Retro-review Patapon

Retro-review Patapon

Bem-vindo aos retro-reviews. Estes textos têm como objetivo sugerir games recentes, mas não muito recentes, que acreditamos que você deva jogar. E como estão no mercado há algum tempo você já deve ter um ambiente que os suporte e deve encontrá-los a preços bem mais acessíveis que os lançamentos. Divirta-se e deixe suas impressões depois de jogá-los.

Um passado glorioso, um futuro incerto
Guerreiros poderosos pelos poderes dos tambores de seu deus. Estes são os Patapons, mas este passado é distante, agora eles estão banidos de seu lar e subjugados pelos Zigotons. A história começa quando este deus retorna e com ele seus tambores, sendo este deus ninguém menos que você. Agora lhe cabe ajudar seu povo a libertar-se e encontrar Earthend e “IT”, um objeto que, segundo a lenda, trará contentamento eterno.

Comande por ritmo
Patapon é um jogo de ritmo e também um jogo de estratégia. Usando quatro tambores, representados por botões, você comandará seu crescente exército rumo a glória perdida. E não basta você bater nos tambores, é necessário fazer isso no ritmo e momento corretos senão seus pequenos guerreiros ficarão confusos e não farão nada. Caso você queira que seu exército avance, “Pata-pata-pata-pon”; para atacar, “Pon-pon-pata-pon”, entre vários outros comandos que você vai aprender progressivamente.

Guerreiros certos para cada tarefa
Assim como os comandos você também terá acesso a diversas classes de guerreiros conforme o jogo progredir. Você deverá aprender qual a força e fraqueza de cada um deles e formar sua estratégia para cada ocasião ou inimigo que irá enfrentar. Por exemplo, Yaripons são excelentes para caça, mas são vulneráveis ao fogo, Tatepons têm a melhor defesa, mas seu curto alcance exigirá proximidade dos inimigos para atacá-los. Cada um de seus guerreiros tem sua função e tão importante quanto suas qualidades é sua habilidade para usá-las no momento correto.

Cada batalha terá seu espólio que poderá ser uma arma, um equipamento ou mesmo um chapéu que disponibilizará um novo minigame e com estes minigames você poderá conseguir mais itens. Tudo funcionando numa ordem clara que o fará ainda mais apegado ao jogo para conseguir os melhores guerreiros, armas e equipamentos.

Além dos próprios Zigotons você enfrentará monstros gigantescos, desde dragões até plantas carnívoras, e para cada um deles você precisará repensar sua equipe. Ao enfrentar o dragão Dodonga um cuidado especial é necessário contra suas chamas, assim como é necessário manter certa distância ao enfrentar Dokaknel ou você será esmagado por seus golpes.

Simples e desafiador
Patapon é um jogo sem dificuldades, tudo se resume a saber usar os recursos que você tem a mão. Comandos simples com a necessidade de ritmo e uma boa estratégia, este é o segredo para este belíssimo jogo e várias horas de diversão. Pata-pata-pata-pon!

Sobre o autor

  • não lembro quem eu vi jogando certa vez, mas na época tinha adorado a idéia 😀

  • Tato

    Já joguei uma vez e achei muito divertido… o tutorial é um pouco cansativo, meio infantil, mas depois de 30 minutos você vicia!!! 😉

  • Muito bom o review, Fred! :~ não sabia que tu escrevia tão bem XD
    E eu não te imagino jogando Patapon… XD
    Parabéns!! Ficou foda *-*

  • Jogo totalmente descompromissado, porem cm alto teor de vicio e entretenimento. Atualmente estou jogando o 2 e devo dizer que deposid e um tempo, você fica cantarolando “PON PON PATA PON”.

  • Quem foi o mentecapto que escreveu “poderosos pelos poderes”? =P

  • @Nathy
    Valeu, Nate. =)
    Mas não entendo porque você não me vê jogando Patapon. No jogo você é um deus que ordena suas tropas a atacarem sem escrúpulos. É ótimo! =D

  • Serei o único herege aqui…
    Não vejo tamanha graça nesse jogo, apesar de seu potencial todo.

    Quem sabe um dia… ou não. ^^