Como funcionam as telas de E-ink?

Como funcionam as telas de E-ink?

Toda vez que brinco com um kindle ou outro ebook reader da vida, fico impressionado como é que são feitas essas telas com a chamada “tinta eletrônica”. Esse tipo de pensamento é recorrente e durante a minha infância isso já me fez “quebrar” um monte de gadgets, só pra ver como são por dentro. rs

Mas vamos ao que realmente interessa, você sabe como funciona a E-ink?

A ideia é muito simples, as telas de E-ink são formadas por milhares de esferas microscópicas magnetizadas (brancas e pretas), dentro de milhares de capsulas em uma superfície oleosa. De acordo com a polaridade do pedaço da tela, as esferas brancas ou pretas ficam aparentes, desenhando assim, textos e imagens.

Para ficar um pouco mais fácil de visualizar, vejam um rápido vídeo demonstrativo:

Também encontrei um vídeo de uma tela ampliada em um microscópio, olha só que legal:

Agora, uma coisa que realmente me fez perder a cabeça foi esse vídeo conceito de como a tecnologia poderia ser usada no desenvolvimento de e-tattoos, ou seja, tatuagens feitas com e-ink:


Sobre o autor

Idealizador de toda a bagaça, Tato é um aficionado por blogs e podcasts e, acima de tudo, um completo viciado por tecnologia! Já trabalhou com robótica, hidroponia, participou de um reality show, foi professor de computação gráfica, diretor de arte em agências online e offline, organizou eventos e dedicou mais de 90% de sua vida para a comunicação. Por isso, se tornou a mente criativa da parada toda!

  • Uma e-tattoo seria bacana. Eu faria (“farei”?). =)

  • Nao sabia disso nao, achava que era uma tela simples

    quando fizerem tal tatoo, voce vai poder ter uma tatoo que nao apareça em momentos inapropriados 😀

  • kloser

    eu faria um pac-man correndo no meu braço comendo as bolinhas e fugindo de um fantasma…. será que viagei muito? sei lá, deste 1980 o conceito de possivel na mente das pessoas tem mudado muito. (um dia ainda fou fazer um dessas =D )

  • Modesto

    Muito bacana a E-tattoo, vendo a tinta aparecendo “do nada” me fez lembrar o símbolo do Akuma nas costas no street fighter. Acho que, um dia, já sei o que quero fazer de E-tattoo =D

  • pena que não existia e-ink tatoo na época de michael jackson, seria mais fácil que contrair vitiligo xD