Ultrageek 40 (WeRgeeks) – Internet nos anos 90

Ultrageek 40 (WeRgeeks) – Internet nos anos 90

Olá, olá, olá Geeks!

Nesse episódio do WeRgeeks Podcast, Tato e Prof. Maury se reunem com Rafa Lohmann, Fred Lohmann Jr e o excelentíssimo convidado @Barone" href="http://twitter.com/barone" target="_blank">Barone (do Puro Pop e PãoDiQuest) para lembrar os velhos tempos da internet discada, dos gifs animados e fundos musicais em MIDI. Se você viveu essa época da internet raiz, da internet arte, da internet muleque, vai lembrar com a gente de momentos felizes e tristes que vivemos. Agora, se você não viveu essa fase, ajoelhe, agradeça aos céus, e passe mal de rir com as maluquices dos anos 90. Neste episódio: descubra como era a vida do Rafa antes de ele virar geek, ouça os esquemas para fugir dos pais e conectar escondido de madrugada e, se conseguir, aguente as história de algumas pessoas que se passavam por mulheres no bate-papo do UOL!

 

Sobre o autor

A Rede Geek é um hub de conteúdo geek, com podcasts, vídeos, blog, produtos e serviços feitos especialmente para a galera que é apaixonada por tecnologia! Siga a gente nas redes sociais e fique ligado de tudo que rola por aqui! ;D #RAULLL

  • Marcos Tasca

    Pelo visto sou da época do Fred. Me lembrou da nostaligia 😀

    Começei nos pc’s usando um cp500… Nem modem tinha 😛

    E como o Fred disse nem UOL tinha. Adorava o win 3.1

    E o ICQ tenho até hoje, embora tenha começado a usar um tempo dps 35566746.

    Ps.: ICQ ainda continua muito popular na europa e em alguns paises asiáticos. Ainda uso.

    Abraços,
    ótimo assunto

  • Mega-sensacional esse episódio! Lembranças boas e TERRÍVEIS da inesquecível internet dos anos 90. Saudades, já adianto, não sinto nem um pouco… 😛

    Comento mais depois, pois tenho que ouvir o cast ainda. Mas farei-o agora, e é uma questão de terminar de ouvir para postar minhas impressão.

    Abração, Geeks!

  • Esse Podcast foi animal! Bem nostalgico mesmo! Outro dia tentei conectar na internet no iPhone pelo 3G sem sinal e senti saudades da época que conectava a internet através da BBS da Mandic e tinha que rodar um software Trompete para poder conectar a famosa internet!!! O sound effect do Modem foi muito bem colocado, era realmente uma epifania quando rolava aquele ruído!

    Quanto ao ICQ, sem palavras, é o melhor IM que já existiu…

    Não me lembro qual foi o meu primeiro modem, 9600 ou 14400… mas a piadinha sempre se aplica:

    “”Quem ri por último………… é porque está conectado a 14400 bps””

    Grande abraço Geeks… Parabéns pelo Podcast!!!

  • Hiro

    UIN 72571037

  • O UIN do ICQ agora tem 9 números…
    O meu é 623994939
    ADD LAH!

  • Nossa, hoje percebi que sou um pobre mesmo!
    Meu primeiro contato com Internet e computador foi em 1998…é eu sei! E meu primeiro computador foi em 2006 (não, eu não era morador de rua), mas gostei muito de conhecer as experiências de todos.

    Engraçado que hoje não existe a possibilidade de me imaginar sem internet.

    Parabéns pelo cast e já estou aguardando o proximo!

    Abraços

  • Mateus D.

    otimo cast, como sempre!

    eu me lembro quando eu comecei a usar o pc, por volta de 2002, na epoca eu tinha um modem 56700bps e tinha que fingir que estava dormindo para poder entrar depois de 00:00.

  • Bruski

    Muito bom o CAST como sempre!
    Pegaram tudo de bom e de ruim que existia na net antigamente e fizeram um compilado hehehe.
    Ah que saudade dos meus modens US Robotics e que inferno era configurar aquilo meuuu deus.
    No mais parabens galera, vocês estão cada vez melhores.

  • Bruski

    Meu ICQ é 177028210 tem 9 dígitos, mas tenho ele desde 2000, o tempo bom, quem quiser add esteja a vontade, de vez em nunca to online no ICQ

  • Jr.

    Pro chapa que não lembra qual é o UIN dele, é só criar um novo e procurar no diretório do ICQ pelo nome dele…

  • Mateus

    Olá Geeks !!
    Esse foi um cast muito nostálgico, divertido e informativo.
    Gostaria de recomendar a série de programas “A Internet” do canal Discovery, onde mostram a guerra dos navegadores, Ebay vs Amazon e a história do buscadores durante os anos 90.

    Segue o link do You tube ” A Internet – Guerra Dos Navegadores ”

    http://www.youtube.com/watch?v=LFc4tMO4nc0

  • Atari

    Faltou comentar daquela tentativa frustrada da UOL de criar um concorrente ao ICQ e ao MSN chamada “comvc”. Eles chegaram a fazer várias propagandas em revistas como a Veja e a Info(v)Exame. =D

  • Emerson de Oliveira Carvalho

    caraca meu o podcast ta maravilhoso eu rir pakas minha mae tava me perguntando se eu estava bem pq eu nao parava de rir kkkk eu nao tenho nenhuma historia como essas pq so tenho 17 anos e nasci em 93 e so fui me interesar por tecnologia em 2008 🙂 esperando o proximo podcast 🙂 ansiosamente Abraços e um beijinho do lado esquerda das suas nadegas 🙂

  • Edson Oliveira

    Vocês me fizeram lembrar da época em que o modem mais rápido conectava a 36600. A gente fazia uma mudança no script, pra que, na conexão, aparecesse 115200. Lógico que a informação era falsa, mas dava pra enganar alguns amigos, e pagar de fodão.

    Sobre o ICQ, tinha uma menina que trabalhava comigo, e durante o expediente mal trocávamos duas palavras, mas à noite, passávamos horas batendo papo pelo programinha do o_O.

    Meu primeiro email foi da Mandic. A primeira sala de bate-papo também. Mas as salas da UOL eram mais diversificadas, com temas como idade, cidade e SEXO.

    É engraçado lembrar hoje, mas às vezes estava em alguma sala pra maiores de idades, e do nada entrava algum fanático religioso desocupado, e postava a mensagem: “Jesus te ama, deixa o pecado”. Não dava tempo de xingar, porque o covarde saía da sala logo em seguida.

  • Bruski

    Caramba Edson, você lembrou do script que colocava nas propriedades do modem, nossa eu também fazia isso hahaha, excelente.
    Ótimo trabalho, cast nostalgico.

  • Mandei um mail, se eles não lerem eu posto aqui kkk

    (forever alone indo para cama… boa noite!)

  • ed_vardo

    Eu ri mto com a parte do zipmail pq o meu pai ainda tem zipmail, é o unico email q ele usa

  • Só fui ouvir esta edição hoje, perdida nos feeds do Itunes hahahaha e achei muito bom!!
    Tenho 22 anos e sou da época do ICQ, e também tinha oito dígitos hahaha lembrava ele de cor (hoje já esqueci =( …), confesso que era cabela dura e demorei um pouco para migrar para o messenger, só quando a galera toda começou a fazer minha cabeça rsrsrs E uma coisa eu conto que é muito engraçado: Uso os sons do ICQ no Messenger -.-
    Usei muito o IRC para jogar Magic The Gathering online, usando um programa que ninguém usa também, bons tempos kkkk fiquei lembrando quando chegava da escola entre meio dia e meio, ligava o computador e enquanto ele ligava eu ia esquentar a comida, e enquanto conectava comia kkkk muito lerdo. Já perdi um Desktop também por que o estabilizador pegou fogo, devido a muito tempo sem desligar o PC….. Tempos doidos kkkk
    Não tinha (ou não conhecia rsrs) blog, flog e nem nada, apenas o Blig (ou algo parecido).
    Sem contar o tempo perdido na sala de bate papo uol -.- hahahahha muito bom pessoal, abraços!

  • Depois de muito tempo depois… vou fazer um comentário….

    comecei a usar a net em 98, logo que colocamos telefone em casa… (mas sempre tive computador – SEMPRE!)….

    Eu lembro de colocar travesseiros do lado da cpu para abafar o som… hahaha
    E tinha na minha senha do windows, vários “UOL” (cliente uol desde 98), um com senha salva para quando meu pai não estava em casa, e outro pra ele “digitar”….

    Eu tb tinha um geocities! lembro o endereço alguma coisa /atlantis/…./4666 – meu pai já achou que era coisa do demonio, pq meu número caiu 4666

    Chat do uol 18+… lembro de uma vez que estava fazendo trabalho da escola em casa e fui mostrar a internet pros meus amigos… hahaha eles ficaram loucos qdo viram o chat! hahahaha

    Meu icq tem 8 números, o do meu irmão tinha 7 e tínhamos uma amiga que tinha só 6! – 40788562 caso alguém queira Add. De vez em nunca conecto.
    Uma curiosidade é que em 2008 quando fui conectar de novo, de toda a minha lista de uns 200 contatos, tinha só 1 online e… ERA O ANIVERSÁRIO DELE! hahahaha eu abri o ICQ e ouvi aquela guitarrinha…. hahahaha meu irmão foi ver o que era e deu muita risada…

    Tantas outras histórias (Netscape Navigator 3 – que o ícone era um leme! – ftw!)….
    Não cheguei a pegar BBS (só pq não tinhamos telefone em casa, se não…. hehehehe) mas lembro de conectar com meu modem 33600 com UOL (na época que não tinha grátis) e ficar esperando pra linha não cair….
    consegui pegar a era pré napster, napster e pós napster. A era do Kazaa antes dos vírus… hehehehe
    E das internet grátis, tinha uma (super 11) que no começo o número para ligar era 0800!!!! eu ficava o dia todo conectado pq era 0800!! depois de 1 mes eles viraram número normal….
    Mas a conexão tb não era lá essas coisas…. hehehehe

    Abs,
    Ed

  • gutossamp

    um dois três, quatro cinco mil, se você exagerou vai pra putaquepaiu

  • StefanPasoldDamacena

    Caralho programa muito nostálgico.
    Tudo bem eu já peguei uma era um pouco melhor da internet.
    Mas ainda sim, meu primeiro modem foi um de 32kbps, logo depois para um incrível 56k.
    Ai com a banda larga. eu tive incríveis 200k, depois de um tempo 600k e atualmente tenho só 1mb por que infelismente onde moro a “OI” não tem uma infra para melhorar a qualidade da internet, Mas paciência é um dom que adquiri ao longo dos anos.
    Abraços.