Dilemas de programador!

Dilemas de programador!

Hoje eu tomei uma decisão que me fará trabalhar um pouco mais do que eu tinha planejado. Esta decisão refere-se simplesmente à abandonar um projeto que eu estava desenvolvendo em Postgres SQL para voltar a trabalhar com MySQL.

Esta mudança em si nem é tão traumática, tendo em vista que MySQL é batutinha e eu já estou manjando um bocado. Mas a questão é que eu queria aprender a utilizar o Postgres que, dizem, é melhor.

Superei o fato assim como superei quando decidi aposentar minha programação em C para começar PHP, mas isso não muda o fato de que diversas vezes somos obrigados a abandonar linguagens e métodos que gostamos porque o mundo nos obriga, seja porque o nosso trabalho exige ou porque o servidor que utilizamos não tem os recursos nescessários atendendo apenas a maioria.

Pensando nisso, decidi compilar uma lista das linguagens / ferramentas / frameworks que prometem e mais utilizados. Isso com certeza ajudará você a escolher um caminho na hora de programar:

  • Python
  • PHP (até o Tato que é designer já se atreveu a editar)
  • Java (eu não gosto, mas as corporações amam)
  • Ruby
  • Ruby on Rails
  • C#
  • Javascript (sem ele não existiria Web 2.0)
  • JQuery (Framework de Javascript)
  • AJAX (técnica na verdade)
  • MySQL (banco de dados existente em 99% dos servidores)

Observe que Flash ActionScript está fora da lista porque ele é muito pesado para pouco ganho. Sabe como é né, coisa de designer!

Sobre o autor

  • FIRST!
    =D

    bom, com o postgreeSql tenho pouca experiencia, mas o pouco que tive ele é realmente BEEEEEM melhor que o MySql, fora o fato de ser constantemente atualizado.
    Também, é mehor aprender a utilizar logo o postgree e começar a migrar suas aplicações para ele, pois ninguem sabe o futuro incerto gerado pela aquisição da Sun pela ORACLE.
    (Sun = dona do mysql, ORACLE = dona do banco de dados ORACLE)

    Quando a linguagens de programação, desde que aprendi PHP não consigo utilizar outra linguagem em aplicações web. Não sei porque, mas gosto muito do PHP. Linguagens mais robustas e “seguras” (é o que dizem) como jsp são um sacrifício ENORME para instalar no servidor.

    Já para desktop eu gosto muito de C e C++. Porém, desde que assisti uma palestra sobre Python eu me apaixonei. Fiz alguns “Hello World!” e “All Your Bases are Belong to US!” em Python e fiquei babando pela simplicidade que é programar nessa linguagem.

    Por isso, lá na faculdade, sempre que eu vejo um calourinho desestimulado com o curso de bacharelado em ciencia da computação, que convenhamos é um curso 99,99% de teoria e 0,01% prática, eu recomendo que eles aprendam ou PHP ou Python, e tentem fazer joguinhos com eles.

    Querendo ou não, essa idéia de fazer joguinho, mesmo que seja “advinho o numero randomico que o computador gerou” estimula muita gente.

    O resto fica com preguiça de estudar e sai do curso =P

    E eu não sei o que fizeram comigo, mas para mim C# e Java são um lixo =P

    Vida longa e próspera!

  • é Frenetic,

    eu compartilho com você alguns gostos, como a pouca vontade de aprende Java e C#

    se for utilizar a programação em projetos próprios, da pra passar uma vida sem tocar nelas, mas para utilizar em um ambiente empresarial, somos obrigados a utiliza-las 🙁

    to com um livro de python esperando tempo para ler … por enquanto continuo com meu php e jquery para meu projeto (que juro que um dia sai tato) de gerenciamento de RPG http://www.favini.nablav.org/rpg/

    até a próxima 😀

    ps: vamos ver como vai ficar o mySQL …