Um bom geek que se preze, sempre leva sua câmera fotográfica nas suas viagens. Seja para tirar fotos do amigo dormindo ou deixar registradas as paisagens por onde já passou e assim montar um álbum, riscando os lugares e procurando os próximos nas férias.

Com as máquinas atuais, podemos nos tornar profissionais na arte da fotografia, já que o aparelho faz tudo para nós: ajusta luz, o zoom e acerta o foco. E se esse aparelho fosse lançado no espaço para registrar tudo o que acontece nos lugares ‘onde nenhum homem jamais esteve’?

Pensando assim, o pessoal da NASA – Agência Espacial Americana – resolveu lançar em abril de 1990, o primeiro satélite astronômico artificial não tripulado do mundo: o Hubble. Em conjunto, um grande telescópio fotográfico para luz visível e infravermelha o acompanha numa viagem sem fim.

Ao longo dos anos, o Hubble teve influencia direta na física e na astronomia terrestre na descoberta de novas estrelas e registro das galáxias distantes. O que Star Wars mostrou nos cinemas é pequeno comparado ao que o telescópio fotografou. O que Star Trek nos fez imaginar é algo muito parecido, mas ainda sim, nada comparado as fotos do Universo.

Mas não adianta falar e não mostrar. Para isso, a NASA resolveu divulgar as imagens captadas pelo telescópio e as disponibiliza para os internautas no Hubble Site. E melhor ainda, como wallpapers! São galáxias, estrelas, supernovas, cometas, pontos brancos, e tudo o que é de desconhecido foi captado. É só clicar nas fotos, escolher o tamanho da tela e se sentir pilotando uma nave espacial.

No site, também é possível encontrar diversas imagens e informações das viagens tripuladas, da manutenção dos equipamentos, etc. É um contato a mais para as pessoas que tem curiosidades de conhecer o campo espacial, além das explorações e os registros de descobertas feitas pelo telescópio Hubble.

Nota do editor: O Telescópio Espacial foi batizado em homenagem a Edwin Powell Hubble, que revolucionou a Astronomia, ao constatar que o Universo estava se expandindo.

Leo Luz é jornalista e colaborador do WeRgeeks e blogueiro do Action Nerds.