Tecnologia Verde

Tecnologia Verde

O celular, que na minha modesta opinão foi uma das grandes invensões do século passado, se tornou um dos gadgets mais descatáveis, devido aos grande avanços tecnológicos e por necessidade adquirida, as pessoas acabam trocando de aparelho, em média, a cada dois anos. Hoje temos espalhadas pelo mundo 3 bilhões de pessoas que possuem linha móvel (metade da população mundial), e isso tudo resulta em um grande lixão  anual de 100 milhões de aparelhos.

Preocupada com isso a Finlandesa Nokia, maior fabricante de celulares do mundo, desenvolve seus aparelhos com possibilidade de reciclagem de até 80% do material, e segundo dados do Greenpeace, a Nokia é responsável por 2% da coleta de celulares descartados de todas marcas.

A Nokia utiliza as mais de 4 000 lojas em todos os 85 países em que atua para efetuar a coleta dos aparelhos descartados (a Nokia não faz restrição de marca para receber aparelhos usados, ao contrário de suas concorrentes.). Para estimular a devolução de aparelhos usados, a Nokia oferece uma série de incentivos, desde créditos para ligações, em parceria com operadoras, até o plantio de árvores por produto retornado. Já foram plantadas 100.000 mudas de árvores nativas na Indonésia. Neste ano, a companhia dará desconto na compra de um aparelho novo na Europa e na Ásia. – É uma pena que esse tipo de campanha não chegou aqui no Brasil ainda.

Na minha opinião é necessário que todos os fabricantes não só invistam nesse tipo de programa de reciclagem, mas também em mídia, para que a populção crie uma consicência de não jogar esse tipo de equipamento em lixo comum.

Sobre o autor

Geek viciado em tecnologia móvel, Prof. Maury realmente merece o título de Professor, bastam alguns minutos de conversa e vocês concordarão! Formado em Ciências Sociais, já pensou em ser diplomata, mas foi falando besteiras nos podcasts da Rede Geek que atingiu seu ápice de filosofia. Com sacadas rápidas e frases de duplo sentido, ele ainda consegue falar sério e mostrar toda sua bagagem intelectual.

  • Existe outro investimento que deve ser feito alem das campanhas, o das técnologias verdes em si.

    Existem embresas que até mesmo conseguiram reduzir custos com a técnologia verde 😀

  • Tio xLsD

    Esse é um caminho sem volta!
    Um grande exemplo é o que a Apple está fazendo.

  • Sideroide

    Seria muito interessante se isso rolasse no Brasil… Na verdade já vi algumas campanhas de incentivo, mas elas valem para apenas um dia no ano e olhe lá…o Tal do dia mundial de alguma coisa.
    Bem, a matéria ficou bem legal Mau…está de parabéns!!!

    Abs