Filmes Geeks – 2001: Uma Odisséia no Espaço

Filmes Geeks – 2001: Uma Odisséia no Espaço

2001: Uma Odisséia no espaço não é só um ótimo filme geek, é uma obra de arte. Tudo bem, se você está acostumado com os padrões de filmes atuais, cheio de explosões e trilhas sonoras aceleradas, ele pode até dar um pouco de sono, mas amigos, eu garanto, esse filme é uma obra de arte.

Provavelmente você já deve ter ouvido falar da história: um monolito preto bizarro e um computador loucão chamado HAL 9000 que decide apagar todos tripulantes de uma nave espacial, certo? Pode até ser… Mas essa não é a verdadeira história do filme. 2001 na verdade conta a trajetória do Homem e o desenvolvimento das ferramentas, seja a transformação de um osso em uma arma, a criação de naves espaciais como a Discovery ou de computadores inteligentes assassinos! O filme é uma análise sobre a inteligência humana, com críticas saborosas ao nosso cotidiano. Apesar de ser um filme de 68, ainda está muito atual, um filme que todo geek deve assistir antes de morrer

Título original: 2001: A Space Odyssey
Ano de lançamento: 1968
Diretor: Stanley Kubrick
Duração: 148 min

Sobre o autor

Idealizador de toda a bagaça, Tato é um aficionado por blogs e podcasts e, acima de tudo, um completo viciado por tecnologia! Já trabalhou com robótica, hidroponia, participou de um reality show, foi professor de computação gráfica, diretor de arte em agências online e offline, organizou eventos e dedicou mais de 90% de sua vida para a comunicação. Por isso, se tornou a mente criativa da parada toda!

  • Apesar deste filme ter cenas memoráveis ele não explica conceitos importantíssimos da história, que há no livro, como o que é o monolito ou porque ele emite aquele som. E este é só um exemplo.

  • uma coisa que tem que ser lembrado, é aquilo que o próprio kubrik disse e que vale para filmes do estilo assim como eraserhead, a pessoa que assiste interpreta o filme da maneira que ela quiser utilizando os conceitos que ela ve na vida dela, não existe apenas uma maneira de interpretar o filme.

    para mim, é ver a ferramenta que deixa de ser uma ferramenta para ser um ser como nós.
    pode ser até mesmo algo comparado como a humanidade que tenta ser deus.

    existem outras coisas a se pensar, sobre o individualismo, o valor de cada individuo na sociedade, etc, etc …

    mas o final para mim realmente não faz muito sentido (estou ignorando as sequências), a não ser que talvez tudo recomece, ou o homem se torne deus, etc…

  • É verdade, cada um deve interpretar esse filme como bem
    enteder. Eu, por exemplo, interpretei como uma chatice completa!
    Assisti mais de 1 hora de filme, mas não deu pra chegar no final.
    Eu sei que galera vai dizer coisas como: É um clássico! É uma obra
    de arte! E um monte de outros argumentos vazios, só pq é senso
    comum entre críticos (Críticos por definição são Caras chatos, e
    cineastas frustados) e público, que para não ficar parecendo
    idiota, vai na opinião dos outros. Para mim o filme é um saco, não
    tenho vergonha de dize-lo. E não adianta tentar me inferiorizar,
    dizendo que não entendi, ou coisas do gênero, pois não sou burro,
    apenas tenho opinião prórpria!

  • Tato

    Hahahaha Consegui criar uma discussão em um FPGV! rs ;D
    Mas eu concordo que (1) interpretação vai de cada um e que, dependendo da sua leitura, 2001 pode ser um filme sobre quase qualquer coisa! rs (2) O filme dá um pouco de sono sim, eu mesmo já dormi algumas vezes assistindo, mas Kubrick fez um filmaço… e para acabar (3) @julianooselame, não precisa der a menor vergonha de ter achado o filme uma bela m*rda! Aliás, fiquei bem feliz de ter sua opinião aqui discordando da minha! ;D

  • Valeu Tato!

    Obrigado pelo respeito, queria que mais pessoas fossem assim, pois foram várias as vezes que tentei expressar uma opinião (na maioria das vezes contrária ao establishment) e foi muito atacado. Bom saber que tenho um espaço mais democrático no WeRGeeks!

    Um abraço!

  • @Juliano eu vou descordar soh pra ver o circo pegar fogo
    (voz la no meio da multidao) Vamo quebrar tudoooooo

    brinks 😛

  • Hiro

    @darthjee se essa é a sua idéia de discórdia ofensiva, vc só pode ser um ursinho carinhoso.

  • @Hiro to quase de férias, não consigo ficar nervoso