Copia e Cola

Copia e Cola

Assim como todo mundo, eu imaginava que o famoso Ctrl+C e Ctrl+v tinha surgido na era digital, com a vinda dos computadores, mas está ai o Sr. “Valdisney” para nos desmentir.

Tá certo que o processo de fazer desenhos animados era complicado e demorado, mas ai rolou um exagero heim!

Sobre o autor

Geek viciado em tecnologia móvel, Prof. Maury realmente merece o título de Professor, bastam alguns minutos de conversa e vocês concordarão! Formado em Ciências Sociais, já pensou em ser diplomata, mas foi falando besteiras nos podcasts da Rede Geek que atingiu seu ápice de filosofia. Com sacadas rápidas e frases de duplo sentido, ele ainda consegue falar sério e mostrar toda sua bagagem intelectual.

  • acho que alguns ai (como no caso da valsa) são modelos padrão, não tem como fugir. … outros como a relação branca de neve e robin hood seja como uma homenagem

    agora, robin hood e aristogatas, ali acho que foi um reaproveitamento de código frames descarado 😛

  • Olá Geeks!
    é notório que Branca de Neve foi criado usando rotoscopia, técnica em que os desenhos são concebidos tendo como base fotos ou filmagens para um resultado mais próximo da realidade, como em O Homem Duplo ou Waking Life de Richard Linklater. Provavelmente a Disney se aproveitou desta base existente para garantir que os movimentos de suas futuras animações continuassem realistas, afinal este é um dos maiores desafios para o animador. Também vale lembrar que na época era comum reaproveitar cenários, detalhes e até mesmo cenas inteiras de uma animação para outra para reduzir custos e eu acredito que a Disney estava passando por alguma crise ou reestruturação na época da produção de Robin Hood e Aristogatas, pois considero produções inferiores em inovação, técnica e criatividade se comparadas a Fantasia ou Branca de Neve, isso pode ter pesado na hora do CRTL+C, CRTL+V.

    Abraços a todos.

  • DuqueW

    Walt Disney é um ídolo pra mim então vou tentar explicar o que acontece aí.

    Realmente é uma questão de custo, Disney arriscou tudo que tinha para fazer Branca de Neve, e apesar do retorno ter sido favorável, tdos primeiros filmes colocavam ele numa corda bamba e esse reaproveitamento diminuia os custos.

    Não acho que isso desmereça de forma alguma o trabalho dele, vários cenários e sketches foram reaproveitados, mas nunca de forma “forçada”, sempre era em uma cena que cabia a repetição, tanto que só hoje em dia é que o grande público foi notar isso.

    A floresta de Bambi, Branca de Neve, Mogli, O Cão e a Raposa e A Espada era a Lei tb são as mesmas e muito pouca gente nota, hoje em dia isso seria chamado de Easter Egg levaria fãs ao delírio.

  • Debora Martins

    Acho que a idéia era para as crianças terem a sensação de “já vi isso em algum lugar” e ficarem felizes com o novo desenho. Ele arranjou um jeito de sempre fazer sucesso, era repetir o que deu certo. Muito esperto!!!

  • Realmente é impressionante a semelhança das cenas… por um lado chega a ser macabro, huasdhsaddusa!

  • Ahhh que vídeo legal cara. Não condeno essa prática não. Esse tipo de animação é de alto custo e a reutilização é muito utilizada hoje.

  • Cris

    Pessoal, pra quem não sabe sou fã da Disney, mas costumo ser sincera com as coisas que digo… =)

    Penso que a Disney se reaproveitou de alguns esboços de outros desenhos como forma de cortar subsídios, como observado por DuqueW, acima, e de certa forma eles devem ter pesquisado muito para fazer o primeiro desenho, de forma que fazer uma cena parecida levaria à mesma pesquisa e ao mesmo resultado.

    Mesmo assim, digo com toda a certeza que das pessoas que gostam dos desenhos da Disney e os assistiram repetidas vezes pouquíssimas repararam nesses detalhes, porque somos levados a uma trama tão boa, que ficamos muito concentrados e não pensamos em outros desenhos no momneto em que assistimos. Cada desenho da Disney parece realmente único para mim (devo ter assistido cada um no ínomo 20 vezes…).

    De certa forma rever essas cenas me deixa com uma sensação nostálgica…

    Mas é muito legal perceber isso, e as cenas ficaram realmente idênticas! o/