Chega de saudades dos clássicos adventures!

Chega de saudades dos clássicos adventures!

jogar-the_dig-full_throttle

Sabe aqueles jogos clássicos, que não rodam em lugar nenhum e volta e meia dão aquela saudade? Sabia que ainda dá para jogar? Isso mesmo, ainda dá para jogar The Dig, Full Throttle, Monkey Island e todos aqueles adventures empoeirados da Lucas Arts que você guarda no fundo do seu armário. Não importa de você tem um PC, Mac, iPhone, PSP ou qualquer outro gadget. O pessoal da ScummVM arrumou um jeito de emular esses jogos até em rolo de papel higiênico! 😉

Como rodar?

Para começar, você precisa baixar o ScummVM para o seu gadget. Se for necessário, instale o aplicativo seguindo as instruções do arquivo READ ME. No Mac não tive esse problema, abri o arquivo dmg e rodei o aplicativo direto do disco. Simples assim! Depois do aplicativo instalado, aconselho que copie os dados do jogo para uma pasta em seu disco. É sempre uma boa idéia fazer um backup do seu querido game, afinal de contas, hoje ele não pesará nada em seu HD.

scumm1

Para rodar o jogo, abra o ScummVM, adicione o jogo em sua lista selecionando a pasta em que fez o bkp e pronto. Aperte start e divirta-se como nunca!

scumm2

Um dica: existe uma comunidade e viciados que traduziu diversos jogos para português. Entre no site da ScummBR e aprenda como fazer isso com seu jogo também.

Sobre o autor

Idealizador de toda a bagaça, Tato é um aficionado por blogs e podcasts e, acima de tudo, um completo viciado por tecnologia! Já trabalhou com robótica, hidroponia, participou de um reality show, foi professor de computação gráfica, diretor de arte em agências online e offline, organizou eventos e dedicou mais de 90% de sua vida para a comunicação. Por isso, se tornou a mente criativa da parada toda!

  • Luiz Sussi

    É isso ae … primeirao!!!

  • Matheus Gabriel

    Muito legal o post, para quem não sabe o sistema de venda de jogos da valve, o steam, recentemente relançou vários dos adventures da lucas arts e também lançou a versão refeita de tales of monkey island totalmente renovado na parte gráfica.

  • Tatooooo! Tu ta de sacanagem comigo né?!
    Tu acredita que eu tava tentando descobrir como fazia pra rodar Monkey Island nesse treco? Descobri ante-ontem sozinha por acaso! Hahaha.

    Putz, mas ta muito legal o tópico, vou dar uma olhada e aprender mais sobre esse negócio que me deu um trabalho desgraçado. xDDD

    Como sempre, tá ótimo, parabéns.

    Beijooos. ^^

  • Hiro

    Velha, mas boa.

    Pros fãs de jogos velhos, recomendo X-com. Um dos melhores jogos ever

  • Esse ScummVM é uma mão na roda! Terminei a pouco tempo The Dig e Full Throttle. Só que a minha é bem antigona e não tem esse visual fodão ai. Mais vale muito a pena poder jogar os clássicos adventures da Lucas Arts nos Pcs mais novos. To começando agora o Fate of Atlantis e na fila tem o Maniac Mansion e o Day of Tentacle.
    Ótima dica pra quem ainda não conhece.

  • Total,

    vou poder jogar the dig ^_^

    preciso só arranjar maniacs mansion e day of the tentacle para ficar muito mais feliz

  • Gabriel Valente

    Uma dica pra quem quer jogar vários adventures:

    Acessem o Sarcófago, lá tem praticamente tudo.

  • Estou usando esse MARAVILHOSO programa no meu PSP e jogando Day of The Tentacle e Full Throttle… só estou em busca de Sam & Max, aí estarei completa e feliz!!!
    *_*

  • alguem conseguiu rodar o Z (Zed)???

    nao roda em nada, a nao ser o antigo DOS … to quase instalando em uma maquina virtual

    pareceque que a produtora (Bitmap Brothers) não atualiza, não vende, não libera o código e não deixa sites de abandonware disponibilizarem … pegeui ate uma cópia com o prof Maury e nem assim consigo jogar 🙁

  • Pingback: “Look behind you, a three-headed monkey!” « WeRgeeks.net()

  • Cristiano

    Wow!Muito bom!nunca havia conseguido salvar no Full Throtlle!ADorei o post agora Scummvmm faz parte de minha vida! otimo post!