Asus EeePC – Brincando de configurar

Asus EeePC – Brincando de configurar

Continuando a saga de configurar o EeePC, vejam aqui algumas das coisas que nós tentamos:

Primeiramente, tivemos que conectar o EeePC a internet e para isso utilizamos um roteador wireless, e configuramos a rede wireles do EeePC (Internet->Wireles Network), uma baba 😀


Agora, como eu sou fan do slackware, baixei o pacote do pkgtools e instalei ele simplesmente descompactando com o comando abaixo (o que não pode ser feito com todos os comandos) através de um terminal (CTRL+ALT+T para abrir).

[email protected]>sudo tar -xzf
>pkgtools-12.1.0-noarch-6.tgz -C /

Com o pkgtools instalado, agora temos 2 opções para instalar pacotes, pkgtools e apt. O próximo passo, é habilitar o full desktop mode, mas como eu não gosto de ficar usando o sudo, vamos usar um pequeno hack do sistema para mudar para root.

[email protected]>sudo su

Agora como adminstradores, podemos instalar ksmserver e kicker.

[email protected]>apt-get update
[email protected]>apt-get install
>ksmserver kicker

Bom, agora basta rebootar o sistema e pronto, esta instalado. Agora, para setar qual interface será bootada por padrão, bast is no settings->Personalization e escolher full ou easy :D. Para ir do easy para o full mode, basta ir no menu de reboot e selecionar, enquanto que o caminho oposto é feito no Launch->Easy Mode.


Agora, como minha namorada curte o enlightenment e o Eterm, decidimos instalar os programas e bibliotecas usando o comando abaixo.

Depois, fizemos o Full Desktop Mode lançar o enlightenment no lugar do KDE, e para isso, editamos o arquivo /usr/bin/startsimple.sh na linha 26, e trocamos startkde por e16, lançando asim o enlightenment. É lógico que deu merda, já que pelo enlightement, qualquer logoff ou halt reiniciava a máquina, tornando assim impossível desligar o laptop.

exec startkde
exec e16

Atualmente, o sistema esta rodando KDE (voltamos o arquivo startsimple.sh para o estado original) e esperando uma solução para o problema, talvez no próximo post a solução esteja presente. Até a próxima 😀

Para acompanhar a saga, clique no link abaixo:

wergeeks.net/?tag=eeepc

Via EeeUser.com

Sobre o autor

  • Achei toda essa parada de configurar o EeePC muito interessante… mas, não rola de instalar um Mac OS Leopard nele? rs….

    xD

    Aí sim seria legal!
    huahuahauhaua, pra mim!

    xD

  • Existem pessoas que instalam, mas isso eu deixo para os mac fans

  • rl34075

    tato, eu instalei o Leopard nele com o kernel modificado para rodar no processador celerom… mas fica impossivel trbalhar…. voltei para o xandros e xp

  • Bom, para quem quer saber, minha amiga esta rodando o XP sem maiores problemas.
    rl34075, quanto voce tem de RAM?
    Como você conseguiu o xandros para reinstalar? voce nao destruiu a partição de recuperação?
    Abraços 😀

  • Jose

    Eu comprei o meu eeepc, e tenho uma rede wireless em casa, mas já configurada em um desktop com windows e com 2 laptops windows nela.(D-link)
    Quando eu configurei ela, eu pus uma pendrive no desktop e fui de computador em computador configurando, mas quando eu tentei fazer isso com o eeepc não deu certo.
    O que eu faço?
    Outra coisa, eu queria por no meu computador um compilador de C(de preferencia pequeno), o que eu tenho que fazer(se tiver um IDE também serve).
    O mesmo vale para compilador de Haskell se possível.

  • E aí Darthjee? Como podemos ajudar Jose? Abs