Tutoriais: HTML #2 – HTML, Head e Body

Tutoriais: HTML #2 – HTML, Head e Body

HTML Tutorial - HTML, Head & Body

Este post faz parte do Tutorial weRgeeks de HTML.

Html Tags

Bom, para esta explicação, vou fugir um pouco do assunto e entrar, de leve, … em XML (mas bem de leve mesmo). Imagine que eu queira fazer um documento que descreva uma pessoa, sendo assim, utilizando o meu editor favorito, eu crio o seguinte arquivo:

<pessoa>
<social>
<nome>Darthjee</nome>
<sobrenome>Silva</sobrenome>
<idade>23.83</idade>

</social>
<fisico>
<altura>1.95m</altura>
<peso>110Kg</peso>
<cabelo>moreno</cabelo>

</fisico>

</pessoa>

Pelo arquivo, podemos perceber que a pessoa é descrita pelo conteudo do tag <pessoa></pessoa>, enquanto seus atributos sociais e fisicos tambem estão dentro de um grupo de tags.

Html Tag

No HTML temos o mesmo formato, ou seja, todos os dados serão “embrulhados” nos tags corretos. Todo o documento (arquivo) deve estar dentro dos tags de identificação <html></html>, e observem que, enquanto <html> é o tag de abertura do conteúdo HTML, </html> é o tag de fechamento de conteúdo.

Assim como na descrição da pessoa (que tem atributos físicos e pisicológicos), o HTML tem 2 “campos” (ou tags) básicos, <head> e <body> que marcam, respectivamente, o cabeçalho e o corpo da página.

Body Tag

Aquilo que você colocar no corpo (<body>) será renderizado pelo navegador em alguma coisa que usuário pode ver, ou seja, a página em si.

Head Tag

Aquilo que você colocar no cabeçalho (<head>) será utilizado pelo navegador para obter informações extras como o autor da página, o título e outras informações que eu explicarei mais para frente. As informações do cabeçalho, quando mal feitas, não deveriam aparecer no navegador, mas aparecem nos navegadores, mas não utilize o <head> como <body> já que não funcionará em todos os navegadores.

Bom, agora que eu já expliquei como funciona, é hora de testar, abra seu editor e coloque o código abaixo, com o conteúdo de sua preferencia no corpo, e salve como pagina.html … depois basta apenas abrir para visualizar sua primeira página

Você poderá notar que o texto que você digitar nem sempre é o que você obterá, para corrigir tal, precisaremos dos outros tags HTML.

Até a próxima

Sobre o autor