito ou tem algum macete para ele tocar e vibrar ao mesmo tempo? Obrigado

    • Fala @Henrique, beleza?
      Se vc foi em configurações—Som—Chamadas recebidas, e está tudo certo, temos um problema!
      Perguntas idiotas…. vc aumentou o volume? quando vc segura o botão de desligar do aparelho, a opção silencioso está desativada?
      O som da chamada não toca, mas quando vc vai atender a chamada vc consegue ouvir a outra pessoa sem nenhum problema?

      Dica: Se vc perceber que realmente o Defy não está funcionando, vc tem direito de trocar direto na loja o seu aparelho por um novo sem precisar passar pela assistência técnica. Depois disso é direto coma motorola e suas assistências técnicas!

      Se conseguiu resolver, nos fale como… abraços

  • erick

    comprei 2 defy’s de um vendedor, um veio pela vivo e outro pela tim, mas ambos desbloqueados.
    o da vivo desliga sozinha, e para religá-lo é preciso tirar a bateria e colocar denovo, já ouviu falar desse problema? será que atualizando para o froyo (android 2.2) resolve? é que o vendedor só terá outra unidade em 2 semanas (talvez..!), e eu não queria levar na assistência! notei também que o contraste do Vivo é um pouco mais forte que o da Tim, já mexi no brilho mas de jeito nenhum eles ficam iguais!

  • Lari

    Olá!
    Comprei um Defy e estou tendo alguns problemas. Gosto do aparelho, das funções….de tudo. Porém além da minha bateria não durar mais que cinco horas sem utilizar aplicativos e wifi, ele fica superaquecido ao realizar uma chamada ou carregar. Outro problema é que ele desliga chamadas sozinho. Fui à loja da Vivo, mas como já passou uma semana fui orientada a procurar a assistência da Motorola. Ainda não fui… Já viram esses problemas antes?

    Outra dúvída é que não consigo colocá-lo no modo vibra por atalho. Preciso entrar no menu e tal….quando tento pelo atalho da tela ele entra no modo silencioso.
    Como faço?

    Obrigada
    🙂

    • Olá Lari, tudo bem?
      Se for um problema de software, é simples resolver! Basta vc reinstalar o Android… vc faz isso usando o próprio programa da motorola. Aconselharia vc fazer isso antes de mandar na assistência para evitar dor de cabeça. Se não der certo, é bem provável que tenha algum problema … aí só a Motorola irá te ajudar!

      Qualquer coisa é só falar..
      Abraços

  • fabio

    oi, o meu defy veio com o android 2,2. minha pergunta é : tem como eu desinstalar esse e instalar o 2.1?
    como eu desinstalo programnas? como por exemplo o motoblur?
    o celular é show

    • Olá @Fabio, beleza? Para fazer o downgrade vc teria que fazer um procedimento manual. Vc encontra como fazer isso em fóruns pela internet, mas não é um procedimento oficial.
      Desinstalar o Motoblur, acredito que tb não seja possível, mas vc consegue desabilitá-lo.

      Abraços

  • gere

    Comprei um motorola defy em janeiro de 2011, fui para comprar um iphone 4 mas não tinha em nenhum lugar naquela época… que arrependimento. Bom em dois meses o alto falante parou de funcionar do nada, só consigo realizar ligações através do viva voz… ai não dah, estava levando o aparelho a assistência técnica mas no caminho sofreu uma queda de uns quarenta centímetros e adivinhem?… rachou o vidro no meio, mas dizem (Motorola) que o aparelho é super resistente, até o Faustão fez uma ilusionaria propaganda em seu programa, mas enfim, levei a assistência e adivinhem de novo? Não querem consertar o aparelho, nem o problema do som. Já tive iphone 3gs, já derrubei inúmeras vezes e “NUNCA” aconteceu isto, mas nem um risco e olha que o meu defy já tem alguns riscos e dizem (Motorola) que não risca… Um conselho, sai dessa… DEFeYto na certa!

    • Olá @Gere alguns usuários realmente relataram que tiveram problemas com o alto falante, e isso passou a ocorreu depois do uso do fone de ouvido. Mesmo sem o fone o aparelho bloqueia a saída de audio por entender que o fone ainda está conectado, por isso que vc consegue fazer a ligação usando o viva voz! Todas as pessoas que tenho contato que comentaram essa situação tiveram seus aparelhos arrumados pela Assistência Técnica! Entre em contato com a própria motorola, tenho certeza que ele irão ajudar.

      Boa sorte.. abraços

  • Tiago_Gonca

    Por favor alguém sabe como faço para conseguir colocar o tempo de duração durante uma chamada. tipo durante a chamada fica o tempo na tela para poder monitorar, só consigo saber o tempo da chamada depois que desligo.

    Obrigado, no mais um ótimo aparelho.

  • Robson Lima

    Galera SOCORROOOOOOOOOOO…….( =) )
    Galera comprei um Defy esses dias pela operadora TIM, mais ele e desbloqueado!…. O android dele pela operadora eo 2.1 ( ainda )… A motorola me enformou que eu tenho como utilizar ele como modem 3G. pedirao pra eu baixar um aplicativo chamado Easy tether, mais e mesmo que nada…. Galera me ajuda PORFAVORRRRRRRRR …. aguardando resposta … =)

    • Olá Robson, tudo bem?
      Eu não estou com um defy nas mãos, vou me basear na versão do Android do Nexus S para te orientar, vamos ver se ajuda.
      Vá em configurações, seleicone a opção “redes sem fio e outras” e depois “vinculo e ponto de acesso portátil” Neste ponto vc tem a opção “USB”e Wi-fi”
      Com “USB”selecionado vc usa o aparelho como modem, selecionando “Wi-fi” o seu aparelho vira um roteador para conexão sem fio.
      Espero ter ajudado.
      Abraços

  • Robson Lima

    Maury, Obrigado por responder….
    Mais nao cosegui pois o Defy nao tem essa opcao “vinculo e ponto de acesso portátil” …. Se nao for incomodo por favor tem como vc olhar por um defy…. aguardando porfavor…

  • Comprei o Defy em uma loja da vivo. O aparelho veio com a versão 2.2 e está funcionando redondo. O aparelho é muito bom e superou minhas expectativas. Como pedi portabilidade da tim para vivo no plano smartphone 100 consegui comprá-lo por 300 reais. Antes de comprar comparei com samsung Ace e percebi que o acabamento é superior e não parece um telefone de brinquedo e frágil. Também testei o gps com o google maps e foi perfeito no carro. Uma ótima opção com bom custo benefício.

  • mauricio

    meu defy do nada parou de dar sinal, usava o tim nele e derrepente, só chamada de emergencia.
    alguem me ajuda?

    • Olá @Mauricio, já tentou reconfigurar a APN?
      Existe um app chamado APN Brasil na Android Market que faz essa configuração automática pra vc!
      Abraços

  • Robson Lima

    Maury , vi hj seu port cara vou olha agora waleu qualquer coisa pertubo de novo rsrsrs

    • Fala Robson… sem problemas, qualquer coisa é só falar!

      Abs

  • Perrrrrgunta:

    Para quem é totalmente virgem com smartphones, pegar um Motorola Defy é demais? Em outras palavras, é necessária uma certa “expertise” com a combinação Android+tela touchscreem para quem vem do sistema Symbian S40, ou é rápido de aprender?

    Fiquei muito interessado nesse celular… MUITO.

    • Falae Sr Jedigner, beleza?!
      Cara em poucos dias vc estará adaptado ao sistema operacional Android, ele é bem simples e intuitivo e no touchscreem, se vc não tem experiência nenhuma, em questão de 1 semana vc já está usando numa boa!!
      O que eu mais gosto do Defy, é o tamanho da Tela X Preço, mas caso queria algo mais barato, mas que te trará bons benefícios tb é o Samsung Galaxy 5, um tela meno, mas tb com um custo menor! E o sistema operacional é o mesmo! 😉

      Qualquer dúvida é só falar!

      Abs

  • Graaande @profmaury, sempre com uma dica quente!

    Rapaz, acabei de fazer uma rápida pesquisa no Buscapé e, como dizemos aqui no Sul, “caiu os butiá do bolso”! Quase 50% do valor do Defy, e com Android 2.1! Incrível mesmo.

    Devido aos investimentos que farei até o fim do ano (incluindo um notebook), um valor um pouco menor no smartphone será de grande ajuda #win

    Ainda vou avaliar com calma, mas desde já te agradeço muito pela ajuda!

    Avante, #CavalariaGeek!

  • Robson Lima

    Maury nao resolvi nada ainda.. rs
    Cara tenho um amigo que atualizou o defy dele pro android 2.2 (TIM) so que tenho medo de danificar meu cl se eu atualizar pois a TIm nao tem o android 2.2 ainda pra atualizar

  • Robson Lima

    Diga la Maury… Cara atualizei meu defy para o 2.2.1 pela motorola …….. uhuuuu
    So que ainda nao estou conseguindo ultilizar ele como rootiador… tenho a opcao mais nao consigo ele mostra a seguinte msg “NAO POSSIVEL CONFIGURAR LINK DADOS” como eu faco pra isso funcionar?????

  • Robson Lima

    Maury blz cara ! Atualizei meu defy para o android 2.2.1 pela motorola uhuuuuu…
    agora nao to conseguindo ultilizar ele como rottiador como eu faço ?? Tem ideia? Falow

    • Falae @Robson, beleza?
      Desculpe a demora, essa semana foi mega corrida!
      Show de bola, a versão 2.2 trouxe algumas melhorias de bugs e tal! =))
      Antes da atualização vc chegou a conseguir?
      Entrei em contato com um amigo que tem um Defy para ver como ele está fazendo esse processo!